Esta é com certeza a melhor maneira de consumir abobrinhas, servindo a minha deliciosa receita de panqueca de abobrinha . Sirva-as como uma refeição vegetariana leve, com Molho Tzatziki e uma salada grega ou como acompanhamento de qualquer peixe de estilo mediterrâneo, frango ou cordeiro. A panqueca de abobrinha realmente é maravilhosa!
DICA PARA OBTER PANQUECAS DE ABOBRINHA CROCANTES
Abobrinha é o um dos vegetais mais úmidos. Dito isso, a umidade é excelente para assar pães e muffins de abobrinha. No entanto, não é tão bom para fazer panquecas, pois a sua umidade retira a textura crocante das panquecas e assim elas ficarão úmidas, pegajosas e macias. Então, veja abaixo a solução para obter a panqueca de abobrinha crocante:
- Tire o máximo de umidade possível da abobrinha. Rale, adicione sal, deixe de lado por 10 minutos e torça o excesso de líquido. Portanto, utilize um pouco do seu tempo para extrair o máximo de umidade possível.
- Além de remover o excesso de água da abobrinha, gosto de adicionar parmesão à massa, pois adiciona sabor e aumenta a crocância. Tenho certeza que você vai amar.
- Use azeite suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Caso contrário, a panqueca de abobrinha não ficará crocante. Normalmente, eu uso entre 4 a 8 colheres de sopa de azeite no total para fritar, mas use o que for necessário.
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE PANQUECA DE ABOBRINHA
- Abobrinha: forma a maior parte dessas panquecas salgadas e é uma ótima maneira de colocar mais vegetais em suas refeições diárias.
- Cebolinhas verdes e alho: adiciona um sabor suave e delicado.
- Ovos: 2 ovos ligeiramente batidos são necessários para ajudar a dar liga a farinha.
- Farinha de amêndoas: estou usando farinha de amêndoas, mas a farinha de coco também funciona. Veja as minhas notas abaixo.
- Parmesão: adiciona crocância, mas você pode omitir o queijo para ter uma versão sem laticínios.
- Sal e Pimenta: para aquele sabor perfeitamente temperado.
- Fermento químico: deixa a panqueca de abobrinha com uma textura fofa.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER A PANQUECA DE ABOBRINHA
Rale as abobrinhas – comece ralando a abobrinha em um ralador ou em um processador de alimentos. Use o lado mais grosso do ralador para raspar as suas abobrinhas. Rale na diagonal para obter fios longos. Transfira a abobrinha para uma peneira de malha fina e misture com o sal para retirar o líquido. Deixe de lado a abobrinha ralada por dez minutos e, em seguida, use as mãos para espremer o máximo de líquido possível.
Bata os ingredientes – bata o ovo em uma tigela média, em seguida adicione a abobrinha, cebolinha verde, parmesão e alho. Misture bem. Espalhe a farinha e o fermento por cima e adicione uma pitada de pimenta de reino. Mexa novamente até a mistura ficar uniforme.
Frite a panqueca de abobrinha – aqueça o azeite em uma frigideira grande antiaderente e, em seguida, coloque a massa na panela. Frite até dourar dos dois lados. Retire o excesso de óleo da panqueca de abobrinha com papel toalha. Transfira para uma assadeira com grelha (se tiver) e coloque no forno para manter aquecida.
Sirva a panqueca de abobrinha quente como está ou com o seu molho favorito.
ASSISTA O VÍDEO COMO FAZER PANQUECAS DE ABOBRINHA
DICAS PARA A RECEITA DE PANQUECAS DE ABOBRINHA
- Não pule a farinha. Mesmo depois de drenar a abobrinha, você ainda precisa da farinha para dar liga junto com o ovo. E se a massa ficar muito mole, basta adicionar um pouco mais de farinha.
- Adicione uma boa quantidade de azeite. Se você quer panqueca de abobrinha extra crocante, lindamente dourada e deliciosa. Portanto, certifique-se de que o azeite cubra levemente o fundo da frigideira.
- Deixe a frigideira esquentar. Antes de despejar a massa, certifique-se de que o azeite esteja devidamente aquecido. Faça um teste com um pedacinho de massa, se chiar ao tocar o azeite, está pronto para receber a panqueca de abobrinha!
- Não superlote a frigideira. Espalhe uniformemente as panquecas de abobrinha para que a temperatura da frigideira não caia. Faço esta receita em dois lotes na frigideira. Mas se você tiver uma frigideira antiaderente muito grande, poderá fritar tudo isso em um só lote. Apenas certifique-se de que há um pouco de espaço em torno de cada panqueca de abobrinha, para que elas possam ficar crocantes.
ARMAZENAMENTO DA PANQUECA DE ABOBRINHA
A panqueca de abobrinha é melhor frita e consumida imediatamente. Mas também podem ser armazenada na geladeira. Coloque as panquecas fritas em um recipiente hermético e guarde por até 5 dias na geladeira.
Para congelar, coloque a panqueca de abobrinha cozida e resfriada em um saco ou recipiente próprio para o freezer e armazene por até 2 meses. Descongele antes de reaquecer.
COMO REAQUECER A PANQUECA DE ABOBRINHA?
Certifique-se de descongelar a panqueca de abobrinha durante a noite na geladeira ou deixe no balcão por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta reaquecer no micro-ondas. Ou para obter uma textura mais crocante, asse no forno a 200°C por 10-15 minutos, até que estejam bem aquecidas ou frite levemente em um pouco de azeite.
COMO SERVIR A PANQUECA DE ABOBRINHA?
Eu gosto de comer a panqueca de abobrinha assim como estão, mas você também pode servi-la como prato principal vegetariano ou como acompanhamento. Ela também podem ser servida com:
Panqueca de Abobrinha – Sem Glúten, Fit e Low Carb
Ingredientes
ABOBRINHA:
- 600g (2 médias) de abobrinha, cerca 23 cm de comprimento cada
- 6g (1 colher de chá) de sal
MASSA:
- 2 ovos
- 3 cebolinhas verdes, cortadas em fatias finas
- 25g (¼ xícara) de parmesão ralado, fresco
- 1 dente de alho, grande, picado
- 56g (½ xícara) de farinha de amêndoas ou farinha de coco, (veja nota 6)
- 4g (½ colher de chá) de fermento químico em pó, sem glúten
- 1 pitada de pimenta do reino
- 60-120ml (4-8 colheres de sopa) de azeite tipo único, separado para fritar
PARA SERVIR:
- Iogurte natural, ou creme azedo
- Mais cebolinha picada
Instruções
ABOBRINHA:
- Rale a abobrinha usando um ralador de caixa ou processador de alimentos. Rale na diagonal para obter fios longos.600g (2 médias) de abobrinha
- Coloque a abobrinha em uma peneira e polvilhe com sal. Misture e deixe por 10 minutos ou mais.6g (1 colher de chá) de sal
- Esprema o excesso de água usando as mãos (ou um pano de cozinha) e coloque a abobrinha em uma tigela.
MASSA:
- Pré-aqueça o forno a 100°C (para manter as panquecas quentes). Coloque a grelha na assadeira, se tiver (ajuda a ficar crocante)
- Bata o ovo em uma tigela média.2 ovos
- Numa tigela grande adicione a abobrinha ralada, ovos batidos, cebolinha verde, parmesão e alho. Misture bem.3 cebolinhas verdes, 25g (¼ xícara) de parmesão ralado, 1 dente de alho
- Espalhe a farinha, o fermento (não jogue em um ponto só) e adicione uma pitada de pimenta do reino. Misture até incorporar a farinha – a massa deve ser grossa, mas macia.56g (½ xícara) de farinha de amêndoas ou farinha de coco, 1 pitada de pimenta do reino, 4g (½ colher de chá) de fermento químico em pó
COZINHANDO:
- Aqueça 2-4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio alto (ou médio, se a boca do cooktop for forte). Coloque cerca ¼ de xícara de massa na frigideira (de 3 a 4 panquecas, dependendo do tamanho de sua frigideira).60-120ml (4-8 colheres de sopa) de azeite tipo único
- Amasse levemente as panquecas com uma espátula (as panquecas devem ter cerca de 1 cm de espessura).
- Cozinhe por 3 minutos até que a parte inferior fique dourada (ajuste o calor se dourar muito rápido). Vire e cozinhe o outro lado por 3 minutos. Transfira para a bandeja e coloque no forno para manter aquecida.
- Repita com a massa restante.
- Sirva imediatamente com um pouco de iogurte, molho tzatziki, molho de tahine e iogurte ou creme azedo e decore com cebolinha, se desejar.
Vídeo
Notas
- A consistência da massa é a chave para boas panquecas. Se estiver muito úmida, adicione um toque de farinha extra (caso contrário as panquecas ficaram encharcadas por dentro). Se for muito grossa, adicione um toque de água. Tudo se resume a quão bem a água foi removida das abobrinhas. Quando espremo as abobrinhas, apenas uso minhas mãos para deixar um pouco de umidade nelas, mas que some na massa.
- A massa não precisa de sal extra se você salgar a abobrinha + se usar parmesão. Mas se você pular o parmesão, adicione uma pitada de sal na massa.
- Para armazenar: coloque as panquecas fritas em um recipiente hermético e guarde por até 5 dias na geladeira.
- Para congelar: use um saco ou recipiente próprio para o freezer e armazene por até 2 meses.
- Para aquecer: certifique-se de descongelar as panquecas durante a noite na geladeira ou no balcão por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta aquecer no micro-ondas. Ou para obter uma textura mais crocante, asse no forno a 190°C por 10-15 minutos, até que estejam bem aquecidas.
- Se você prefere usar farinha de coco em vez de farinha de amêndoas, comece com 1/4 de xícara e adicione mais conforme necessário. A farinha de coco é altamente absorvente, então você pode usar menos.
- Calorias – 178 kcal por panqueca, assumindo que você usou 6 colheres de sopa de azeite e não usou nenhuma cobertura.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
4 comentários
Fiz ontem e ficou uma delícia. E gostaria de lhe parabenizar pelo blog, adorei a forma que você explica a receita com fotos e vídeo, assim fica muito fácil de seguir. Obrigada pela receita e sucesso😘
Amei a receita, obrigada por compartilhar.
Amei, ficaram muito saborosas, boa opção como substituição do arroz.
Simples e deliciosas🥰