O estrogonofe de carne é uma excelente e deliciosa refeição. É um prato que pode ser servido no meio da semana e também no final de semana! Tiras de carne são seladas e depois cozidas em um molho cremoso com cogumelos.
Tradicionalmente, o estrogonofe de carne é servido com arroz ou macarrão e é uma refeição muito saborosa e fácil de preparar.
A minha receita de estrogonofe de carne é uma refeição simples e leve, que apresenta todos os ingredientes clássicos. No entanto, eu fiz algumas modificações para torná-lo mais saudável e natural… o paraíso da comida caseira!
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE ESTROGONOFE DE CARNE
Como usamos poucos ingredientes, vale a pena usar os melhores disponíveis. Veja abaixo algumas minhas sugestões sobre carne, cogumelos, molho de tomate e creme para esse estrogonofe de carne ficar excelente!
QUAL É O MELHOR CORTE DE CARNE PARA FAZER O ESTROGONOFE DE CARNE?
Eu gosto de usar coxão mole ou alcatra nesta receita, pois esses cortes ficam macios enquanto cozinham rápido e são relativamente magros. Mas você também pode utilizar patinho ou filé mignon.
A melhor maneira de obter tiras de bife uniformes e finas é congelar parcialmente o bife, antes de cortá-lo. Use uma faca bem afiada para cortar em tiras e remover toda a gordura visível.
Evite usar cortes mais baratos para esta receita de estrogonofe de carne, pois eles são mais adequados para cozimentos longos e lentos em caçarolas.
Para usar uma outra fonte de proteína animal, você pode usar camarões, carne de porco magra como lombo ou frango, que é um pouco mais barato e muito magro!
Para uma versão vegana, utilize cogumelos, grão de bico, feijão branco cozido, palmito ou até mesmo um tofu marinado, pois também fica uma delícia.
QUAIS COGUMELOS DEVO USAR
Para esta receita de estrogonofe de carne, eu usei cogumelos paris, também conhecido como cogumelo champignon. No entanto, você pode usar cogumelos Portobello ou misturar um pouco as coisas e adicionar alguns cogumelos shiitake (com o talo removido). Não fatie os cogumelos muito finos – se forem pequenos, corte-os ao meio ou em três partes.
MOLHO DE TOMATE
Eu usei a minha receita de Molho Marinara Caseiro, mas você pode usar qualquer outro molho de tomate que você tenha a sua disposição ou extrato de tomate. No entanto, se você for comprar o molho de tomate, leia sempre o rótulo, pois deve ter somente tomates e no máximo alguns temperos, não pode estar cheio de componentes químicos e conservantes. E se possível busque sempre por tomates orgânicos.
Se você não quiser usar o molho para esta receita de estrogonofe de carne, você pode aumentar um pouco da quantidade de tomates e acrescentar um pouco de água, só para ajudar a se transformar em um molho.
CREME
O estrogonofe de carne tradicional é feito com creme de leite, mas nesta receita eu usei o Creme de Castanhas de Caju que é sem lácteos e muito mais saudável!
COMO FAZER O ESTROGONOFE DE CARNE – SIMPLES E SAUDÁVEL
O principal segredo para se fazer um bom estrogonofe de carne, é a forma de como você inicia a receita! Muitas pessoas começam fritando a cebola e o alho, acrescentam o molho de tomate e depois acrescentam a carne! Portanto, nesta receita iremos fazer o inverso! Primeiro, vamos selar a carne e depois adicionaremos os ingredientes restantes.
Comece cortando a carne em tiras, que é o corte clássico do estrogonofe de carne, mas você pode também pode cortar em formato de cubos. Tempere com sal e pimenta do reino.
Aqueça a frigideira ou panela com um pouco de azeite de oliva, assim que a frigideira estiver bem quente, comece colocando a carne, mas não toda de uma vez, porque senão a carne vai começar a cozinhar e não selar.
Quando toda a carne estiver selada, reserve em uma tigela. Na mesma frigideira, comece a refogar a cebola e o alho, acrescente páprica defumada e shoyu.
Quando a cebola e alho começarem a ficar translúcidos, adicione os tomates picados em cubinhos pequenos e sem a semente, deixe dar uma aquecida. Em seguida, adicione a mostarda dijon e o molho de tomate.
Acrescente a biomassa de banana verde, e deixe cozinhar por aproximadamente 10-15 minutos até o tomate se desmanchar, a biomassa se incorpora muito bem, ficando cremosa ao ponto de molho.
No entanto, não se esqueça de dar uma mexidinha de vez em quando, dentro desses 10-15 minutinhos, para que o molho não grude no fundo da frigideira. Se houver necessidade, você pode adicionar um pouquinho de água ou até um caldo de legumes para deixar esse molho um pouco mais solto, mais isso depende da sua preferência.
Em seguida, acrescente a carne selada com todos os sucos que acumularam no fundo da tigela, misture bem até incorporar ao molho. Adicione os cogumelos e misture bem. Por último, acrescente o creme de castanhas, deixe cozinhar por mais uns 2 minutos, ajuste o sal, desligue o fogo e finalize com ervas frescas de sua preferência. Eu usei cebolinha e salsinha no meu estrogonofe de carne, mas você pode utilizar coentro, tomilho ou manjericão.
DICAS DA RECEITA DE ESTROGONOFE DE CARNE
Esta é uma receita fácil e simples, que é difícil de errar, mas aqui estão algumas dicas:
- Antes de selar a carne, leve-a à temperatura ambiente — se ela estiver gelada na hora de ir para a panela, vai cozinhar em vez de dourar.
- É importante fritar a carne em FOGO ALTO e não encher a frigideira, pois assim criará os sabores maravilhosos dos quais nunca nos cansamos.
- Use tomates maduros. Portanto, quanto mais maduro for o seu tomate, mais rápido ele se transformará em um molho. Além disso, o molho ficará com uma cor mais avermelhada.
- A biomassa de banana verde é um ingrediente super natural e rico em probióticos que são importantíssimos para manter o intestino em dia. Nesta receita de estrogonofe de carne, a biomassa de banana verde faz a função de engrossar o molho de forma natural e adiciona cremosidade.
- Para adicionar mais coloração e nutrientes à esta receita, você pode utilizar outros tipos de vegetais como uma beterraba ou cenoura ralada. Portanto, se você for adicionar esses vegetais, os adicione junto com os tomates.
O QUE SERVIR COM ESTROGONOFE DE CARNE
Esta receita de estrogonofe de carne fica deliciosa servida com arroz, arroz de couve-flor ou purê de batata. Você também pode servir com macarrão. Certifique-se de adicionar muitos outros vegetais para completar a sua refeição, como brócolis cozido no vapor, espinafre refogado ou vagem.
POSSO CONGELAR O ESTROGONOFE DE CARNE
Na minha casa nunca sobra o suficiente para congelar, mas você PODE congelar esta receita. Deixe esfriar completamente e coloque em recipientes seguros para freezer. O estrogonofe de carne pode ser congelado por até 3 meses.
Para descongelar uma porção de estrogonofe direto do congelador, coloque no micro-ondas por cerca de 3 minutos ou na frigideira em fogo baixo, com tampa, por cerca de 12 minutos.
Ninguém resiste a um estrogonofe de carne bem feitinho, com a carne macia, o molho cremoso e os cogumelos tenros. Para chegar a esse resultado dos sonhos, é só seguir a minha receita, passo a passo.
Estrogonofe de Carne – Simples e Saudável
Ingredientes
- 500 g de coxão mole, em tiras
- 15 ml (1 colher de sopa) de azeite de oliva, dividido
- 120g (1 unidade média) de cebola
- 10 g (2 dentes) de alho
- 5 g (1 colher de chá) de páprica defumada
- 15 g (1 colher de sopa) de shoyo orgânico
- 500 g (4 unidades) de tomate picados, sem sementes
- 20 g (1 colher de sopa) de mostarda Dijon
- 120 g (1⁄2 xícara) de molho de tomate
- 70 g (⅓ xícara) de biomassa de banana verde
- 110 g (1½ xícara) de cogumelos, (cerca 8 medios)
- 120 g (½ xícara) de creme de castanha de caju
- Ervas frescas – a gosto, (salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho)
- Sal marinho – a gosto
- Pimenta do reino – a gosto
INGREDIENTES PARA CREME DE CASTANHA DE CAJU:
- 70 g (½ xícara) de castanhas de caju crua, natural e sem sal, *de molho por 6 horas
- 60 ml (¼ xícara) de água filtrada
Instruções
- Corte a carne em tiras ou cubos médias(os). Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Em seguida, transfira para uma frigideira bem aquecida e regada com azeite de oliva para selar a carne. Retire da frigideira após a selagem e reserve em uma tigela.
- Nessa mesma frigideira, refogue a cebola e o alho com mais um pouco de azeite de oliva. Adicione o shoyo e a páprica defumada.
- Quando os temperos começarem a ficar translúcidos, adicione os tomates picados, deixe dar uma aquecida e em seguida acrescente a mostarda dijon e o molho de tomate.
- Acrescente a biomassa de banana verde e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos até o tomate se desmanchar, a biomassa se incorpora muito bem, ficando mais cremosa ao ponto de molho.
- Acrescente a carne selada, mexendo até incorporar bem ao molho. Adicione os cogumelos, misture bem.
- Por último acrescente o creme de castanhas, deixe cozinhar por mais uns 2 minutos, ajuste o sal, e finalize com ervas frescas.
CREME DE CASTANHA DE CAJU:
- Deixe as castanhas de molho por aproximadamente 6 horas. Descarte a água e lave bem as castanhas.
- Liquidifique as castanhas com água filtrada até virar um creme bem liso.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
2 comentários
Adoro
😍