Lombinho de porco suculento servido com um molho cremoso de mostarda e cogumelos. É TÃO BOM que você vai ter que se controlar para não lamber o prato!
Esta é uma daquelas receitas que são fáceis o suficiente para o meio da semana, mas sofisticada o suficiente para servir nos fins de semana na companhia de amigos ou familiares.
Um lombinho de porco é algo que mantenho no freezer o tempo todo, porque há muitas maneiras de cozinhá-lo, mas na maioria das vezes eu prefiro assar o lombinho de porco no forno, tornando o preparo ainda mais fácil. E se eu tiver tempo, primeiramente eu gosto de selar o lombinho de porco em uma frigideira para depois transferi-lo para o forno.
DICA: Cozinhar o lombinho de porco inteiro mantém esse corte de carne magra delicioso e suculento!
INGREDIENTES PARA FAZER A RECEITA DE LOMBINHO DE PORCO ASSADO
MUITO pouco ingredientes! Esta é outra daquelas receitas que você obtém altos retornos com baixo esforço. Portanto, poucos ingredientes e menos de 10 minutos de esforço ativo para obter sabores incríveis!
PARA A CARNE:
- Lombinho de Porco ou também chamado Filé Mignon de Porco. É um dos cortes suínos mais macios e saborosos, com pouca gordura e com ótimo custo-benefício, se comparado ao seu similar bovino. Além disso, é ótimo para se fazer um picadinho, strogonoff, frito, empanado, espetinho, na panela e churrasqueira.
- Tempero DRY RUB. DRY RUB é uma mistura de condimentos secos que é aplicada para dar sabor às carnes antes de irem ao forno, grelha ou churrasqueira. É muito comum nos churrascos norte americanos. O ideal é aplicar algumas horas antes, se possível no dia anterior. Enquanto a carne descansa, o DRY RUB penetra lentamente no interior da carne e transfere todo o sabor uniformemente pela peça. Mas mesmo que não haja tempo e o preparo do lombinho de porco tenha que ser feito pouco antes de grelhar/assar, não há problema, mesmo com pouco tempo o DRY RUB vai agregar sabor à carne. O exterior do lombinho de porco terá uma camada mais forte e intensa, com uma coloração bem caramelizada quando você fritar ou assar a carne.
MOLHO CREMOSO DE MOSTARDA:
Você DEVE experimentar este molho, é perfeito com carne de porco ou bife e é tão bom que eu poderia simplesmente bebê-lo. Eu não estou brincando!
Este molho dijon caseiro e cremoso é fácil de fazer e usa poucos ingredientes: cogumelos, cebola, alho, farinha, caldo de galinha, creme de leite, ervas e mostarda dijon.
Eu amo usar este molho em peitos de frango, peixe e até mesmo macarrão. Portanto, este é o melhor molho para esta receita de lombinho de porco grelhado e assado.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER O LOMBINHO DE PORCO AO MOLHO DE MOSTARDA?
As etapas são MUITO fácies e são bem parecidas com a minha outra receita de Filé Mignon de Porco com Molho de Alho e Mel, se você ainda não experimentou, faça e experimente, pois esta outra receita também é deliciosa!
Como falei Fácil, Fácil, Fácil é tão fácil quanto 1-2-3:
- Grelhe o lombinho de porco. Em seguida, coloque no forno para terminar de cozinhar e depois retire da frigideira para descansar.
- Salteie os cogumelos, retire e depois refogue a cebola e o alho.
- Adicione o vinho, o caldo de galinha e depois o creme de leite. Cozinhe para reduzir o excesso do líquido e é ai que a mágica acontece, pois este molho incrível é criado…
DICAS PARA A RECEITA DE LOMBINHO ASSADO
- Este molho é baseado nos sabores do vinho, mas se você prefere fazer ele não alcoólico, você pode deixar o vinho de fora. Vinho SUAVE OU SECO? Neste receita usei vinho rose suave, vai muito bem com carne de porco. Mas seco é absolutamente excelente também, e se você quiser um toque doce, basta adicionar um pouquinho de açúcar ou mel ao molho!
- O estragão é uma erva comumente usada na culinária francesa. Tem um sabor único, quase como semente de anis. Combina espetacularmente com molhos cremosos à base de álcool como este. Talvez pode ser difícil de achar na sua região, então você poderá substituir com o tomilho ou deixá-lo de fora. Prometo que o molho ainda ficará delicioso!
- O tempero DRY RUB é ideal aplicar algumas horas antes, se possível no dia anterior. Enquanto a carne descansa, o DRY RUB penetra lentamente no interior da carne e transfere todo o sabor uniformemente pela peça. Mas mesmo que não haja tempo e o preparo do lombinho de porco tenha que ser feito pouco antes de grelhar/assar, não há problema, mesmo com pouco tempo o DRY RUB ainda vai agregar sabor à carne.
- Frigideira à prova de forno – uma boa para usar é a frigideira de ferro fundido, porque depois de fritar ao lombinho de porco, você pode usar a mesma frigideira para ir no forno. Mas se você não tiver uma, basta transferir a carne para a uma assadeira.
- Temperatura interna do lombinho de porco assado (usando um termômetro de carne inserido no meio da parte mais grossa):
- Ao ponto para bem passada, retire-a do forno após cerca de 16 a 18 minutos e a temperatura interna do lombinho de porco deve estar em 68°C . Após um descanso de 5 minutos, a temperatura irá para 70 °C e estará assado além do tom rosado (ou seja, suculência ideal sem o rosado).
- Ao ponto (um leve toque do tom rosado), retire-a do forno após 13 minutos e a temperatura interna do lombinho de porco carne de porco deve estar em 65 °C. Após um descanso de 5 minutos, a temperatura irá para 68 °C (que é apenas rosa, tão suculento quanto o filé de porco pode ser).
O QUE SERVIR COM LOMBINHO DE PORCO ASSADO?
Eu amo servir o lombinho de porco com praticamente qualquer coisa, uma salada rápida e arroz, Purê de Batatas ou apenas legumes grelhados! E para manter a quantidade de carboidratos baixa para o seu jantar, faça essa receita de Purê de Couve-Flor e apenas alguns de seus legumes favoritos no vapor. Assim você terá um prato mais saudável!
Se você tiver sobras do lombinho de porco para o dia seguinte, pegue uma folha de alface ou couve e prepare um wrap de porco envolto na folha com um pouco do molho dijon cremoso. É um wrap rápido e perfeito para o almoço!
Lombinho de Porco ao Molho de Mostarda
Ingredientes
- 15m (1 colher de sopa) de azeite
- 500g (1 unidade) lombinho de porco, (filé mignon de porco – Nota 1)
TEMPERO DRY RUB:
- ½ colher de chá de alho em pó
- ½ colher de chá de páprica doce, ou colorau
- ½ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta do reino
MOLHO CREMOSO DE MOSTARDA:
- 30g (2 colheres de sopa) de manteiga, (separadas para fritar os cogumelos e a cebola)
- 150g de cogumelos fatiados
- 40g (¼ xícara) de cebola, finamente picada
- 2 dentes de alho, picados
- 15g (1½ colher de sopa) de farinha comum ou sem glúten, para engrosar o molho (usei farinha de mandioca)
- 125ml (½ xícara de vinho branco ou rose, (opcional – Nota 2)
- 500ml (2 xícaras) de caldo de galinha, baixo teor de sódio ou caseiro
- 20g (1 colher de sopa) de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de estragão ou tomilho, fresco, picado (opcional – Nota 3)
- 1 colher de sopa de alecrim, fresco, picado (opcional)
- 60g (¼ xícara) de creme de leite
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Misture todos os ingredientes de DRY RUB e polvilhe a mistura por todo o lombinho de porco. (Nota 4)½ colher de chá de alho em pó, ½ colher de chá de páprica doce, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de pimenta do reino
- Deixe a frigideira à prova de forno (Nota 5) com azeite no fogo alto até que ela comece a brilhar e soltar um pouco de fumaça. Adicione o lombinho de porco e sele por todos os lados até formar uma crosta marrom.(Após colocar o lombinho no fogo, não mexa. No primeiro momento a carne irá grudar na superfície da panela. Não se preocupe! Quando a crosta amarronzada começar a se formar na superfície da carne, ela irá se soltar naturalmente da frigideira e você poderá virá-la em seguida.)15m (1 colher de sopa) de azeite, 500g (1 unidade) lombinho de porco
- Coloque o lombinho no forno por 13 minutos para obter um leve toque de rosa ou de 18 a 20 minutos para ficar bem passada. (Veja a Nota 6 para temperaturas internas de cozimento.)
- Retire o lombinho da frigideira para um prato, cubra com papel alumínio e reserve em um lugar quente enquanto faz o molho.
Molho de Mostarda:
- Derreta 1 colher de sopa de manteiga na mesma ou outra frigideira em fogo alto. Salteie os cogumelos até dourar e retire. Reduza o fogo para médio alto, derreta 1 colher de sopa de manteiga. Adicione a cebola e o alho. Refogue por 2 minutos ou até a cebola ficar macia.30g (2 colheres de sopa) de manteiga, 150g de cogumelos fatiados, 40g (¼ xícara) de cebola, 2 dentes de alho
- Adicione a farinha e misture. Adicione o vinho, cozinhe até que tenha evaporado (cerca de 1 minuto). Adicione a mostarda, o caldo de galinha e ervas frescas. Misture bem. Leve para ferver e cozinhe até que o líquido reduza pela metade – cerca 3 a 5 minutos.15g (1½ colher de sopa) de farinha comum ou sem glúten, 125ml (½ xícara de vinho branco ou rose, 500ml (2 xícaras) de caldo de galinha, 20g (1 colher de sopa) de mostarda dijon, 1 colher de sopa de estragão ou tomilho, 1 colher de sopa de alecrim
- Adicione o creme de leite e misture, em seguida, adicione os cogumelos e a carne na frigideira, com os sucos reunidos no prato. Cozinhe por 1-2 minutos, até o molho engrossar e obter uma consistência fina de molho (ele engrossará mais à medida que resfria).60g (¼ xícara) de creme de leite
- Retire a carne do molho e corte em pedaços (cerca 2cm cada). Transfira para a travessa e despeje o molho por cima da carne.
- Sirva!
Notas
- Este molho também é realmente delicioso feito com outros cortes de carne de porco como costeletas. E também com frango.
- Este molho é baseado nos sabores do vinho, mas se você prefere fazer ele não alcoólico, você pode deixar o vinho de fora.
Vinho SUAVE OU SECO? Neste receita usei vinho rose suave, acho que fica bem com carne de porco. Mas seco é absolutamente excelente também, e se você quiser um toque doce, basta adicionar um pouquinho de açúcar ou mel ao molho! - O estragão é uma erva comumente usada na culinária francesa. Tem um sabor único, quase como semente de anis. Combina espetacularmente com molhos cremosos à base de álcool como este. Talvez pode ser difícil de achar na seu região, você pode substituir com tomilho ou deixá-lo de fora. Prometo que o molho ainda ficará delicioso!
- O DRY RUB é ideal aplicar algumas horas antes, se possível no dia anterior. Enquanto a carne descansa, o DRY RUB penetra lentamente no interior da carne e transfere todo o sabor uniformemente pela peça. Mas mesmo que não haja tempo e o preparo da carne tenha que ser feito pouco antes de grelhar/assar, não há problema, mesmo com pouco tempo o DRY RUB vai agregar sabor à carne.
- Frigideira à prova de forno – uma boa para usar é a frigideira de ferro fundido, porque depois de fritar a carne você usa a mesma frigideira para ir no forno. Mas se você não tiver uma, basta transferir a carne para a uma assadeira.
- Temperatura interna da carne de porco cozida (usando um termômetro de carne inserido no meio da parte mais grossa)
- Ao ponto para bem passada, retire-a do forno após cerca de 16 a 18 minutos e a temperatura interna do lombinho de porco deve estar em 68°C . Após um descanso de 5 minutos, a temperatura irá para 70 °C e estará assado além do tom rosado (ou seja, suculência ideal sem o rosado).
- Ao ponto (um leve toque do tom rosado), retire-a do forno após 13 minutos e a temperatura interna do lombinho de porco carne de porco deve estar em 65 °C. Após um descanso de 5 minutos, a temperatura irá para 68 °C (que é apenas rosa, tão suculento quanto o filé de porco pode ser).
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
5 comentários
Sabor sensacional, amei a receita😘
Toda a minha família amou a receita, obrigada!
Adoramos o seu Americano.Uma verdadeira delícia, PARABÉNS!!!
Olá Maria, tudo bem?! Fiquei feliz por ter gostado da receita! Obrigada pelo carinho. Abraços! 🥰
Este molho é incrível 😻