Este risoto vegano ao pesto de manjericão com tomates cereja confit é cremoso, rico e tem um sabor brilhante! E você nem vai acreditar que é sem glúten, sem laticínios e vegano! Este prato principal é excelente para um jantar especial!
O risoto é um prato de arroz do norte da Itália, que é tradicionalmente cozido com caldo, vinho, manteiga e parmesão até ficar bem cremoso como o meu risoto cremoso de camarão e cogumelo. Embora não seja tradicionalmente vegano, é muito fácil de fazê-lo à base de plantas usando caldo de vegetais, manteiga sem laticínios ou azeite de oliva e parmesão vegano.
INGREDIENTES PARA O RISOTO VEGANO
- Arroz arbório ou cateto: O arroz cateto é um superalimento e muito bom para substituir o arroz arbório no risoto. Os grãos são curtos, curvados e translúcidos, com maior quantidade de amido, que os tornam mais macios e cremosos. Contém carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais. Retém um maior número de nutrientes e a sua composição se destaca pelo alto teor de ferro e zinco. Ao consumi-lo diariamente você garante mais saciedade ao longo do dia e além disso, melhora a sua função intestinal.
- Pesto: Não leva mais de 10 minutos para fazer o seu pesto caseiro! Você sabia disso? No entanto, você pode comprar o pesto no mercado, se preferir. Se você quiser fazer o seu próprio, eu inclui abaixo uma receita maravilhosa de pesto caseiro feito de manjericão, ervilhas e castanha do Pará.
- Caldo de legumes: Mantenha o caldo de legumes fervendo, pois assim não diminui a temperatura de cozimento na panela toda vez que for adicionado. No entanto, você pode usar o caldo de legumes comprado no mercado, mas tenha em mente que o caldo de legumes industrializado são ricos em sódio, pobres em fibras e de baixo valor nutritivo.
- Vinho: Use o melhor que você tem, do tipo que você beberia, nunca use vinho vendido para cozinhar. Omita se você não quiser álcool e não deve haver a necessidade de aumentar a quantidade de líquido.
- Parmesão Vegano: Bem, você pode comprar o parmesão vegano no mercado ou você pode fazer o seu em casa (eu inclui a receita abaixo). A levedura nutricional, juntamente com o alho em pó e o sal, combinam-se para tornar as castanhas de caju realmente saborosas! É realmente incrível. Mas se você não quiser fazer o parmesão vegano caseiro, omita completamente ou se você não é vegano, use o parmesão tradicional.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
COMO FAZER O RISOTO VEGANO – CREMOSO E SAUDÁVEL
Esta receita de risoto vegano tem duas partes principais – o risoto com infusão de pesto e os tomates confit:
- Para os tomates: regue os tomates com azeite de oliva, uma pitada de sal e ramos de alecrim. Leve para assar em fogo baixo, 90 a 120 graus por 20 a 40 minutos! Adoro como os tomates cereja assados deixam um sabor profundo, doce e suculento.
- Para o risoto vegano: arroz é infundido com azeite, cebola, vinho branco e caldo de vegetais. Em seguida, terminaremos adicionando o pesto aromático e uma pitada de parmesão vegano sem laticínios.
E aqui está como você vai fazer isso:
- Aqueça o caldo no fogão em uma panela separada (faça o seu molho caseiro com antecedência). Enquanto isso, asse os seus tomates cereja no forno.
- Salteie a cebola em azeite, acrescente o arroz e frite por alguns minutos. Adicione o vinho branco e cozinhe até o álcool evaporar.
- Gradualmente, adicione o caldo quente ao risoto em pequenas quantidades, mexendo sempre. O arroz começará a engordar e a absorver os sabores do caldo, ao mesmo tempo que cria um molho cremoso.
- Junte o pesto de manjericão e um pouco de parmesão vegano e sirva coberto com tomates confit.
ADIÇÕES PARA O RISOTO VEGANO CREMOSO
Antes de adicionar o pesto ao risoto vegano, você pode adicionar algumas opções saborosas como cogumelos salteados ou abobrinhas em cubos. Mas se você não é vegano, poderá adicionar camarões ou frango desfiado, pois ficam uma delícia no risoto ao pesto verde!
DICAS PARA A RECEITA DE RISOTO VEGANO
- Antes de começar a fazer o risoto vegano, pré-aqueça o forno e deixe os tomates assando. Eles precisam de cerca de 20 a 40 minutos. Comece a fazer o risoto assim que colocar os tomates cereja no forno e certifique-se de que o caldo esteja quente.
- Adicione o pesto verde assim que o risoto estiver cozido. Espere até o fim, ajuda a preservar os sabores do manjericão e garante que o pesto continue com um verde bem vivo.
- Sirva imediatamente! Lembre-se de que o risoto tende a engrossar se sentar um pouco, então é melhor servido imediatamente. Não me importo se engrossar ou ter sobras, mas realmente é melhor servido enquanto ainda está quente e cremoso. Se começar a engrossar muito antes de ser servido, acrescente algumas colheres de sopa do caldo quente para soltar os amidos. As sobras do risoto vegano podem ser mantidas na geladeira por até 5 dias e devem ser aquecidas no fogão com um toque extra de caldo de legumes.
RECEITA DE CALDO DE LEGUMES CASEIRO
- 2 talos grandes de salsão
- cebola
- cenoura
- alho poró
- 2 folhas de louro
- 4 ramos de tomilho
- Talos de salsa a gosto
Corte a cebola, o salsão, a cenoura e o alho poró em cubos médios, sem perfeição. Em seguida, adicione todos os ingredientes na panela, ligue o fogo e mexa os ingredientes para que suem rapidamente (em torno de 3 minutos) e adicione aproximadamente 5 litros de água.
Coloque a panela em fogo médio e cozinhe o caldo por aproximadamente 40 minutos. Desligue o fogo e se possível deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Coe e descarte os pedaços dos ingredientes.
O caldo de legumes dura até 3 dias refrigerado e 3 meses congelado. No entanto, eu sugiro congelar em formas de gelo ou em recipientes de vidro hermético.
RECEITA DE PARMESÃO VEGANO
- 1 xícara (150g) de castanhas de caju cruas
- 1/4 xícara (15g) de flocos de levedura nutricional
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 3/4 colher de chá de sal marinho
Adicione os ingredientes ao processador de alimentos e pulse até que atinja uma consistência fina. Armazene o parmesão vegano em um pote de vidro hermético ou saco plástico zip lock na geladeira, onde poderá ser armazenado por semanas!
Este risoto vegano ao pesto verde é um prato delicioso que pode ser servido o ano todo. É aconchegante o suficiente para servir em um dia frio, mas os sabores brilhantes do pesto o tornam apropriado para os dias mais quentes também.
Os suculentos tomates assados deixam este risoto vegano ainda mais delicioso, e adoro como eles adicionam um toque de doçura fresca ao arroz rico e cremoso.
Risoto Vegano – Cremoso e Saudável
Ingredientes
PARA FAZER TOMATE CONFIT:
- 300 g (2 xícaras) de tomate cereja
- 70 ml azeite de oliva para cobrir
PARA FAZER MOLHO PESTO:
- 70 g (1 xícara) de manjericão fresco
- 140 g (1 xícara) de ervilhas frescas
- 30 g (1/4 de xícara) de castanha do pará
- 100 ml (1/2 xícara) azeite de oliva extra virgem
- 1 g (1/2 dente pequeno) alho
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- 100 ml (1/2 xícara) de água, *colocar aos poucos
PARA FAZER RISOTO:
- 60 ml (4 colheres de sopa) de azeite de oliva, ou 1 colher de sopa de manteiga ghee
- 150 g de cebola picada, 1 unidade média
- 3 g (1 dente) de alho picado
- 400 g (2 xícaras) de arroz arbório ou cateto
- 240 ml (1 xícara) de vinho branco seco
- 1 l de caldo de legumes, aproximadamente
- Salsinha a gosto
- Cebolinha a gosto
- Sal marinho a gosto
- * Opcional: parmesão vegano a gosto
- * Opcional: uma abobrinha picada em cubos pequenos, cogumelos salteados, frango desfiado ou camarões
Instruções
MODO DE PREPARO DO TOMATE CONFIT:
- Adicione os tomates numa assadeira com o azeite de oliva e sal. Leve ao forno a 90°C por cerca de 40 minutos. Reserve.300 g (2 xícaras) de tomate cereja, 70 ml azeite de oliva para cobrir
MODO DE PREPARO DO MOLHO PESTO:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Prove, acrescente temperos a gosto. Reserve.70 g (1 xícara) de manjericão fresco, 140 g (1 xícara) de ervilhas frescas, 30 g (1/4 de xícara) de castanha do pará, 100 ml (1/2 xícara) de água, 100 ml (1/2 xícara) azeite de oliva extra virgem, 1 g (1/2 dente pequeno) alho, Pimenta a gosto, Sal a gosto
MODO DE PREPARO DO RISOTO:
- Em uma panela, aqueça o azeite ou manteiga, e frite a cebola, em seguida, adicione o alho. Frite por 1 minuto e adicione o arroz, frite rapidamente.60 ml (4 colheres de sopa) de azeite de oliva, 150 g de cebola picada, 400 g (2 xícaras) de arroz arbório ou cateto, 3 g (1 dente) de alho picado
- Adicione o vinho e deixe o álcool evaporar. Adicione o caldo de legumes aos poucos, cozinhe mexendo às vezes.240 ml (1 xícara) de vinho branco seco, 1 l de caldo de legumes
- Adicione opções saborosas (abobrinha, cogumelos, frango desfiado ou camarões) e cozinhe por algumas minutos.
- Finalize com o molho pesto, tempero verde e corrige o sal, pimenta e rale um pouco de parmesão vegano. Sirva com tomate confit por cima.Cebolinha a gosto, Sal marinho a gosto, Salsinha a gosto
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
5 comentários
Fiz ontem e ficou uma delícia, obrigada pela receita🥰