Este post vai te ensinar o passo a passo de como fazer um fermento natural (levain) caseiro. Você só precisa de farinha, água e um pouco de paciência. Antes que você perceba, terá o seu próprio fermento natural ativo e espumante, pronto para fazer o Melhor Panetone, Pão, Focaccia e Pizza de fermentação natural!
Quer assar um pão de fermentação natural incrível? Primeiro: você precisará de um fermento (levain) . Sem ele, seu pão não crescerá. O levain é o coração e a alma da panificação com fermentação natural. Criá-lo do zero não é difícil. No entanto, o processo pode parecer intimidante (especialmente para iniciantes). No entanto, vamos mudar isso.
O QUE É UM FERMENTO NATURAL (LEVAIN)
O fermento natural, também conhecido como levain, lievito naturale, pasta madre, massa lêveda ou azeda ou sourdough starter, é uma cultura viva de micro-organismos, incluindo bactérias láticas e leveduras selvagens, que é utilizada como agente de fermentação em processos de panificação. Em contraste com o fermento comercial instantâneo, o fermento natural é criado e mantido a partir de ingredientes naturais, como farinha e água, e desenvolve-se com a ajuda de micro-organismos presentes no ambiente.
A criação do fermento natural envolve misturar farinha e água e permitir que a mistura repouse em condições controladas de temperatura e umidade por vários dias. Durante esse período, as bactérias láticas e as leveduras selvagens presentes na farinha, no ar e no ambiente circundante colonizam a mistura, criando uma cultura viva que é usada como base para a fermentação em receitas de pão.
Parece um pouco estranho, certo? Claro que sim. E deve parecer. Saiba disso: o fermento “selvagem” natural está ao nosso redor. Ele pode ser encontrado em um saco de farinha, no ar, nas mãos, etc. Só porque você não consegue vê-lo, não significa que ele não esteja lá e fazendo o seu trabalho. É como mágica.
O fermento natural é usado em uma variedade de receitas de pão, incluindo panetone, baguetes, pães rústicos, focaccias e muito mais. Seu processo de criação e manutenção requer paciência e prática, pois leva vários dias para desenvolver um levain ativo. No entanto, muitos padeiros caseiros e padeiros profissionais apreciam a arte e a ciência por trás do fermento natural e o consideram essencial para criar pães de alta qualidade com sabor e textura excepcionais.
QUANTO TEMPO VAI DEMORAR PARA FAZER UM FERMENTO NATURAL
Para criar um fermento natural do zero, o processo geral deve levar cerca de 7 dias (ou mais) do início ao fim – não é instantâneo. Primeiro, você criará o starter com farinha de trigo integral para iniciar a fermentação. Em seguida, você continuará a alimentá-lo com farinha comum para cultivar leveduras selvagens e bactérias amigáveis.
QUANDO ESTARÁ PRONTO PARA USO?
Seu fermento natural estará pronto quando dobrar de tamanho, com muitas bolhas na superfície.
Nota: Não é incomum que demore duas semanas ou mais para que o starter fique ativo. Tudo depende. Eu sei que esse prazo parece um pouco vago, mas cultivar fermento em uma jarra (isso é basicamente o que você está fazendo) às vezes pode ser imprevisível. Por favor, seja paciente se o processo demorar para você – é normal.
INGREDIENTES PARA O FERMENTO NATURAL (LEVAIN)
Para começar a criar o fermento natural, você precisará de:
- Frasco de 3/4 L
- 60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo normal ou integral
- 60 g (1/4 xícara) de água
E para alimentar o fermento todos os dias (Dia 3-7):
- 60 g (1/2 xícara) de farinha
- 60 g (1/4 xícara) de água
Dica: Use farinha normal e não branqueada para obter melhores resultados – pule a orgânica. As enzimas são diferentes, o que pode dificultar o processo de crescimento na primeira vez. Eu usei a farinha de trigo da marca Dona Benta. Use água mineral ou filtrada. Você pode usar água da torneira, se você tiver certeza de que é praticamente livre de produtos químicos/cloro.
COMO FAZER O FERMENTO NATURAL PASSO A PASSO
Dia 1: Faça o levain
Misture 60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo e 60 g (1/4 xícara) de água morna em um frasco ou jarra grande.
Misture com um garfo até ficar homogêneo; a consistência será espessa e pastosa. Se você mediu por volume (xícaras), adicione mais água para afinar a textura, se necessário. Cubra com filme plástico ou tampa e deixe descansar em local quente, cerca de 24-27ºC por 24 horas.
Dica: Procurando um local quente? Coloque o levain em uma assadeira dentro do forno (desligado) com a luz acesa por algumas horas (mas não durante a noite – pode ficar muito quente).
Dia 2: Tem bolhas?
Hoje você vai verificar se surgiram pequenas bolhas na superfície.
Bolhas indicam fermentação, que é o que você deseja! No entanto, está tudo bem se você não vir nada imediatamente; as bolhas podem ter aparecido e se dissolvido durante a noite enquanto você dormia. Isso acontece com bastante frequência.
Você não precisa fazer mais nada agora. Não precisa de farinha nem água. Basta deixar o starter em seu local quente por mais 24 horas.
Dia 2: (continuação): O que é esse líquido marrom?
Durante o processo de criação, e mesmo após o fermento ter sido estabelecido, um líquido escuro pode aparecer no fermento (a imagem acima mostra o líquido no meio do fermento – geralmente é encontrado na superfície).
Esse líquido é chamado de “hooch” e é uma indicação de que seu fermento precisa ser alimentado. Também tem um cheiro muito fedorento, semelhante ao de álcool isopropílico ou meias de ginástica fedorentas. Isso é normal. Não se preocupe. Sempre que você vir esse líquido, é melhor despejá-lo, junto com qualquer fermento descolorido presente. No entanto, no dia 2, deixe este líquido em paz; você pode se livrar dele amanhã, quando começar a alimentar o fermento.
Dia 3: Alimente o seu Fermento Natural
Quer as bolhas sejam visíveis ou não, é hora de iniciar o processo de alimentação.
Remova e descarte aproximadamente metade do fermento do frasco (deve sobrar cerca de 60g). Use uma colher. A textura será muito elástica. Adicione 60g (1/2 xícara) de farinha e 60g (1/4 xícara) de água morna. Misture com um garfo até ficar homogêneo.
A textura deve se assemelhar a uma massa grossa de panqueca ou iogurte natural (não grego) neste ponto, então adicione mais água conforme necessário. Cubra e deixe descansar em local quente por mais 24 horas.
DIAS 4, 5 e 6: Continue alimentando o fermento!
Repita o mesmo processo de alimentação descrito no Dia 3:
Retire e descarte metade do fermento e alimente-o com 60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo e 60 g (1/4 xícara) de água morna. À medida que o fermento começa a se desenvolver, o fermento crescerá e bolhas se formarão na superfície e em toda a cultura.
Quando o fermento cair, é hora de alimentá-lo novamente.
Dica: Coloque um elástico ou um pedaço de fita adesiva ao redor do frasco para medir o crescimento do fermento à medida que ele sobe.
Dia 7: Seu Fermento Nasceu!
A esta altura, seu fermento já deve ter dobrado de tamanho.
Você deverá ver muitas bolhas, grandes e pequenas. A textura agora será esponjosa, fofa e semelhante a marshmallows torrados (pense: marshmallows). Também deve ter um cheiro agradável e não como meias de ginástica fedorentas. Se essas condições forem atendidas, seu starter estará ativo.
A última etapa é transferir o fermento para um frasco bonito e limpo. Seguindo a tradição, você também pode nomeá-lo (e faça-o, por favor!).
Agora você tem o fermento natural pronto para assar o seu pão, pizza ou focaccia!
ALGUMAS DICAS PARA CUIDADOS CONTÍNUOS…
Então você criou um fermento natural! E agora?
Assim como qualquer criatura viva, ele deve ser mantido vivo com alimentação regular para manter a sua força. Se seu fermento natural (levain) não for forte, seu pão não crescerá. Cuidar do seu fermento é muito mais fácil do que você imagina e certamente não levará horas do seu tempo.
Nota: Você precisará alimentar o seu fermento natural todas as vezes antes de fazer qualquer receita.
COMO ALIMENTAR O FERMENTO NATURAL
Rotina de alimentação:
- Comece removendo e descartando cerca de metade do fermento.
- Reabasteça o que sobrou na jarra com farinha de trigo fresca e água.
- Cubra frouxamente e deixe crescer em temperatura ambiente até borbulhar e dobrar de tamanho. Assim que cair, as bolhas ficarão espumosas e eventualmente desaparecerão. Então você saberá que é hora de alimentar seu starter novamente.
- Alimente seu starter todos os dias se estiver armazenado em temperatura ambiente. Se você for guardar o fermento na geladeira, alimente-o uma vez por semana.
Nota: Se você perder uma alimentação, não se preocupe – seu fermento não vai morrer. Pode parecer feio (e cheirar horrivelmente), mas geralmente só precisa alimentá-lo algumas vezes para se recuperar.
QUANDO O SEU FERMENTO NATURAL ESTÁ PRONTO PARA USO
Seu starter estará pronto quando mostrar todos os seguintes sinais:
- A massa cresceu para cerca do dobro de tamanho
- Bolhas pequenas e grandes na superfície e em toda a cultura
- Textura esponjosa ou fofa
- Aroma agradável (não lembra acetona/meias de ginástica/álcool isopropílico)
- Se tiver dificuldade em detectar os sinais, não se esqueça de colocar um elástico em volta da base do frasco para medir o crescimento do starter.
Dica: Você também pode tentar o teste de flutuação: coloque uma pequena quantidade de starter em um copo de água. Se flutuar até o topo, está pronto para uso.
COMO ARMAZENAR O SEU FERMENTO NATURAL
Depois que o seu fermento Natural estiver estabelecido, você terá duas opções de armazenamento a considerar.
À temperatura ambiente: Se você assa com frequência – digamos, algumas vezes por semana – guarde o fermento em temperatura ambiente. Isso acelerará a fermentação, tornando o starter borbulhante, ativo e pronto para uso mais rápido. O fermento à temperatura ambiente deve ser alimentado uma a duas vezes ao dia, dependendo da rapidez com que sobe e desce.
Na geladeira: Se você não assa com frequência, guarde o fermento na geladeira coberto com uma tampa. Você só precisará alimentá-lo uma vez por semana ou mais para manter sua força quando não estiver em uso (você pode simplesmente alimentá-lo frio e colocá-lo de volta na geladeira logo em seguida). Quando você quiser fazer o pão ou assar outra coisa, alimente o fermento em temperatura ambiente conforme necessário, para acordá-lo novamente.
Fermento Natural (Levain)
Equipamento
- Jarra 3/4 L
Ingredientes
- ½-1 kg de farinha, eu usei Dona Benta
- 60 g farinha de trigo integral, (opcional)
- Água, de preferência quente, em torno de 30ºC
Instruções
- Dia 1: Combine 60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo branca ou integral e 60 g (1/4 xícara) de água morna em uma jarra grande. Misture com um garfo até ficar homogêneo; a consistência será espessa e pastosa. Se medir por volume, adicione mais água para afinar um pouco a textura, se necessário. Cubra com filme plástico ou tampa e deixe descansar em um local quente, cerca de 24-27°C, por 24 horas. (A temperatura é importante.)
- Dia 2: Verifique se alguma bolha apareceu na superfície. Se você não vê nada, está tudo bem. As bolhas podem ter aparecido e se dissolvido durante a noite enquanto você dormia. Você não precisa fazer mais nada agora. Descanse o fermento por mais 24 horas.
- Dia 3: Remova e descarte aproximadamente metade do fermento do frasco (você deve ter 60 g restantes). A textura será muito elástica. Adicione 60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo e 60 g (1/4 xícara) de água morna na jarra. Misture com um garfo até ficar homogêneo. A textura deve se assemelhar a uma massa grossa de panqueca ou iogurte natural neste momento. Cubra e deixe descansar em local aquecido por mais 24 horas.
- Dias 4, 5 e 6: Continue alimentando o seu fermento: retire e descarte cerca da metade e adicione 60 g de farinha + 60 g de água morna todos os dias.À medida que o fermento começa a se desenvolver, ele crescerá e bolhas se formarão na superfície e em toda a cultura. Quando o fermento cair, é hora de alimentá-lo novamente. DICA: Coloque um elástico ou um pedaço de fita adesiva ao redor do frasco para medir o crescimento do fermento à medida que ele sobe.
- Dia 7: A essa altura, seu fermento já deve ter dobrado de tamanho. Você deverá ver muitas bolhas, grandes e pequenas. A textura será esponjosa, fofa e semelhante a marshmallows torrados. Deve cheirar bem e não cheirar mal. Se estas condições forem atendidas, seu fermento estará ativo e pronto para uso!Tenha em mente que, se o seu starter não estiver pronto neste momento, o que é bastante comum devido a problemas de temperatura (muito frio), tempo e outros fatores, continue a alimentá-lo por 1-2 semanas ou mais. Seja paciente!
- A última etapa é transferir o starter para um frasco bonito e limpo. Armazene na geladeira ou em temperatura ambiente. Veja a dica sobre armazenamento no blog!
Notas
- Dia 1: 60 g de farinha + 60 g de água = 120 g de fermento
- Dia 2: Não faça nada
- Dia 3: Retire e descarte metade do fermento/60 g de fermento + 60 g de farinha + 60 g de água = 180 g de fermento
- Dia 4: Retire e descarte metade do fermento/90 g de fermento + 60 g de farinha + 60 g de água = 210 g de fermento
- Dia 5: Retire e descarte metade do fermento/105 g de fermento + 60 g de farinha + 60 g de água = 225 g de fermento
- Dia 6: Retire e descarte metade do fermento/112,2 g de fermento + 60 g de farinha + 60 g de água = 232,5 g de fermento
- Dia 7: Retire e descarte metade do fermento/116,25 g de fermento + 60 g de farinha + 60 g de água = 236,27 g de fermento
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
5 comentários
Nunca tentei fazer um fermento Natural, mais esse vou fazer sim.
Tô seguindo passo a passo 1 dia já deu certo só tô em dúvida a respeito da quantidade pra usar em 1kg de farinha
Serão 1 kg no total, pois você precisará de 60g a cada vez que alimentar o levain, e pode levar entre uma e duas semanas para o levain ficar pronto.
Ola boa noite fiz todo procedimento pra formar o levain e deu certo no 7 dia cresceu, tô na dúvida sobre a quantidade que devo usar pra continuar ativando ele. poderia tbm me dizer quantas gramas eu uso em 1 kg de farinha pra fazer minha receitas !!! Resumindo quantas gramas eu uso para mantê-lo ativo sempre quando eu for usar desde agradeço pelos seu POST e site que me ajudou bastante já compartilhei e recomende suas receitas são otimas!!
Obrigada pela receita, cresceu bem rápido, acho que porque na cidade que moro é muito quente🥵. Já fiz um pão e ficou uma delícia! Melhor receita de fermento caseiro 👏🏻