Esta receita de Macarrão ao Molho Alfredo pode estar no seu prato em menos de 20 minutos! É absolutamente delicioso e muito simples de fazer.
O Molho Alfredo transforma o frango e macarrão em algo especial! Também adicionei espinafre e tomate seco para dar um pouco de cor e um toque saudável a esta receita de macarrão ao molho alfredo.
O QUE É MOLHO ALFREDO?
Alfredo é um molho cremoso, feito com manteiga, creme de leite e queijo parmesão. Existem algumas adições e adaptações que você pode fazer neste molho, como adicionar vegetais ou especiarias. Ao contrário do molho Béchamel (molho branco – outro molho clássico), o molho Alfredo é melhor preparado e consumido imediatamente.
Você pode usar o Molho Alfredo para servir com brócolis ou macarrão, assim como eu fiz neste receita de macarrão ao molho alfredo com peito de frango crocante e dourado. Pegue um pouco de fettuccine, creme de leite, parmesão e alguns peitos de frango no supermercado e provavelmente você terá tudo o que precisa em mãos.
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE MACARRÃO AO MOLHO ALFREDO:
Aqui está o que você precisa:
- Vinho – o ingrediente secreto! Se vamos fazer uma massa cremosa de luxo, vamos fazer o que é certo – use um vinho branco seco de boa qualidade! Eu gosto de usar Pinot Grigio, Sauvignon Blanc ou Chardonnay, qualquer um deles atenderá aos sabores deste molho cremoso. Mas se você prefere fazer ele não alcoólico, você pode substituir por mais caldo de galinha.
- Parmesão – certifique-se de que esteja fresco! O uso do queijo parmesão ralado na hora melhora o sabor e garante que o queijo derreta através do molho. Não use aquele parmesão de saquinho, pois não derrete adequadamente no molho.
- Tomate seco – você pode omitir este ingrediente, se quiser, mas ele dá a esta receita um pouco mais daquele woow! Você pode usar tomate seco sem óleo ou os de frascos em óleo.
- Espinafre – eu senti que precisava de um pouco de vegetais, mas se você não tiver essa necessidade, fique à vontade para omiti-lo.
- Creme de leite fresco com alta gordura ou Nata – receita funcionará com creme de leite de caixinha ou leite, mas obviamente não possui a mesma quantidade de riqueza! Se você estiver usando creme de leite de caixinha ou leite, guarde um pouco da água que você cozinhou o macarrão. E no final, misture a massa com algumas gotas desta água, pois o amido extra desta água, ajudará a engrossar o molho. Portanto, seria como usar creme de leite gordo.
- Macarrão – largos e planos são melhores para molhos cremosos como fettuccine, mas qualquer macarrão funcionará bem, curto, longo, normal ou sofisticado. Neste receita de macarrão ao molho alfredo, eu usei macarrão sem glúten.
- Alho, manteiga e caldo de galinha – isso que da mais sabor ao nosso prato.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
COMO FAZER MACARRÃO AO MOLHO ALFREDO?
Nesta receita de macarrão ao molho alfredo, grelhamos o frango até ficar dourado e crocante, depois misturamos com o Molho Alfredo super cremoso de parmesão e alho! Esta receita rápida ficará pronta em 20 minutos.
Você usará ao mesmo tempo, uma panela para cozinhar o fettuccine e uma frigideira grande para fritar os peitos de frango e construir o molho.
- Ferva o macarrão em uma panela grande com água e sal. Faça isso antes de começar a fritar o frango e você pode adicionar o macarrão seco ao mesmo tempo em que começar a fritar o peito de frango. (Guarde um copo de água da massa para diluir o molho, se necessário).
- Frite os peitos de frango em uma combinação de óleo e manteiga para obter uma crocância dourada. Em seguida, cubra os peitos de frango com papel alumínio, para mantê-los aquecidos, enquanto termina o molho.
- A massa está pronta, o frango está pronto, agora faça o seu molho. Depois que o macarrão estiver cozido e escorrido e o frango frito e fatiado, o Molho Alfredo leva apenas alguns minutos para fazer. Você pode fazer o molho na mesma frigideira em que o frango foi frito.
- Quando o molho engrossar, adicione o macarrão e frango. Se necessário, adicione um pouco da água do macarrão e misture bem. Sirva imediatamente.
COMO FAZER PEITO DE FRANGO SUCULENTO E DOURADO?
Há tantas variações no cozimento do peito de frango quanto há cozinheiros, e eu diria que isso é uma coisa muito boa, pois garante que nunca nos enjoemos deste alimento básico.
Peito de frango frito em um pouco de óleo com sal e pimenta do reino, e terminado com uma generosa noz de manteiga. Essa foi a primeira maneira que eu aprendi a cozinhar o peito de frango e é uma técnica para a qual eu sempre volto.
O frango resultante desta técnica, tem um exterior crocante e dourado, com um interior ainda suculento, e é bom servido com legumes no vapor, assim como nesta receita de Macarrão ao Molho Alfredo.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA FAZER O PEITO DE FRANGO DOURADO E SUCULENTO:
- Comece com uma frigideira larga e funda e adicione óleo. Vamos cozinhar o frango em fogo médio-alto e queremos ter muito espaço entre os dois peitos. Use algo amplo e profundo que acomoda o frango e mantém os respingos de óleo no mínimo.
- Não mexa o frango por cinco minutos completos uma vez na frigideira. Quando o frango estiver na frigideira, não cutuque, não mexa ou tente virar o frango por cinco minutos. Se você não conseguir virar o frango facilmente com uma pinça, ele ainda não está pronto para virar. Sendo assim, não vire, pois não ficará crocante e dourado.
- Vire-o uma vez e não toque novamente. Virar o peito apenas uma vez, com o objetivo de obter uma cor marrom-dourada em cada lado.
- Finalize com manteiga. A manteiga, que queimaria se adicionada no início, adicionará sabor e um pouco de cor ao final do cozimento.
SUBSTITUIÇÕES PARA A RECEITA DE MACARRÃO AO MOLHO ALFREDO:
Se você precisar atender a uma necessidade alimentar específica, a seguir estão algumas opções:
- Torne-o livre de laticínios substituindo a manteiga por manteiga ghee ou óleo, creme de leite por Creme de Castanhas de Caju, parmesão por parmesão vegano ou levedura nutricional. Ou use a minha receita de Molho Alfredo Vegano.
- Se você é vegano, basta substituir o frango por ervilhas, cogumelos ou outro vegetal.
- Se você tem intolerância ao glúten, use macarrão sem glúten.
Macarrão ao Molho Alfredo com Frango
Ingredientes
MACARRÃO:
- 300 g de macarrão fettuccine, sem glúten
- Sal, a seu gosto
FRANGO:
- 2 (500g) peitos de frango
- ¾ colher de chá de sal
- ¼ colher de chá de pimenta do reino
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa (15g) de manteiga, ou manteiga ghee
MOLHO ALFREDO:
- 1 colher de sopa (15g) de manteiga, ou manteiga ghee
- 2 dentes de alho, picados
- ½ xícara (125 ml) de vinho branco seco, (ou substitua por caldo de galinha)
- ½ xícara (125 ml) de caldo de galinha, baixo teor de sódio
- 1 ¼ xícara (315 ml) de creme de leite fresco ou nata
- ¾ xícara (75g) de parmesão, ralado
- 100 g tiras de tomate secos, (opcional)
- ¼ colher de chá de sal
- ¼ colher de chá de pimenta do reino
- 70 g folhas de espinafre, (opcional)
DECORAR (opcional):
- Mais parmesão
- Salsinha
Instruções
MACARRÃO:
- Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente com sal pelo tempo que estiver nas instruções da embalagem, menos 1½ minutos.
- Pouco antes de escorrer o macarrão, retire uma caneca cheia de água. Em seguida, escorra o macarrão.
FRANGO:
- Seque os dois lados dos peitos de frango com papel toalha. Tempere com sal e pimenta do reino.
- Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto por 2 a 3 minutos. (Se você tem uma frigideira de 25 cm com lados retos, é hora de usá-la. Para criar uma crosta crocante no frango não use uma frigideira antiaderente, melhor usar de ferro fundido ou de aço inox ou carbono).
- Agite a frigideira imediatamente antes de adicionar o frango para distribuir o óleo. Adicione o frango e deixe por 5 a 7 minutos, até que o fundo fique dourado. (Se você tentar virar o frango e ele ficar preso, ele ainda não está pronto para virar.)
- Vire o frango e adicione a manteiga. Pegue a frigideira e agite suavemente para distribuir a manteiga derretida. Cozinhe o frango até atingir uma temperatura interna de 70° C, 5 a 7 minutos a mais.
- Transfira o frango para um prato ou tábua e deixe descansar por 3 minutos. Corte em fatias de 2cm de espessura. Cubra com papel alumínio enquanto prepara o molho.
MOLHO ALFREDO:
- Na mesma frigideira, adicione a manteiga e o alho. Cozinhe o alho por 30 segundos até dourar e adicione o vinho.
- Cozinhe rapidamente, mexendo para raspar os pedaços marrons do fundo da panela. Depois de evaporar, adicione o caldo de galinha, o creme de leite, o parmesão, o tomate seco, sal e pimenta do reino.
- Baixe para o fogo médio e cozinhe por 3-5 minutos, mexendo sem parar, até reduzir e engrossar.
MONTAGEM:
- Adicione espinafre, frango e macarrão cozido ao molho.
- Misture por 1½ a 2 minutos no fogão, até o molho engrossar e revestir os fios do macarrão. Use a água que você cozinhou o macarrão, se necessário, isso se o molho estiver muito espesso.
- Sirva imediatamente com parmesão ralado por cima e salsinha (se desejar).
Vídeo
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
9 comentários
Adorei, parece delicioso.
Parece delicioso.
[…] Chefinha Natural Tudo […]
Fiz ontem e ficou uma delícia, obrigada pela receita🥰