Este bolo Red Velvet Sem Glúten e Low Carb é totalmente natural. Além disso, possui menos de 30% de carboidratos por porção! E para obter a sua tonalidade vermelha, eu usei suco de beterraba ao invés de colorante artificial. A cobertura é livre de laticínios, feita com uma mistura de creme de castanhas de caju, tofu e xilitol.
O Red Velvet é um bolo clássico da confeitaria americana e esse bolo sem glúten e low carb é tudo o que você poderia imaginar e esperar de um autêntico bolo red velvet. Essa é a minha receita preferida sempre que quero agradar os amantes de chocolate e aos não-amantes de chocolate!
BOLO RED VELVET COM BETERRABA
O red velvet normalmente é feito com corante artificial, por isso tem um tom vermelho profundo. Mas também existem maneiras naturais de colorir este bolo! O método que eu usei para esta receita foi a beterraba assada, batida com água e coada, para assim obter um suco vermelho e intenso.
A chave para manter a cor natural do bolo red velvet brilhante é a massa ácida. O açúcar também é bastante importante para fixar a cor, mas esta receita não contem o açúcar.
Então ao criar esta receita sem glúten e low carb com corante natural, foi importante descobrir que a quantidade de cacau associada com alguns ácidos, como o limão, vinagre e o iogurte, foram fundamentais para poder chegar na cor do bolo red velvet de forma mais natural.
Portanto, embora o meu bolo “red velvet” tenha uma cor marrom-bordô, o sabor é incrível e não é afetado de forma alguma pelo suco de beterraba. A beterraba se mistura com o cacau, baunilha e as farinhas. Sendo assim, não tem como sentir o sabor da beterraba e a maioria das pessoas não seria capaz de adivinhar o meu ingrediente secreto desta receita! A beterraba adiciona doçura e umidade natural, o que significa que menos açúcar e óleo são necessários para produzir este bolo macio e úmido, com suave sabor de cacau. O corante natural é sempre um vencedor para mim!
BOLO RED VELVET – SEM GLÚTEN E LOW CARB
Quando se tratou de escolher as farinhas para o meu bolo red velvet sem glúten e low carb, optei por uma mistura de farinha de trigo sarraceno para estrutura, farinha de amêndoas para umidade e fécula de araruta para maciez. Além de adicionar fibras e nutrientes, as farinhas de trigo sarraceno e amêndoas completam perfeitamente os sabores do bolo (sabor do cacau, baunilha, beterraba, iogurte, limão e vinagre). Com todos esses excelentes sabores, posso garantir que este será o bolo red velvet mais saboroso que você já provou.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER O BOLO RED VELVET
- Em uma tigela misture as farinhas com o cacau, sal e fermento, reserve.
- Numa outra tigela adicione a manteiga em textura de pomada e o xilitol já pulverizado. Bata com ajuda de batedor ou na mão, até ficar um creme liso e mais claro.
- Aos poucos, adicione os ovos um a um e bata até o creme dobrar de volume.
- Adicione o iogurte, as raspas de limão e o extrato de baunilha, continue batendo até tudo ficar homogêneo.
- Junte a mistura das farinhas com o creme reservado e adicione o suco de beterraba, o vinagre de maçã e o suco de limão, misture até ficar homogêneo.
- Adicione o fermento e mexa suavemente.
- Porcione a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C e asse por 20 minutos. Este bolo red velvet fica com um aspecto “molhado” e estará assado quando estiver todo firme.
- Espere pelo menos 15 minutos para desenformar.
- Quando o bolo red velvet estiver completamente resfriado, recheie e decore usando a sua imaginação!
COMO FAZER O SUCO DE BETERRABA
Para preparar o corante natural de suco de beterraba, você vai precisar de 2 beterrabas médias, cerca de 300g. Não tem necessidade de você retirar a casca neste momento. Envolva as beterrabas no papel manteiga e coloque numa assadeira. Asse as beterrabas no forno por pelo menos 60 minutos à 180 graus C.
No entanto, evite cozinhar em água, pois ferver a beterraba pode desestabilizar a cor. Após assada, a beterraba deve ficar macia, retire a casca e bata no liquidificador com aproximadamente 300ml de água e coe com ajuda de um voal para obter um suco vermelho intenso.
RECHEIO PARA O BOLO RED VELVET
Nesta receita eu usei um recheio vegano e sem laticínios. Este recheio é feito com creme de castanhas de caju, tofu, óleo de coco, suco de limão, baunilha e adoçado com o xilitol. É um recheio ou cobertura fácil de preparar. É só você colocar os ingredientes da forma que eles aparecem na receita e bater no liquidificador ou no processador.
O importante é que você só prepare esse recheio depois que o seu bolo red velvet estiver completamente frio, pois muitas vezes a fixação da cor está diretamente relacionado com esse tempo de resfriamento. Portanto, deixe o bolo red velvet esfriar completamente para você iniciar a montagem!
O recheio normalmente usado para o bolo Red Velvet é o cream cheese, se você preferir usar o recheio feito com cream cheese, veja a minha receita do recheio que usei no meu Bolo de Cenoura Americano!
COMO FAZER O CREME DE CASTANHAS DE CAJU
Para fazer o creme de castanha de caju, deixe as castanhas de molho por aproximadamente 6 horas. Descarte a água e lave bem as castanhas. Liquidifique as castanhas com a água filtrada até que vire um creme bem liso. Você pode ver todas as dicas sobre esse creme no meu post Como Fazer Creme de Castanhas de Caju, onde eu explico tudo certinho.
MONTAGEM DO BOLO RED VELVET
Após o bolo red velvet estar completamente resfriado, inicie a montagem com uma das bases do bolo, coloque o recheio e repita esse processo. Finalize colocando a cobertura e leve o bolo para resfriar por pelo menos uma hora. Finalize decorando com frutas frescas. Sirva em seguida!
DICAS
- É bem importante assar esse bolo red velvet numa temperatura de média para baixa (170-180°C) e de uma forma bem lenta para não alterar a cor.
- Para conseguir a pigmentação adequada deste bolo é importante a combinação do cacau com o suco da beterraba e os elementos ácidos da receita.
- Não é recomendado usar muita farinha de amêndoas, pois diminui a capacidade de fixar o corante na massa. Sugiro usar a balança para obter medidas mais precisas! Use a minha receita de Farinha de Amêndoas Caseira, para ficar mais em conta!
- Ao escolher o iogurte para essa preparação se atente a lista de ingredientes, pois é importante que seja um iogurte de boa qualidade e que nessa lista só tenha o leite e fermento, e nada mais! No entanto, você também pode usar a minha receita de Iogurte Caseiro.
- É importante usar todos os ingredientes em temperatura ambiente. Recomendo tirar os ingredientes da geladeira algumas horas antes de começar a receita.
- Ao adicionar o ovo para fazer o creme de manteiga e xilitol, pode acontecer uma separação por causa da temperatura do ovo ou até mesmo da tigela da batedeira por ser mais fria que os ingredientes. Isso não afeta a sua preparação, pode continuar com a receita!
- Se você não tiver 3 formas ou se o seu forno é pequeno, você pode dividir a receita em 3 e fazer cada camada do bolo separadamente.
PORCÕES DO BOLO RED VELVET
Esta receita rende um pequeno bolo de 20 cm com 3 camadas, perfeito para cerca de 16 fatias com uma boa quantidade de cobertura. Mas você pode facilmente assar este bolo red velvet em uma forma quadrada de 23 cm. A cobertura deve ser suficiente para um bolo de camada única. Para red velvet cupcakes, encha forminhas de cupcakes até dois terços com a massa e diminua o tempo de cozimento conforme necessário.
ARMAZENAMENTO DO BOLO RED VELVET
As camadas do bolo red velvet podem ser feitas um dia antes. Após o resfriamento, embrulhe delicadamente com um filme plástico e deixe na bancada de um dia para o outro.
As sobras podem ser armazenadas em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. *Observação: com o tempo o xilitol usado no recheio pode se cristalizar na geladeira! Se isso acontecer, você pode aquecer o bolo no micro-ondas por alguns segundos, antes servir.
Bolo Red Velvet – Sem Glúten e Low Carb
Equipamento
- 3 formas de preferência com fundo removível aproximadamente 20cm de diâmetro
Ingredientes
BOLO
- 150 g (¾ xícara) de manteiga, ou ghee em textura de pomada
- 150 g (¾ xícara de chá) de xilitol
- 3 ovos, caipiras
- 127 g (½ xícara) de iogurte natural, ou iogurte natural de coco
- 7,5 ml (1 ½ colher de chá) de extrato de baunilha,
- Raspas de limão siciliano, (opcional)
- 67 g (½ xícara) de farinha de trigo sarraceno
- 135 g (1 ½ xícara) de farinha de amêndoas
- 60 g (½ xícara) de fécula de araruta
- 23 g (3 colheres de sopa) de cacau em pó
- 4,5 g (¾ colher de chá) de sal
- 270 ml (1 xícara + 4 colher de chá) de suco de beterraba
- 7,5 ml (1 ½ colher de chá) de vinagre de maçã
- 22,5 ml (1 ½ colher de sopa) de suco de limão siciliano
- 15 g (3 colheres de chá) de fermento químico
RECHEIO
- 230 g (1¼ xícara) de tofú, orgânico
- 230 g (1 xícara) de creme de castanha de caju
- 120g (½+1 colher de sopa xícara) de xilitol
- 7,5 ml (1½ colher de chá) de extrato de baunilha
- 22,5 ml (1½ colher de sopa) de suco de limão siciliano
- 125 ml (½ xícara) de óleo de coco, derretido
CORANTE NATURAL DE SUCO DE BETERRABA
- 300 g (2 unidades médias) de beterraba,
- 300 ml 1 ¼ xícara) de água
CREME DE CASTANHAS DE CAJU
- 180 g (1½ xícara) de castanha de cajú natural sem sal, *de molho por pelo menos 2 horas
- 125 ml (½ xícara) de água filtrada
DECORAÇÃO
- Frutas vermelhas frescas para decorar o topo do bolo, amora, framboesa e mirtilo fresco.
Instruções
CREME DE CASTANHAS DE CAJU
- Deixe as castanhas de molho por aproximadamente 6 horas. Descarte a água e lave bem as castanhas.180 g (1½ xícara) de castanha de cajú natural sem sal
- Liquidifique as castanhas com água filtrada até virar um creme bem liso.125 ml (½ xícara) de água filtrada
CORANTE NATURAL DE SUCO DE BETERRABA
- Envolva as beterrabas no papel manteiga e coloque numa assadeira. Asse as beterrabas em forno à 160-180°C por pelo menos 60 minutos.300 g (2 unidades médias) de beterraba
- Após assada, a beterraba deve ficar macia, retire a casca e bata no liquidificador com água e coe para obter um suco vermelho intenso.300 ml 1 ¼ xícara) de água
BOLO
- Pulverize o xilitol no liquidificador ou processador.
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Em uma tigela, coloque a manteiga ou ghee e o xilitol e misture com o auxílio de uma batedeira até obter um creme liso e claro.150 g (¾ xícara) de manteiga, 150 g (¾ xícara de chá) de xilitol
- Adicione os ovos um a um e continue a bater.3 ovos
- Adicione o iogurte, extrato de baunilha e as raspas de limão, continue batendo até tudo ficar homogêneo. Reserve.127 g (½ xícara) de iogurte natural, 7,5 ml (1 ½ colher de chá) de extrato de baunilha, Raspas de limão siciliano
- Em uma outra tigela, misture a farinha de trigo sarraceno, farinha de amêndoas e fécula de araruta, adicione o cacau e o sal.67 g (½ xícara) de farinha de trigo sarraceno, 135 g (1 ½ xícara) de farinha de amêndoas, 60 g (½ xícara) de fécula de araruta, 23 g (3 colheres de sopa) de cacau em pó, 4,5 g (¾ colher de chá) de sal
- Junte as farinhas ao creme reservado e adicione o suco da beterraba, o vinagre de maçã e o suco de limão siciliano.270 ml (1 xícara + 4 colher de chá) de suco de beterraba, 7,5 ml (1 ½ colher de chá) de vinagre de maçã, 22,5 ml (1 ½ colher de sopa) de suco de limão siciliano
- Por último, adicione o fermento e mexa suavemente.15 g (3 colheres de chá) de fermento químico
- Unte 3 formas e coloque discos de papel manteiga para proteger a base.
- Porcione a massa igual entre as formas e leve para assar por 20 min. Este bolo fica com um aspecto “molhado” e estará assado quando estiver todo firme.
- Espere pelo menos 15 minutos para desenformar.
RECHEIO
- Pulverize o xilitol no liquidificador ou processador.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou no processador e bata até atingir um creme liso.230 g (1¼ xícara) de tofú, 230 g (1 xícara) de creme de castanha de caju, 120g (½+1 colher de sopa xícara) de xilitol, 7,5 ml (1½ colher de chá) de extrato de baunilha, 22,5 ml (1½ colher de sopa) de suco de limão siciliano, 125 ml (½ xícara) de óleo de coco
MONTAGEM
- Após o bolo estar completamente resfriado, inicie a montagem com uma das bases de bolo, coloque o recheio e repita esse processo.
- Finalize colocando a cobertura e leve o bolo para resfriar por pelo menos uma hora. Por último, decore com frutas frescas. Sirva em seguida!
Vídeo
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
6 comentários
posso usar açúcar mascavo ou outro açúcar? qual seria a quantidade?
Olá Rosane, tudo bem?! Se essa for a sua escolha, você pode substituir por açúcar, mas tenha em mente que a receita não será low carb! Em geral você pode substituir o xilitol por açúcar na proporção de 1:1.
Obrigada pela atenção e resposta se eu fizer volto aqui para contar se deu certo bjs
Sou vegana como faço para fazer o bolo sem ovos.
Grata
Olá Márcia, tudo bem?! Para fazer o bolo sem ovos, você pode substituir o ovo por ovo de chia, mas por enquanto eu não testei isso em nenhuma das minhas receitas, então não posso garantir que o resultado será o mesmo!
Este foi sem dúvidas o melhor bolo que eu já comi! Obrigada pela receita🥰😘