O Curry Indiano de Frango, também conhecido como butter chicken, é um dos pratos mais populares em qualquer restaurante indiano do mundo. Pedaços aromáticos de frangos dourados em um incrível molho cremoso de curry indiano, esta receita é uma das melhores que você irá experimentar! Você vai adorar como é fácil de fazer no conforto de sua casa.
Este curry butter chicken é mais suave quando comparado a outros pratos de curry, por isso se tornou o favorito entre as famílias com crianças. Você certamente pode adicionar a pimenta tanto quanto desejar. Em outras palavras, você está no controle total de quão apimentado este prato pode ser.
O QUE É CURRY INDIANO (BUTTER CHICKEN)?
O curry indiano butter chicken é preparado com frango marinado e grelhado e depois servido em um molho rico de curry, que é feito com tomate, manteiga e uma mistura de especiarias especiais.
Ao contrário da maioria dos pratos de curry indiano, onde a preparação da base começa com uma mistura de cebola e uma pasta de alho com gengibre cozida em óleo. O curry indiano butter chicken usa o tomate como base e é cozido na manteiga, dando um sabor levemente adocicado. Castanhas de caju e amêndoas também contribuem para a doçura e riqueza deste prato.
CURRY INDIANO BUTTER CHICKEN VS CURRY TIKKA MASALA
Algumas pessoas ficam confusas entre ambos pratos de curry indiano. Os dois parecem ser quase iguais e tem um gosto semelhante, mas a principal diferença está na preparação. O curry indiano butter chicken usa muita manteiga e fica mais cremoso enquanto o Frango ao Curry Tikka Masala usa mais molho de tomate. O curry indiano butter chicken é mais doce e o curry tikka masala é mais picante.
Mais importante ainda, o curry indiano butter chicken se originou na Índia e o nome original desse curry é Murgh Makhani, enquanto o Frango ao Curry Tikka Masala foi inventado no Reino Unido.
QUE TEMPEROS VÃO NESTE CURRY INDIANO?
Especiarias fáceis de encontrar, por exemplo: Garam Masala, Cúrcuma (Açafrão), Cominho, Páprica Picante e Sal. Isso é tudo que você precisará para fazer a marinada e um ótimo molho. Você já pode até ter alguns desses ingredientes disponíveis na sua cozinha ou despensa!
COMO FAZER O CURRY INDIANO BUTTER CHICKEN
Para que o frango fique macio e suculento, primeiramente você precisa fazer uma marinada fácil de iogurte, feita a partir do zero, usando apenas ingredientes simples:
- Iogurte natural
- Alho
- Gengibre frescos
- Especiarias
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
Você pode usar peitos ou sobrecoxas de frango sem pele. Eu uso filé de sobrecoxas, mas fique à vontade para usar o que preferir.
- Misture todos ingredientes da marinada de iogurte.
- Deixe marinar o frango por uma hora ou durante a noite, se o tempo permitir (porque quanto mais tempo marinado, mais macio o frango ficará).
- Grelhar o frango em uma frigideira ou panela, pedaços dourados = sabor. Finalmente, faça o seu molho de curry indiano butter chicken.
DO QUE É FEITO O MOLHO DO CURRY INDIANO BUTTER CHICKEN
É tudo sobre o molho quando se trata do curry indiano butter chicken autêntico. Você ficará surpreso ao descobrir que só precisa de tomates, alho e gengibre e algumas especiarias adicionadas para obter aqueles lindos sabores no molho.
O truque para fazer um ótimo molho é deixar os tomates cozinharem por pelo menos 10-15 minutos, até que estejam quase secos na panela. Além disso, você pode adicionar algumas colheres de sopa de água se secar muito cedo.
Depois disso, bata no liquidificador junto com as castanhas até ficar homogêneo. Transfira para a panela, adicione água, frango e o creme de leite. Para uma opção de baixa caloria você pode usar leite, ou metade de leite e metade de creme de leite.
Se você quiser um molho mais rico, fique à vontade para adicionar algumas colheres de sopa extra de manteiga no final da receita, deixando derreter no molho, antes de servir. Mas se você acha que a minha receita usa muita manteiga, pode substituir por 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de óleo ou 1.5 colher de sopa de ghee + 1 colher de sopa de óleo.
No entanto, eu gosto de usar só 2 colheres de sopa de manteiga nesta receita de curry indiano butter chicken, nada menos e nada mais, sem substituir nada e o molho fica perfeito!
POSSO FAZER O MOLHO COM ANTECEDÊNCIA?
A beleza deste molho é que você pode prepará-lo com antecedência, se quiser ou precisar. Deixe esfriar completamente, guarde em uma jarra ou recipiente de vidro hermético e leve à geladeira por até 48 horas.
Esses sabores profundos terão muito mais tempo para se misturar entre eles antes de você adicionar o frango. Claro, isso é totalmente opcional.
Se há alguma receita indiana que vale a pena fazer em casa, é o curry indiano butter chicken. E digo mais, este é o MELHOR curry indiano que você vai fazer!
COMO ARMAZENAR O BUTTER CHICKEN?
Se você tiver algumas sobras, poderá refrigerar por cinco dias. Você também pode congelar em um recipiente hermético ou em um saco plástico zip lock por um mês. Descongele e aqueça em uma panela em fogo médio-baixo para reter a textura.
Sirva com arroz ou com o meu Pão Naan Caseiro de Farinha de Trigo ou Pão Naan Sem Glúten, ou uma combinação de arroz e pão naan juntos também fica uma delicia!
Curry Indiano de Frango (Butter Chicken)
Ingredientes
MARINADA PARA O FRANGO:
- 600 g de filé de sobrecoxa de frango, cortada em cubos de aproximadamente 3cm (desossada e sem pele)
- ¼ xícara de iogurte natural integral
- 1 colher de sopa de azeite
- ½ colher de sopa de gengibre, ralado
- ½ colher de sopa de alho, ralado
- 1 colher de chá de coentro em pó, (opcional)
- 1 colher de chá de páprica picante em pó
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de açafrão/cúrcuma em pó
- 1 colher de chá de garam masala em pó
- Sal a gosto
MOLHO:
- 8 a 10 amêndoas inteiras, (opcional)
- 8 a 10 castanhas de caju inteiras, (opcional)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, (nota 1)
- ½ colher de sopa de gengibre, ralado
- ½ colher de sopa de alho, ralado
- 1 colher de chá de açúcar
- 400 g de tomates em cubos, frescos ou enlatados (nota 2)
- 2 colheres de sopa de coentro em pó, (opcional)
- 1 ½ colher de chá garam masala em pó
- 1 colher de sopa de cominho em pó
- ½ colher de chá de páprica picante em pó
- ½ colher de chá de sal, ou a gosto
- ½ xícara de água
- ½ xícara de creme de leite
- ½ colher de sopa de folhas secas de feno-grego, opcional (nota 3)
Instruções
FRANGO:
- Junte o frango e o restante dos ingredientes da marinada em uma tigela grande. Misture o frango na marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou durante a noite.
- Mergulhe as castanhas de caju e as amêndoas em água por pelo menos 1 hora (ou durante a noite) antes de preparar o restante da receita.
- Aqueça uma frigideira ou panela em fogo médio-alto, regue com uma colher de chá de óleo. Trabalhando em lotes, remova o frango da marinada e grelhe-o por 3 a 5 minutos de cada lado, até que o frango esteja cozido.
- Depois de cozido, transfira o frango para um prato separado. Cubra e reserve.
MOLHO:
- Derreta 1 ½ colheres de sopa de manteiga em uma panela em fogo médio baixo. Assim que a manteiga derreter, adicione o alho e gengibre, e em seguida o açúcar. Refogue por 1 a 2 minutos.
- Acrescente o tomate e cozinhe por 8 a 10 minutos em fogo médio alto, até que todo o líquido extra tenha evaporado. O molho deve ter uma consistência frouxa, semelhante a uma pasta.
- Adicione coentro, garam masala, cominho, páprica picante e sal. Mexa e cozinhe em fogo médio por 3 a 5 minutos. Desligue o fogo.
- Transfira a pasta (molho) para o liquidificador ou a tigela do processador de alimentos. Adicione as castanhas de caju e as amêndoas. Bate até se tornar uma pasta lisa.
- Coloque novamente a pasta na panela em fogo médio. Adicione água e misture. Quando o molho começar a ferver, adicione o frango grelhado e o creme de leite. Mexa bem. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos.
- Desligue o fogo e descubra a panela. Misture a ½ colher de sopa de manteiga restante.
- Se for usar o feno-grego, adicione-o junto com manteiga. Cubra a panela com a tampa e deixe descansar por 8 a 10 minutos para que o sabor do feno-grego possa se misturar com o molho.
- Sirva com arroz ou pão naan.
Vídeo
Notas
- Se você acha que é muita manteiga, pode substituir por 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de óleo ou 1,5 colher de sopa de ghee + 1 colher de sopa de óleo. Se você quiser um molho mais rico, fique à vontade para adicionar algumas colheres de sopa extra de manteiga no final da receita, deixando derreter no molho, antes de servir.
- Para economizar tempo, eu usei tomates enlatados aqui. O tomate enlatado também contribui para a cor vermelha escura do molho, mas senão tiver, pode usar tomate frescos descascados e cortados em cubos.
- Feno-Grego: Ele é adicionado ao prato em uma quantidade muito pequena, mas quando cozido e combinado com as especiarias, dá uma doçura e profundidade de sabor aos pratos picantes. Leva o prato a um nível totalmente diferente, mas aqui no Brasil é difícil encontrar, então você pode omiti-lo.
- Se você gosta de comida mais apimentada, substitua páprica picante por pimenta caiena.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
4 comentários
Amei a receita, cheia de sabor, nunca havia provado curry, mas ficou uma delícia.
Amei a receita, melhor curry que já comi. Adorei a forma que você explica a receita com o passo a passo com fotos e o vídeo.
Adoro curry e esta receita é sensacional. Adorei e obrigada por compartilhar 🥰
Muito Gostoso!