Esta é a minha receita de Paella Espanhola de Frutos do Mar, com pedaços de frango, pimentão e belos sabores infundidos no arroz! Não tenha medo de cozinhar a Paella Espanhola em casa, porque você não precisa de nenhum equipamento sofisticado ou panela de paella para fazer esta receita! Basta usar o que você tem na sua cozinha!
A minha receita de Paella de frutos do mar é autêntica e versátil. Portanto, você pode alterar facilmente para se adequar ao seu gosto! Sinta-se como um chef qualificado quando tiver terminado de cozinhar.
SOBRE A PAELLA ESPANHOLA
A paella é um dos pratos mais populares da Espanha! Originalmente, a paella era um prato feito em Valência, usando frango, coelho, caracóis e três tipos de feijão fresco, mas agora, a paella está quase sempre associada a frutos do mar, frango e legumes.
Portanto, não existe a receita de paella certa ou errada, apenas a receita que mais lhe agrada. Os ingredientes da paella espanhola variam de um lugar para outro e de tempos em tempos, dependendo das tradições locais e dos ingredientes disponíveis. Ou seja, qualquer coisa, desde produtos frescos do seu jardim e até sobras do final de semana, pode inspirar um cozinheiro a criar uma versão original deste prato!
O prato recebeu o nome da panela em que é cozido, uma Paellera, que também é usada para uma variedade de pratos de arroz.
FRUTOS DO MAR QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER A PAELLA ESPANHOLA
- Mexilhões
- Anéis de lula
- Camarões – com ou sem casca
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
COMO FAZER A PAELLA DE FRUTOS DO MAR?
- Refogue: Aqueça o óleo em uma panela de tamanho grande ou em uma frigideira (ou em uma panela de paella, se tiver), em fogo médio. Refogue a cebola, o alho e o pimentão juntos até a cebola ficar transparente (cerca de 5 minutos).
- Adicione o tomate picado, folha de louro, açafrão, sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe por 5 minutos até liberarem líquido e os tomates começarem a criar um molho.
- Adicione o vinho e cozinhe por 10 minutos, deixe o vinho evaporar até a metade da quantidade adicionada.
- Adicione frango, arroz e salsinha picada. Cozinhe por 1 minuto.
- Despeje o caldo lentamente em toda a panela e sacuda-a para obter uma camada uniforme do arroz. (Não mexa a mistura daqui para frente!). Leve a mistura para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo. No entanto, agite suavemente a panela para frente e para trás uma ou duas vezes durante o cozimento
- Cozinhe descoberto: Cozinhe a paella espanhola descoberta por 15-18 minutos. Em seguida, adicione os camarões, mexilhões e lula na mistura, polvilhe as ervilhas por cima e continue a cozinhar (sem mexer) por mais 5 minutos ou até os camarões ficarem rosados. Observe se a maior parte do líquido foi absorvido e o arroz no topo está quase macio. (Se por algum motivo o arroz ainda estiver cru, adicione mais ¼ xícara de água ou caldo e continue cozinhando).
- Cubra e deixe descansar. Retire a panela do fogo e tampe a panela com uma tampa ou papel alumínio. Coloque um pano de prato sobre a tampa e deixe a paella de frutos do mar descansar por 10 minutos.
- Sirva. Enfeite com salsinha fresca e rodelas de limão.
DICAS PARA PAELLA DE FRUTOS DO MAR
- As sugestões de frutos do mar na receita desta paella são opcionais. Não gosta de mexilhões? Não os adicione. Ama amêijoas (marisco)? Adicione-as! Não gosta de camarões? Substitua por outra coisa. Você certamente pode adaptar a paella de frutos do mar ao seu gosto e preferência, pois é uma receita extremamente versátil.
- Se você não gosta de frutos do mar, pode substituí-lo por 2 filetes grandes de coxa de frango ou mais, dependendo de quantas pessoas estiver servindo. Mas se você preferir, a maioria ou todo o frango pode ser substituído por carne de porco.
- Se você quiser fazer a paella de frutos do mar sem carne, substitua o frango por peixe.
- Use tomates frescos e maduros tipo holandês ou italianos para obter o melhor sabor.
Se você não gosta de frutos do mar, experimente a minha receita de Paella com Frango e Linguiça.
QUE TIPO DE ARROZ USAR PARA FAZER A PAELLA ESPANHOLA?
Para esta receita de Paella de Frutos do Mar, adoro usar arroz de grão médio. No entanto, você também pode usar arroz espanhol, se puder encontrá-lo. Os grãos curtos e redondos são perfeitos para a Paella Espanhola, pois absorvem muito bem o líquido, o que torna este arroz ideal para a nossa Paella de frutos do mar. Não use arroz arbório. Você quer que o resultado final produza grãos separados quando você terminar a receita.
Além disso, é absolutamente proibido mexer. Estamos buscando um resultado com a textura macia, mas não cremosa, ao estilo risoto. A camada marrom e crocante que se forma no fundo da paella de frutos do mar bem cozida – é conhecida como socarrat – que é uma iguaria altamente valorizada.
Paella de Frutos do Mar
Equipamento
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande, picada
- 1 pimentão vermelho, cortado em pedaços pequenos
- 4 dentes de alho grande, picado
- 4 tomates grandes, picados
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá açafrão em pó
- Sal e pimenta do reino, a gosto
- ½ xícara de vinho branco seco, (sauvignon blanc, pinot grigio – opcional)
- 500g (4 filetes grandes) de coxa de frango, sem pele e sem osso, cortados em pedaços pequenos
- 2 xícaras de arroz de grão médio
- ¼ xícara de salsinha, picada e fresca
- 5 xícaras de caldo de galinha, com baixo teor de sódio ou caldo de peixe caseiro
- 10-12 mexilhões, raspados e limpos adequadamente
- 250 g anéis de lula
- 300 g camarões
- ½ xícara de ervilhas, congeladas
- Limão, para enfeitar
Instruções
- Aqueça o óleo em uma panela de tamanho grande ou em uma frigideira (ou em uma panela de paella, se tiver), em fogo médio. Refogue a cebola, o alho e o pimentão juntos até a cebola ficar transparente (cerca de 5 minutos).3 colheres de sopa de azeite, 1 cebola grande, 1 pimentão vermelho, 4 dentes de alho grande
- Adicione o tomate picado, folha de louro, páprica defumada, açafrão, sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe por 5 minutos até liberarem líquido e os tomates começarem a criar um molho.4 tomates grandes, 1 folha de louro, 1 colher de chá de páprica defumada, 1 colher de chá açafrão em pó, Sal e pimenta do reino
- Adicione o vinho e cozinhe por 10 minutos, deixe o vinho evaporar até a metade da quantidade adicionada.½ xícara de vinho branco seco
- Adicione frango, arroz e 2 colheres de sopa de salsinha picada e cozinhe por 1 minuto.500g (4 filetes grandes) de coxa de frango, 2 xícaras de arroz de grão médio, ¼ xícara de salsinha
- Despeje o caldo lentamente em toda a panela e sacuda-a para obter uma camada uniforme do arroz. (Não mexa a mistura daqui para frente!).5 xícaras de caldo de galinha
- Leve a mistura para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo. No entanto, agite levemente a panela para frente e para trás apenas uma ou duas vezes durante o cozimento. (Nunca mexemos o arroz, para que se forme uma crosta crocante no fundo, chamada socarrat).
- Cozinhe a paella descoberta por 15-18 minutos, em seguida, adicione os camarões, mexilhões e lula na mistura, polvilhe as ervilhas por cima e continue a cozinhar (sem mexer) por mais 5 minutos ou até os camarões ficarem rosados. Observe se a maior parte do líquido foi absorvido e o arroz no topo está quase macio. (Se por algum motivo o arroz ainda estiver cru, adicione mais ¼ xícara de água ou caldo e continue cozinhando).10-12 mexilhões, 250 g anéis de lula, 300 g camarões, ½ xícara de ervilhas
- Retire a panela do fogo e tampe a panela com uma tampa ou papel alumínio. Coloque um pano de prato sobre a tampa e deixe descansar por 10 minutos.
- Enfeite com salsinha fresca e rodelas de limão e sirva.
Notas
- As sugestões de frutos do mar na receita de paella são opcionais. Não gosta de mexilhões? Não os adicione. Ama amêijoas (mariscos)? Adicione-as! Não gosta de camarões? Substitua por outra coisa. Você certamente pode adaptar ao seu gosto e preferência, pois é uma receita extremamente versátil.
- Se você não gosta de frutos do mar, pode substituí-lo por 2 filetes grandes de coxa de frango ou mais, dependendo de quantas pessoas estiver servindo. Mas se você preferir, a maioria ou todo o frango pode ser substituído por carne de porco.
- Se você quiser fazer essa paella sem carne, substitua o frango por peixe.
- Use tomates frescos e maduros tipo holandês ou italianos para obter o melhor sabor.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
5 comentários
Toda a minha família amou a receita, cheia de sabor, uma delícia, obrigada🥰
Obrigada pela receita, sem sombra de dúvidas foi a melhor paella que já comi.
Muito sabor em um só prato🥰ADOREI
Uma delícia!