Aprenda a fazer iogurte caseiro! Seja iogurte natural comum ou grego, é incrivelmente fácil, não requer praticamente nenhum trabalho de preparação e o resultado vai lhe surpreender: iogurte incrivelmente espesso, cremoso e delicioso!
Esta receita de iogurte caseiro é TÃO boa e fácil, que você NUNCA mais irá comprar iogurte no mercado!
POR QUE FAZER IOGURTE NATURAL EM CASA?
Iogurte de qualidade fabricado comercialmente pode ser caro! Portanto, faça você mesmo o seu e personalize os sabores e doçura. Além disso, você também pode ajustar a acidez, espessura, teor de gordura e textura.
PRECISO DE UMA IOGURTEIRA PARA FAZER O IOGURTE CASEIRO?
A iogurteira é fácil e infalível, mas existem muitas maneiras diferentes de fazer o iogurte caseiro sem iogurteira e manter o seu iogurte natural quente durante o processo.
Algumas pessoas gostam de embrulhar o pote em uma toalha quente e úmida e colocá-lo no forno com a luz acesa. A luz fornecerá calor suficiente para fermentar o iogurte. No entanto, eu prefiro incubar o iogurte em uma caixa térmica.
Você precisará manter o iogurte entre 40°C e 48°C enquanto ele estiver incubado. Portanto, a maneira mais fácil de fazer isso é colocar os potes de vidro em uma pequena caixa térmica e encher ela com água morna. Pode ser necessário reabastecer/reaquecer a água uma ou duas vezes durante o processo, mas na maioria das vezes funciona muito bem. Apenas mantenha a caixa térmica em um local fora do caminho do vento e não mova a caixa.
INGREDIENTES DA RECEITA DE IOGURTE CASEIRO:
O iogurte é uma fermentação, o que significa que ele é criado adicionando algumas bactérias (iogurte) a uma substância que contém açúcar (leite) e assim permitindo que as bactérias comam o açúcar. Então, para fazer o iogurte caseiro, você só precisa de 2 ingredientes:
- Iogurte: use um iogurte fresco e de boa qualidade que possua culturas “vivas” ou “ativas”. Procure por um iogurte sem nenhum aditivo e sem sabor. Eu uso o iogurte natural e integral da Nestlé. No entanto, se você já fez esta receita anteriormente, poderá usar uma porção do iogurte caseiro para fazer um novo lote, mas ele não pode ter mais de uma semana. E compre um novo iogurte no mercado a cada 3-4 lotes.
- Leite: o leite integral produz a melhor textura para o iogurte caseiro.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
O resultado da fermentação é sempre ácido, gás ou álcool. A fermentação do leite nos dá ácido, criando o sabor distintamente azedo do iogurte!
COMO FAZER O IOGURTE CASEIRO – NATURAL E GREGO?
Etapa 1: Aquecer o Leite.
Aqueça o leite a 85°C e mantenha essa temperatura por 15 minutos, pois isso é importante para criar um iogurte grosso e bem cremoso.
Etapa 2: Esfriar o Leite.
Deixe o leite esfriar novamente até ficar morno cerca de 43°C (garantir que o leite seja resfriado impedirá que você mate as culturas vivas no iogurte caseiro). Quando o leite esfriar, retire a casca que se forma na parte superior e adicione 1/2 xícara de leite quente ao iogurte (o iogurte caseiro deve estar em temperatura ambiente). Em seguida, bata o iogurte e o leite juntos, adicione a mistura ao leite e misture bem.
Etapa 3: Incubar
Encha os quatro frascos com leite, deixando um pequeno espaço na parte superior – (cerca de 5 cm). No entanto, se você não possui frascos para conservas, pode usar outros frascos de vidro reaproveitados. (Tem que ser de vidro – não é permitido plástico!). Em seguida, coloque os frascos em algum lugar quente e deixe o iogurte caseiro incubar por um período mínimo de 6 a 12 horas.
Você pode deixar o iogurte caseiro incubar por mais tempo, se quiser, mas quanto mais tempo ficar, mais forte e azedo ficará. Quando o processo de incubação estiver concluído, remova os potes e coloque-os na geladeira. Deixe o iogurte caseiro esfriar completamente antes de comer (ele engrossará um pouco quando esfriar).
Se você deseja transformar esse iogurte natural em iogurte grego, vamos dar um passo adiante e coar.
Etapa 4: Coar
Coloque uma peneira forrada com gaze (ou toalhas de cozinha) sobre uma tigela grande. Em seguida, despeje o iogurte caseiro e coloque na geladeira. Verifique a cada poucas horas até o iogurte caseiro atingir a espessura desejada.
O líquido que é drenado do iogurte caseiro é o soro do leite (whey)! Esta é uma ótima proteína e funciona bem em smoothies e sopas.
Transfira o seu iogurte grego fresco para um recipiente hermético quando atingir o nível de espessura desejado!
Se desejar, processe o iogurte grego até ficar ainda mais cremoso. Use um bom batedor para bater até que os pedaços desapareçam.
Etapa 5: Adicione sabores.
Agora é a hora apropriada para adicionar frutas, aromas ou adoçantes ao seu iogurte caseiro.
COMO DAR SABOR AO IOGURTE CASEIRO?
- Iogurte de mel – Adicione uma colher de sopa de mel a cada xícara de iogurte
- Iogurte de baunilha e mel – Adicione uma colher de sopa de mel, 1 colher de chá de baunilha a cada xícara de iogurte
- Iogurte de manga – Adicione 2 colheres de sopa de purê de manga a cada xícara de iogurte + adicione 1 colher de chá de mel, se desejar.
- Iogurte de Banana – Adicione 1/2 polpa de banana amassada a cada xícara de iogurte + adicione 1 colher de chá de mel, se desejar.
MANEIRAS DELICIOSAS DE APRECIAR O IOGURTE CASEIRO:
As ideias são quase infinitas. Aqui estão algumas:
- Adicione frutas frescas para desfrutar com o seu iogurte caseiro, juntamente com uma pitada de canela e/ou despeje um pouco de mel para um café da manhã ou lanche saudável.
- Faça parfaits com frutas frescas e granola.
- Adicione aveia para fazer Overnight Oat.
- Misture com frutas frescas ou congeladas ou com nozes, manteiga de amendoim/caju/amêndoa, chocolate, etc. para fazer smoothies como a minha receita de Smoothie de Manga ou Smoothie Bowl de Açaí.
- Como base de um molho saboroso como a minha receita de Molho de Iogurte e Tahine para despejar por cima das minhas receitas de Batatas Fritas ou Batatas Assadas no forno, vegetais crus ou na minha receita de Panquecas de Abobrinha.
- Como base de um molho doce para frutas frescas ou torradas de pão e canela.
- Use-o no lugar da maionese em molhos cremosos como na minha receita de Molho de Iogurte Grego.
- Use o iogurte caseiro para fazer a minha receita de Molho Tzatziki.
- Use-o para amaciar a carne como na minha receita de Gyros – Wrap de Frango Grego.
- Substitua o creme de leite por iogurte caseiro em produtos assados, como cupcakes, panquecas, na minha receita de Bolo de Chocolate ou use para fazer a minha receita de Pão Árabe Naan.
- Para preparar pratos indianos como nas minhas receitas de Frango ao Curry Manteiga ou Frango ao Curry Tikka Masala.
- Faça picolés de iogurte caseiro e frutas.
- Use-o no lugar de creme de leite para acompanhar pratos mexicanos como nas minhas receitas de Tacos, Chilli e Burritos.
- Use-o no lugar da maionese para fazer saladas de ovo ou atum, ou use-o na minha receita de Salada de Pepino e Rabanete.
DICAS PARA A RECEITA DE IOGURTE NATURAL E GREGO
- Você pode comprar culturas específicas para fazer o iogurte caseiro, e elas também funcionam bem. Prefiro usar iogurte de alta qualidade do mercado como minha cultura inicial, pois é mais fácil de obter. No entanto, verifique se a caixa especifica: CULTURAS ATIVAS OU VIVAS. Algumas das marcas mais processadas não contêm bactérias vivas e não funcionam para esta receita.
- Tente não deixar o leite ferver. Aqueça acima de 76°C, mas não acima de 93°C. Isso não arruinará a receita, porém pode afetar a textura do iogurte caseiro.
- Ao incubar o iogurte caseiro, não ultrapasse dos 48°C, pois a alta temperatura matará as bactérias. Também não deixe cair abaixo de 40°C, pois uma temperatura muito baixa proíbe o crescimento de bactérias.
- Quando os potes de iogurtes estiverem incubados, é proibido mexer nos frascos, porque isso interrompe o processo de incubação e o iogurte caseiro não fica firme.
- O tempo necessário para a preparação do iogurte natural pode variar. Eu normalmente incubo o iogurte caseiro por cerca de 6 horas, mas podem ser necessárias 12 a 14 horas se a sua situação de incubação não for ideal. Nota: Quanto mais tempo você incubar, mais azedo o seu iogurte ficará.
Como Fazer Iogurte Caseiro – Natural e Grego
Equipamento
Ingredientes
- 2 litros de leite
- ¼ xícara de iogurte natural, comprado no mercado, apenas verifique se a caixa especifica: CULTURAS ATIVAS OU VIVAS.
Instruções
Leite:
- Coloque o leite em uma panela média e aqueça a 85°C, mexendo sempre para impedir a formação de uma pele e mantenha a temperatura de 85°C por 15 min.2 litros de leite
Banho frio:
- Transfira a panela com leite para um banho de gelo (encher a pia com gelo e água), para esfriar o leite a 43°C
Temperar:
- Despeje ½ xícara de leite em uma jarra ou tigela limpa. Misture o iogurte natural, mexendo até que o iogurte esteja bem incorporado. Adicione a mistura de leite e iogurte ao leite restante e misture bem.¼ xícara de iogurte natural
Incubar:
- Despeja o leite nos frascos de vidro e feche com uma tampa, enrole em uma toalha úmida e quente para manter o calor e coloque no forno com a luz ligada. OU coloque em uma caixa térmica com água aquecida até 40-48°C. OU use uma iogurteira. Deixe as bactérias fazerem o seu iogurte, fazendo mágica por 6 a 12 horas
Coar:
- Você pode usar o iogurte assim ou coar para fazer o iogurte grego. Para coar, forre uma peneira de malha com uma gaze (ou toalha de cozinha, filtros de café etc.) e despeje o iogurte. Coloque sobre uma tigela grande e deixe coar na geladeira por algumas horas (ou durante a noite), até atingir a consistência desejada.
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
7 comentários
O iogurte ficou uma delícia, obrigada pela receita😘
Obrigada pela receita, eu nem compro mais iogurte no mercado🙌