O arroz de brócolis é uma ótima maneira de usar todo o brócolis, incluindo o talo. Além de ser um acompanhamento delicioso, é versátil e fácil de ser servido nas refeições diárias!
OS BENEFÍCIOS DO BRÓCOLIS
O Arroz de Couve-Flor tem sido o meu favorito de longa data para uma alternativa de arroz saudável e com baixo teor de carboidratos. Mas o arroz de brócolis não pode ser ignorado. O brócolis está repleto de vitamina C, fibras e antioxidantes. É por isso que faz parte da minha rotinha diária de alimentos anti-inflamatórios.
Além disso, o brócolis pode ser cozinhado de várias maneiras. Você pode assar, cozinhar no vapor e, claro, fazer o arroz. Depois de refogar com um pouco de alho e cebola, o sabor e a textura são irresistíveis. Sirva como um acompanhamento simples ou continue lendo para saber mais maneiras de servir e preparar o arroz de brócolis.
COMO FAZER O ARROZ DE BRÓCOLIS
Depois de testar algumas maneiras de fazer esta receita, descobri que usar um processador de alimentos cria a melhor textura. Torna-se leve e fofo, similar aos grãos (verdes) de arroz tradicional.
1. Corte a cabeça do brócolis em pequenas florzinhas.
2. Apare as folhas do caule usando um descascador. Em seguida, corte em pedaços. Certifique-se de fazer isso, pois você não quer pedaços volumosos.
3. Pulse o brócolis em um processador de alimentos até que fique do tamanho de um arroz.
No entanto, se você não tem um processador de alimentos, use um liquidificador ou faca que também funciona perfeitamente.
Método no liquidificador: Corte os brócolis em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Em seguida, pulse até que se assemelhe a grãos de arroz. Raspe as laterais ao longo do caminho para garantir que tudo esteja bem misturado.
Método da faca: Basta cortar o brócolis em pequenos grãos. Observe que esta etapa levará um pouco mais de tempo.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
DIFERENTES FORMAS DE COZINHAR ESTE ARROZ SAUDÁVEL
Assim como na minha receita de Arroz de Couve-Flor, eu adoro dar um refogada rápida no arroz de brócolis. Pois assim, ele fica rapidamente muito saboroso.
Basta aquecer um pouco de azeite em uma panela e refogar o alho picado e as cebolas em cubos por um minuto. Em seguida, adicione o arroz de brócolis, tempere com sal e pimenta e refogue por mais 3-4 minutos.
Para uma textura mais crocante, experimente assar no forno. Primeiro, pré-aqueça o forno a 220 graus C. Em uma assadeira, misture o arroz com azeite, alho picado e tempere com sal e pimenta. Em seguida, asse por cerca de 25 minutos até que as bordas estejam ligeiramente douradas. Despeje por cima um suco de limão e salsinha picada.
COMO SERVIR O ARROZ DE BRÓCOLIS?
Quase com tudo! Qualquer que seja o prato de arroz em que você esteja pensando, o arroz de brócolis pode tomar o seu lugar em uma refeição leve, mas com “peso vegetal”. Aqui estão algumas maneiras de servir esse arroz simples e saudável:
Um acompanhamento simples: coma junto com Coxas de Frango Assadas ou Salmão ao Molho de Laranja.
Uma salada vegetariana: adicione à minha Salada de Quinoa Mediterrânea ou uma salada com folhas verdes.
Para uma tigela de poke: use-o como base e adicione camadas de legumes assados com frango desfiado por cima ou salmão.
Mas você também pode trocar o arroz tradicional por arroz de brócolis em receitas, como no meu Burrito de Carne, Frango ao Molho Agridoce, Frango ao Curry Manteiga ou Tikka Masala.
Misture no arroz frito: em vez de Arroz Frito de Couve-Flor, troque-o por brócolis!
COMO ARMAZENAR O ARROZ DE BRÓCOLIS
O arroz de brócolis facilita o preparo das refeições. Guarde-o em um recipiente hermético por até 5 dias na geladeira. Em seguida, coloque-o no micro-ondas por cerca de um minuto, antes de servir.
Se você quiser congelar, divida o arroz de brócolis ainda cru em sacos de congelamento ou em um recipiente hermético. Vai durar até 3 meses. Quando quiser comer, basta jogar o arroz de brócolis congelado em uma frigideira e siga as instruções do cartão da receita, a partir da etapa 4.
Arroz de Brócolis – Simples e Saudável
Ingredientes
- 1 cabeça de brócolis, lavada
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena, finamente picada
- 1 dente de alho picado
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Corte a cabeça do brócolis ao meio e use uma faca para remover todas as florzinhas.1 cabeça de brócolis
- Apare as folhas do caule usando um descascador. Em seguida, corte o talo em pedaços de 2cm.
- Coloque todos os pedaços de brócolis em um processador de alimentos e pulse até que esteja quebrado em pequenos pedaços do tamanho de arroz. Eu recomendo colocar os pedaços do talo no processador de alimentos primeiro, para que sejam bem picados.
- Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por um minuto.1 colher de sopa de azeite, 1 cebola pequena, 1 dente de alho picado
- Adicione o arroz de brócolis à frigideira e refogue por mais 3-4 minutos.
- Tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.Sal e pimenta a gosto
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
5 comentários
Não entendi. Eu refogo o arroz com o talo triturado e as flores de brócolis picados,junto ao slho e cebola e depois coloco o arroz?
Olá Beatriz, tudo bem?!
O talo é triturado no processador primeiro, porque é mas duro que as florzinhas! Depois você adiciona as florzinhas e tritura novamente. Refogue a cebola e o alho, e em seguida, acrescente o arroz de brócolis!
Fiz ontem e ficou uma delícia, obrigada pela receita.
Amei a receita, agora já substitui o arroz de vez, faço esta receita e a outra que você tem de couve flor.
Excelente opção para substituir o arroz branco 🔝