Esta receita simples de bolinhos de peixe com batatas é rápida e fácil de fazer. Estes bolinhos podem ser servidos como aperitivo ou prato principal. Sirva com molho tártaro caseiro para realmente levar esta receita a um outro nível. E não se preocupe, pois também inclui a receita deste molho para você.
Esses bolinhos são uma ótima maneira de apreciar peixes, mesmo você não sendo fã deles, pois os outros ingredientes ajudam a camuflar o sabor. Eles podem ser feitos com o seu peixe favorito, eu gosto de usar um peixe branco suave como bacalhau, linguado ou congrio. Ao servir este prato, você irá surpreender até aqueles que não gostam de peixe.
COMO PREPARAR O BACALHAU SECO E SALGADO ANTES DE USÁ-LO PARA FAZER OS BOLINHOS?
Dessalgar o bacalhau é um processo necessário para tirar o excesso de sal e hidratar o bacalhau. Se por a caso você for usar o bacalhau salgado nesta receita, abaixo forneci duas maneiras de como prepará-lo!
Veja como tirar o sal do bacalhau do jeito certo para garantir um prato com bacalhau macio e saboroso:
- Comece lavando o bacalhau em água corrente, para eliminar o excesso de sal.
- Coloque o bacalhau em pedaços numa tigela e os cubra com água, mas deixe a pele virada para cima.
- Reserve o bacalhau na geladeira trocando a água de 3 a 4 vezes ao longo do dia, durante um ou dois dias.
O tempo médio para dessalgar o bacalhau depende da altura das postas ou lombos do bacalhau. Para dessalgar um bacalhau de postas normais basta um dia, para postas grossas são necessários dois dias. O bacalhau desfiado pode ser dessalgado em apenas 6 horas, com trocas regulares de água.
Se você não estiver com muito tempo para dessalgar o bacalhau, confira estes truques para dessalgar o bacalhau sem ter que deixá-lo de molho durante 1 ou 2 dias:
- Lave bem o bacalhau seco para retirar o excesso de sal.
- Coloque o bacalhau em postas ou lombos numa panela e os cubra com água.
- Espere o bacalhau ferver. Nesse momento desligue o fogo, deixe o bacalhau repousar por 1 minuto e escorra.
- Lave o bacalhau novamente em água corrente fria e volte a ferver.
- Escorra o bacalhau, prove o ponto de sal e, se necessário, repita a fervura para eliminar o restante de sal.
COMO FAZER OS BOLINHOS DE PEIXE?
- Cozinhe o peixe e as batatas.
- Coloque todos os ingredientes, exceto a farinha e o ovo, em uma tigela grande e amasse até misturar bem.
- Forme a mistura em bolinhos, amasse-os levemente e os enrole na farinha, ovo e farinha de rosca.
- Leve à geladeira os bolinhos por pelo menos 30 minutos ou até que estejam firmes.
- Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os bolinhos de cada lado por 3-4 minutos ou até dourar levemente, mas tome cuidado para não superlotar a frigideira.
- Sirva imediatamente com o meu MELHOR Molho Tártaro Caseiro!
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
DICAS PARA FAZER OS BOLINHOS DE PEIXE COM BATATAS:
- Esta receita de bolinhos de peixe é muito simples de fazer e também é versátil, pois você pode usar qualquer tipo de peixe branco ou até mesmo o salmão! Você também pode adicionar um pouco de milho verde ou outros vegetais à sua mistura, se desejar.
- Eu gosto de uma textura ‘mais volumosa’ do peixe e das batatas; no entanto, você pode optar por usar um processador de alimentos para misturar peixe e batatas, se desejar uma textura mais suave.
- É importante esfriar os bolinhos de peixe na geladeira antes de fritá-los, pois isso os ajuda a manter a forma.
- Esta receita rende aproximadamente 16 bolinhos de peixe, no entanto, você pode fazer mais ou menos se preferir que sejam maiores ou menores.
COMO SERVIR OS BOLINHOS DE PEIXE?
Esta receita fácil de bolinhos de peixe é uma excelente refeição ou aperitivo para você aproveitar em qualquer hora do dia. Gosto de servir eles com Molho Tártaro Caseiro e algumas folhas de salada simples (agrião, rúcula, alface) ou com legumes assados, mas eles também são gostosos quando servidos com Arroz de Couve-Flor, Arroz de Brócolis ou legumes no vapor.
OS BOLINHOS DE PEIXE FRITO PODEM SER REAQUECIDOS?
Sim. Eles ficam mais crocantes quando saem da frigideira, mas se você tiver sobras de bolinhos de peixe cozidos, pode aquecê-los no forno. Eles também podem ser aquecidos no micro-ondas, mas dessa maneira eles ficarão um pouco encharcados.
POSSO CONGELAR OS BOLINHOS DE PEIXE?
Sim, eles são perfeitos para congelar! Monte completamente os bolinhos de peixe, coloque-os em uma única camada em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele-os. Depois de congelado, você pode colocá-los em um saco plástico com papel manteiga entre cada camada. Para fritar, simplesmente descongele e frite como as instruções citadas na receita. Você terá um jantar fácil e rápido! Estes bolinhos de peixe podem ficar congelados por até 3 meses.
SUBSTITUIÇÕES DA RECEITA:
Se você precisar atender a uma necessidade alimentar específica, a seguir estão algumas opções:
- Torne-o livre de laticínios substituindo o leite para cozinhar o peixe por leite sem lactose, leite vegetal ou água.
- Se você tem intolerância aos ovos, use água para molhar os bolinhos ao invés do ovo e use uma maionese vegana para fazer o molho tártaro.
- Se você segue uma dieta sem glúten, use farinhas sem glúten. Para moldar os bolinhos a minha sugestão é usar a farinha de mandioca ou farinha de milho orgânica. Para empanar os bolinhos você pode usar farinha de rosca sem glúten comprada no mercado ou use uma mistura de amaranto em flocos, farinha de linhaça e gergelim claro ou castanhas trituradas.
Bolinhos de Peixe com Batatas
Ingredientes
MOLHO TÁRTARO:
- 100g (½ xícara) maionese*, de boa qualidade
- 15g (1 colher de sopa) de alcaparras, picadas (escorrer e enxaguar se estiverem muito salgadas)
- 20g (2 unidades) picles, muito bem picados
- 7g (1 colher de chá) de creme de raiz forte, (opcional)
- 7g (1 colher de chá) de mostarda Dijon
- 30g (3 colheres de sopa ) de cebola, muito bem picada
- 1g (1 colher de chá de) salsinha, picada
BOLINHOS DE PEIXE:
- 450 g filé de peixe, linguado, congrio, bacalhau, salmão ou outro peixe
- 2 folhas de louro
- 150ml (⅔ xícara) de leite*
- 150ml (⅔ xícara) de água
- 350 g de batatas
- Pitada de sal, (ou a gosto para cozinhar as batatas)
- 30g (1 colher de sopa) de molho tártaro, ou alcaparras picadas, senão tiver o molho
- 1g (½ colher de chá) de raspas de limão, ralado
- 4g (1 colher de sopa) de salsinha, picada
- 4g (1 colher de sopa de) cebolinha, picada
- Sal, a gosto
- Pimenta do reino, a gosto
PARA EMPANAR:
- 1 ovo
- 35g (4 colheres de sopa (ou mais)) de farinha*, para moldar (Nota 3)
- 80g (⅔ xícara) de farinha de rosca*, para revestir (Nota 3)
- 3-4 colheres de sopa de azeite tipo único ou óleo vegetal, para fritar
- Fatias de limão e salada para servir
Instruções
MOLHO TÁRTARO:
- Numa tigela pequena adicione todos ingredientes do molho, misture e deixe de lado.100g (½ xícara) maionese*, 15g (1 colher de sopa) de alcaparras, 20g (2 unidades) picles, 7g (1 colher de chá) de creme de raiz forte, 7g (1 colher de chá) de mostarda Dijon, 30g (3 colheres de sopa ) de cebola, 1g (1 colher de chá de) salsinha
BOLINHOS DE PEIXE:
- Coloque filés de peixe e folhas de louro em uma panela. Despeje leite e água.450 g filé de peixe, 2 folhas de louro, 150ml (⅔ xícara) de leite*, 150ml (⅔ xícara) de água
- Cubra, leve até a fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar coberto, por 10 minutos para terminar de cozinhar o peixe.
- Enquanto isso, descasque e pique as batatas em pedaços de tamanho uniforme. Coloque-as em uma panela e cubra com água fervente. Adicione uma pitada de sal. Deixe ferver por 10 minutos ou até ficar macias, mas não deixe quebrar.350 g de batatas, Pitada de sal
- Retire o peixe do leite com uma escumadeira e coloque em um prato para esfriar. Escorra as batatas em uma peneira e deixe descansar por um minuto ou dois.
- Coloque as batatas de volta na panela quente no fogo mais baixo possível e deixe secar por 1 minuto, esmagando-as com um garfo e mexendo para que não grudem. Você deve ter um purê leve, seco e macio. Retire o purê do fogo.
- Numa tigela grande adicione o purê, molho tártaro ou alcaparras, raspas de limão, salsinha e cebolinha. Tempere bem com sal e pimenta do reino e misture bem. O purê deve ter um bom sabor, então prove e ajuste para se adequar.30g (1 colher de sopa) de molho tártaro, 1g (½ colher de chá) de raspas de limão, 4g (1 colher de sopa) de salsinha, 4g (1 colher de sopa de) cebolinha, Sal, Pimenta do reino
- Escorra o excesso do líquido do peixe, tempere com um pouco de pimenta do reino por cima e adicione pedaços grandes de peixe na tigela com purê.Pimenta do reino
- Com as mãos, levante delicadamente o peixe e o purê para que eles apenas misturem. Você precisará apenas de algumas voltas, ou o peixe se romperá demais. Deixe do lado até esfriar.
- Bata o ovo em um prato fundo. Polvilhe a farinha em um prato raso. Espalhe farinha de rosca em uma assadeira ou em um outro prato.1 ovo, 35g (4 colheres de sopa (ou mais)) de farinha*, 80g (⅔ xícara) de farinha de rosca*
- Forme a massa em 16 bolinhos ou discos com cerca de 2.5 cm de espessura.
- Revestir os bolinhos em farinha. Retire o excesso da farinha cuidadosamente, formando os bolinhos.
- Coloque cada bolinho, um por um, no ovo e pincele por cima e nas laterais para que fique completamente revestido.
- Depois revista os bolinhos na farina de rosca. Transfira para um prato, cubra e leve à geladeira por 30 minutos (ou por até um dia em antecedência).
- Aqueça 3-4 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal em uma frigideira grande. (Para testar quando estiver pronto, coloque um pedaço da farinha de rosca seca – se chiar e rapidamente ficar marrom dourado, está pronto para o uso).3-4 colheres de sopa de azeite tipo único ou óleo vegetal
- Frite os bolinhos de peixe em fogo médio por cerca de 5 minutos de cada lado ou até ficarem dourados e crocantes.
- Sirva com o molho tártaro, fatias de limão para espremer (esprema o limão a gosto) e com uma salada verde.
Notas
- Torne-o livre de laticínios substituindo leite para cozinhar o peixe por leite sem lactose, leite vegetal ou água.
- Se você tem intolerância aos ovos, use água para molhar os bolinhos ao invés do ovo e use uma maionese vegana para fazer o molho tártaro.
- Se você segue uma dieta sem glúten, use farinhas sem glúten. Para moldar os bolinhos a minha sugestão é usar a farinha de mandioca ou farinha de milho orgânica. Para empanar os bolinhos você pode usar farinha de rosca sem glúten comprada no mercado ou use uma mistura de amaranto em flocos, farinha de linhaça e gergelim claro ou castanhas trituradas.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
4 comentários
Fiz ontem e ficou uma delícia, obrigada por compartilhar.
Amei a receita, já se tornou uma das minhas favoritas🥰
Deliciosos!
Bolinhos cheios de sabor, só abri uma garrafa de vinho branco para completar 😉