Rico e saboroso, este ragu de cogumelos é servido sobre uma polenta cremosa. Um prato principal vegetariano, porém com uma bomba de sabores!
Você está com desejo de comer uma polenta cremosa para o jantar? Que tal fazer um ragu carnudo e saboroso, só que é totalmente vegetariano? Você vai adorar este ragu de cogumelos, um molho que tem um sabor complexo e de cozimento lento, mas que fica pronto em menos de meia hora.
É uma refeição fantástica e deliciosa servida com a minha polenta cremosa de grão-de-bico e fubá. Eu incluí a minha receita de Polenta Cremosa de Grão-de-Bico e Fubá perfeita, uma receita essencial e infalível para uma polenta amanteigada.
Embora a combinação da polenta com queijo coalho e este molho super saboroso, não aparenta ser tão saudável, eu não tenho nenhum problema em rotular esta receita como “saudável”. Afinal, a polenta é feita com grãos integrais sem glúten, e o molho é vegetariano, cheio de fibras e rico em minerais.
O QUE É RAGU?
Na culinária italiana, o ragu é um molho comum. Um ragu tradicional de estilo italiano é um molho de cozimento lento à base de carne (bovina e/ou suína) servido com macarrão.
O meu ragu de cogumelos é tão bom e gratificante, só que é completamente sem carne. Sempre fico surpresa quando faço isso – os sabores são tão ricos que é difícil parar de comê-lo.
INGREDIENTES DA RECEITA DE RAGU DE COGUMELOS
Um dos motivos pelos quais este prato tem um sabor tão delicioso é que ele inclui ingredientes que estão cheios de sabores umami, uma palavra japonesa que significa “gosto”:
- Molho de tomate
- Cogumelos
- Queijo parmesão
- Vinho tinto
- Cebola e alho
- Ervas frescas
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO PREPARAR OS COGUMELOS
- Escolha cogumelos com tampas firmes e intactas.
- Limpe suavemente os cogumelos com uma toalha úmida se eles estiverem sujos, mas não os mergulhe em água, porque eles ficarão encharcados.
- Corte em fatias ou pedaços de cerca de 2cm para obter o melhor molho.
COMO FAZER O RAGU DE COGUMELOS
- Cozinhe os cogumelos: em uma panela grande, refogue os cogumelos fatiados com alecrim ou tomilho fresco e sal até que o líquido dos cogumelos reduza e os cogumelos comecem a dourar.
- Prepare o molho: na mesma panela, adicione a manteiga ou ghee com a cebola e alho picado e refogue até dourar. Quando a cebola estiver dourada, acrescente a farinha de arroz e em seguida o molho de tomate. Deixe engrossar e então acrescente o vinho tinto, a água filtrada e a noz moscada. Adicione o restante do sal, acrescente os cogumelos e deixe em fogo baixo por 10 minutos.
- Sirva: Prove e ajuste os temperos conforme necessário e depois sirva o ragu sobre uma Polenta Cremosa de Grão-de-Bico e Fubá. Este ragu de cogumelos também é incrível servido com macarrão.
TENHO QUE USAR O VINHO TINTO?
Não, você não precisa. Adoro adicionar um pouco, pois o álcool vai realmente queimar durante o processo de cozimento, deixando o molho com um sabor profundo e uma cor mais rica. No entanto, fique à vontade para omitir e adicionar um pouco mais de água ou caldo de vegetais.
POSSO SUBSTITUIR OS COGUMELOS DO RAGU?
Por mais estranho que pareça incluir essa opção em uma receita de ragu de cogumelos – sei que algumas pessoas podem querer uma opção de ragu vegana, mas alguém na família odeia cogumelos. Não tenha medo, pois você não terá um sabor umami, mas você pode trocar os cogumelos por berinjela e/ou abobrinha.
Você também pode adicionar lentilhas ao prato para reforçá-lo. Se você substituir os cogumelos por outro ingrediente, provavelmente precisará de mais temperos.
DICAS PARA RECEITA DE RAGU DE COGUMELOS
Você pode reforçar ainda mais o ragu de cogumelos com outros ingredientes. Meus favoritos são berinjela salteada, abobrinha ou couve-flor ou até adicionar qualquer tipo de carne se desejar.
Sinta-se à vontade para reduzir ligeiramente a quantidade líquida usada, para obter resultados ainda mais espessos. Eu sugiro reduzir em 1/4 de xícara. Se você achar que está muito grosso, pode adicionar um pouco mais de água ou caldo.
ARMAZENAMENTO DO RAGU DE COGUMELOS
Guarde as sobras do molho de ragu de cogumelos em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.
As sobras de polenta podem ser armazenadas em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Reaqueça com um pouco de leite ou água para soltar.
POSSO CONGELAR O RAGU DE COGUMELOS?
Sim, você pode. Deixe o ragu de cogumelos esfriar completamente e depois transfira para recipientes próprios para o freezer. Congele por até 3 meses. Descongele completamente antes de reaquecer em uma panela em fogo médio.
O QUE DEVO SERVIR COM O RAGU DE COGUMELOS?
Uma salada agradável, simples e refrescante é o acompanhamento perfeito para o ragu de cogumelos. Eu normalmente faço uma salada simples de rúcula com suco de limão.
Eu adoro este ragu de cogumelos com a minha polenta cremosa, mas também é delicioso servido sobre uma massa mais larga (como fettuccine) ou purê de batatas.
Também adoro servir este ragu de cogumelos com pão quente e crocante. Eu sei, muitos carboidratos, mas não há uma maneira melhor de absorver todo esse molho delicioso!
Ragu de Cogumelos com Polenta Cremosa
Ingredientes
- 45 ml (3 colheres de sopa) de óleo de coco extra virgem, ou azeite
- 800 g (3 xícaras) de cogumelos champignon fresco
- 7 g (1 colher de chá) de sal marinho, dividido
- 2 g (1 colher de chá) de alecrim fresco, ou tomilho, picado
- 30 g (3 colheres de sopa) de manteiga, ou ghee
- 100 g (½ xícara) de cebola branca, picada (1 cebola pequena)
- 1 dente de alho, picado
- 10 g (1 colher de sopa) de farinha de arroz integral
- 200 g (1 xícara) de molho de tomate
- 120 ml (½ xícara) de vinho tinto
- 120 ml (½ xícara) de água filtrada, ou caldo de vegetais sem sal
- Noz moscada a gosto, (opcional)
- 50 g (½ xícara) de queijo parmesão, ralado, para polvilhar (opcional)
- 1 Receita de Polenta Cremosa de Grão-de-Bico e Fubá
Instruções
- Higienize os cogumelos e fatie-os.
- Aqueça o óleo ou azeite em uma panela em fogo baixo. Adicione os cogumelos à panela, mexa e cozinhe por cerca de 3 minutos. Adicione 1/2 colher de chá de sal (isso ajuda a liberar a água). Junte o alecrim ou o tomilho picado. Continue cozinhando até que os cogumelos fiquem macios e o líquido evapore. Reserve.45 ml (3 colheres de sopa) de óleo de coco extra virgem, 800 g (3 xícaras) de cogumelos champignon fresco, 7 g (1 colher de chá) de sal marinho, 2 g (1 colher de chá) de alecrim fresco
- Na mesma panela, que já foi utilizada, adicione a manteiga ou ghee, a cebola picada e o alho picado e refogue até dourar.30 g (3 colheres de sopa) de manteiga, 100 g (½ xícara) de cebola branca, 1 dente de alho
- Quando a cebola estiver dourada, acrescente a farinha de arroz e em seguida o molho de tomate. Deixe engrossar e então acrescente o vinho tinto, a água filtrada e a noz moscada. Adicione o restante do sal, acrescente os cogumelos e deixe em fogo baixo por 10 minutos.10 g (1 colher de sopa) de farinha de arroz integral, 200 g (1 xícara) de molho de tomate, 120 ml (½ xícara) de vinho tinto, 120 ml (½ xícara) de água filtrada, Noz moscada a gosto
- Sirva o ragu sobre a Polenta Cremosa de Grão-de-Bico e Fubá com parmesão ralado.
Vídeo
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
4 comentários
Adorei a receita
Fiz ontem e ficou uma delícia, adorei a forma que você explica a receita com vídeo e fotos, assim fica fácil de seguir. Obrigada pela receita 😘
Receita deliciosa, amei.
Não era muito fã de polenta, mas a combinação desta receita com a polenta ficou simplesmente divina. Muito obrigada pela receita, amei😘