A minha receita de tortilha mexicana é feita de farinha de mandioca, que é naturalmente sem glúten e livre de grãos. A tortilha mexicana é perfeita para enchiladas, fajitas, tacos macios, burritos, quesadillas ou wraps.
É super fácil fazer essa tortilha mexicana, pois exige apenas alguns ingredientes e têm um sabor tão bom quanto à uma tortilha mexicana de farinha de trigo! Normalmente eu tenho que dobrar esta receita, pois por serem tão deliciosas e macias, elas terminam rapidamente.
A TORTILHA MEXICANA DE FARINHA DE MANDIOCA É TÃO BOA QUANTO A TORTILHA MEXICANA DE FARINHA DE TRIGO!
Chocada(o)?! Eu também fiquei quando fiz elas pela primeira vez! Elas são maravilhosas e são semelhantes às tortilhas de farinha de trigo. Ao contrário de outras tortilhas feitas sem grãos, esta tortilha mexicana de farinha de mandioca realmente manteve a sua forma.
Portanto, a tortilha mexicana sem glúten não se partiu quando eu a enrolei com o recheio e tinha uma textura muito semelhante a de uma tortilha de farinha de trigo. Não havia nenhum sabor forte que você pudesse obter de uma tortilha de farinha de coco ou farinha de amêndoas.
EU AMEI os resultados e acredito que você também irá amar, pois esta tortilha mexicana sem glúten é macia, saborosa e vegana. Além disso, podem ser preparadas com antecedência, pois para servi-las basta aquecê-las no micro-ondas ou no forno.
INGREDIENTES PARA FAZER A TORTILHA SEM GLÚTEN
- Farinha de mandioca
- Sal
- Bicarbonato de sódio
- Cremor de tártaro (opcional)
- Manteiga, ghee ou gordura de palma
- Água
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER A TORTILHA MEXICANA SEM GLÚTEN?
É mais fácil do que você pensa! Se você tiver uma batedeira com um gancho de massa, poderá fazer a massa em menos de cinco minutos. No entanto, se você não tiver a batedeira, use uma colher de pau, ou uma espátula resistente ou as suas mãos, que é o modo como costumo fazer.
Passo 1: Misture a farinha de mandioca, bicarbonato de sódio, cremor de tártaro e o sal.
Passo 2: Adicione a manteiga, sove os ingredientes secos por um minuto. A mistura ficará seca e quebradiça.
Passo 3: Adicione a água e amasse até incorporar.
Passo 4: Enrole a massa em bolas, em seguida, estenda-as com um rolo de massa até 15cm de diâmetro. Você também pode moldar a sua tortilha mexicana usando uma prensa de tortilha.
Passo 5: Aqueça uma frigideira ou chapa plana SECA (sim, seca, sem óleo!) em fogo médio-alto. Em seguida, cozinhe as suas tortilhas por 1-2 minutos de cada lado.
Passo 5: Sirva as suas tortilhas quentes com um recheio saboroso.
Um lote faz 6 tortilhas pequenas, mas fique à vontade para dobrar o lote e congelar o resto. Isto é o que eu faço. Simplesmente coloque o papel manteiga entre elas (para evitar que grudem), coloque-as em um saco plástico ziplock e coloque-as no freezer. Então, quando você sentir vontade de comer tacos, fajitas, quesadillas ou wraps, você as terá à mão.
DICAS PARA A RECEITA DE TORTILHA MEXICANA SEM GLÚTEN
- Se você não consumi comida com glúten ou com grãos, a farinha de mandioca abrirá muitas novas opções de receitas para você, pois é mais semelhante à farinha de trigo em termos de substituição 1:1.
- Tenho certeza que você já tem o conhecimento que gordura de palma é uma gordura vegetal. Mas a gordura da palma não contém ácidos graxos trans, o que é uma alternativa mais saudável a gordura vegetal para veganos. E é perfeita para fazer a tortilha mexicana sem glúten de farinha de mandioca e outros produtos assados. Portanto, se você é vegano e não encontrar a gordura de palma disponível no mercado, recomendo fortemente que você faça o pedido online. A gordura de palma torna as tortilhas um pouco crocantes, mas ainda macias! Eu não sou vegana, mas prefiro as tortilhas com gordura de palma do que com manteiga, o sabor é muito melhor!
- O cremor de tártaro é opcional nesta receita, se eu tenho ele disponível, eu gosto de usá-lo, porque torna a tortilha mexicana sem glúten um pouco mais macia e fofa.
- Se a tortilha mexicana não quiser sair do papel manteiga e estiver rachando e quebrando em pequenos pedaços, normalmente isso significa que a massa está muito úmida e será necessário adicionar mais farinha ou reduzir um pouco de água na receita. No entanto, descobri que diferentes marcas de farinhas tem textura diferentes e a absorção de água também é diferente. A umidade do ar também faz diferença na massa. Portanto, se você mora em uma área úmida, você precisará diminuir um pouco da quantidade de água na receita. Se você mora em uma área seca, você precisará adicionar mais água na receita.
- Um aquecedor de tortilha é um bom acessório para ter em casa, pois você pode empilhar as tortilhas depois de cozidas para mantê-las macias. Também é perfeito para servir as tortilhas mexicanas na mesa, mas não é necessário ter um. Basta usar uma panela com uma cobertura um pouco maior que as tortilhas. Coloque cada tortilha mexicana na panela após removê-las da frigideira e cubra com a tampa. O vapor das tortilhas recém cozidas irá mantê-las macias e maleáveis - da mesma forma que um aquecedor de tortilhas funciona!
- Limpe a frigideira após cozer cada tortilha mexicana com uma toalha de papel úmida, se a farinha começar a se acumular.
- Se a sua tortilha mexicana parecer rígida após o cozimento, você a cozinhou por muito tempo ou o calor estava muito alto. Portanto, cozinhe a tortilha mexicana apenas o tempo suficiente para obter algumas manchas marrom clara na parte inferior. Depois, vire-a e cozinhe por cerca um minuto.
COMO USAR A TORTILHA MEXICANA SEM GLÚTEN?
A tortilha mexicana pode ser usada para qualquer refeição da cozinha mexicana: seja Burritos, Enchiladas, Tacos, Quesadillas, Fajitas, Chilli… tudo fica melhor!
1. A tortilha mexicana também pode ser usada como base para pizzas super finas. Portanto, é só pincelar levemente a tortilha com azeite e cobrir com seus ingredientes favoritos de pizza. Eu amo pesto, um pouco de mussarela fresca, pedaços de bacon defumado e uma pitada de ervas frescas. Coloque-a em um forno bem quente (230˚C) por 4-5 minutos ou até dourar.
Portanto, imagine voltar para casa depois de um dia agitado e ter um estoque dessas tortilhas (também conhecidas como crostas de pizza) no seu congelador. Faça uma salada fresca como acompanhamento e uma pizza individual para cada membro da família e todos ficarão satisfeitos!
2. Eu também usei a tortilha mexicana sem glúten para fazer maravilhosos sanduíches, como as minhas receitas de GYROS – Sanduíche Grego de Frango ou Wrap de Frango e Feijão Preto.
3. E para quem gosta de doces, pode espalhar um pouco de pasta de nozes, uma pitada de açúcar de coco e canela para uma sobremesa rápida.
4. Você também pode fazer fabulosos chips tipo nachos. Basta pincelar cada tortilha mexicana com uma colher de chá de azeite de ambos os lados e polvilhar levemente com sal marino. Asse por 5 minutos a 230˚C e você nem vai acreditar no quão deliciosos elas são por si só ou quebradas em pedaços irregulares e usadas para mergulhar Homus Clássico, Homus Verde, Guacamole, salsa ou qualquer outro molho.
Você pode dizer que estou empolgada com essa tortilha mexicana? Mas te garanto que você também ficará, e tenho a sensação de que, depois de experimentá-la, você não vai querer ficar sem um estoque dessas tortilhas no seu congelador.
PRECISO DE UMA PRENSA DE TORTILHA PARA FAZER ESTA RECEITA ?
Não, você não precisa de uma prensa de tortilha para fazer esta receita. Embora essa ferramenta da culinária mexicana crie tortilhas uniformes, redondas e finas com facilidade, mas um rolo para massa funciona muito bem.
Eu também fiz uma experiência com uma tábua de madeira (churrasco). Pressione com força a tábua sobre a bolinha e você terá a sua tortilha mexicana uniforme e redonda! Não esqueça de usar o papel manteiga ou filme de plástico para fazer a tortilha mexicana, senão a tortilha vai quebrar enquanto você a enrola!
POR QUE A MINHA TORTILHA MEXICANA NÃO INCHA OU NÃO FAZ BOLINHAS AO COZINHAR?
Normalmente, a tortilha mexicana não inchará se for muito grossa ou cozida em temperatura baixa.
Tortilha Mexicana – Sem Glúten
Ingredientes
- 120g (1 xícara) de farinha de mandioca
- 2g (½ colher de chá) de sal
- 1.3g (¼ colher de chá) de bicarbonato de sódio
- 2g (½ colher de chá) de cremor de tártaro, (opcional)
- 30g (2 colheres de sopa) de gordura de palma, ghee ou manteiga, *você também pode usar óleo de coco, óleo de abacate, azeite ou banha
- 160ml (⅔ xícara) de água morna, *veja as notas abaixo
Instruções
- Adicione os primeiros quatro ingredientes secos a uma tigela grande e misture.120g (1 xícara) de farinha de mandioca, 2g (½ colher de chá) de sal, 1.3g (¼ colher de chá) de bicarbonato de sódio, 2g (½ colher de chá) de cremor de tártaro
- Adicione a gordura de palma ou manteiga e sove os ingredientes secos por um minuto. A mistura ficará seca e quebradiça, parecido com uma farofa.30g (2 colheres de sopa) de gordura de palma, ghee ou manteiga
- Adicione a água morna e amasse por 2-3 minutos. (A princípio a massa ficará pegajosa, mas conforme a farinha absorve a água, ela ficará mais seca e mais maleável.)160ml (⅔ xícara) de água morna
- Quando você tiver uma bola de massa, enrole-a em forma de tronco (como um tubo de massa de biscoito ou nhoque). Em seguida, corte em 6 pedaços. Pegue cada pedaço e enrole em uma bola (cerca 49g cada bola).
- Se você tiver uma prensa de tortilha, pegue cada bola de massa, coloque-a entre dois pedaços de papel manteiga e prense em uma tortilha plana. Sem uma prensa de tortilha, pegue cada bola de massa entre dois pedaços de papel manteiga e estenda com rolo em um círculo de aproximadamente 15cm.
- Aqueça uma frigideira ou chapa plana em fogo médio-alto. Enquanto a frigideira seca aquece, coloque uma tortilha na frigideira e cozinhe por aproximadamente um minuto. Vire e cozinhe o outro lado por mais um minuto. Retire e transfira para um prato com uma toalha de papel. Continue cozinhando todas as tortilhas.
- Coma imediatamente ou congele em lotes para uso futuro.
Vídeo
Notas
-
- Se você usar a gordura de palma ou manteiga, prossiga com a receita como está. Se você usar óleo/gordura mais líquida, reduza a quantidade de água (cerca de 1 a 2 colheres de sopa) ou omita completamente se necessário. Se você esquecer de fazer isso e sua massa ficar pegajosa, você pode adicionar 1 a 2 colheres de sopa de farinha de mandioca para engrossar novamente.
- Acho mais fácil cozinhar as tortilhas em uma frigideira antiaderente, ferro fundido esmaltado ou cerâmica.
- Armazene em um recipiente hermético ou em um saco com zíper em temperatura ambiente por 24 horas.
- Para congelar as tortilhas sem glúten, você pode empilhá-las com papel manteiga e colocá-las em um saco plástico de alimentos para freezer.
- Para esquentar os tortilhas no micro-ondas, coloque uma toalha de papel levemente úmida no fundo de um recipiente para micro-ondas. Cozinhe no micro-ondas descoberta por 15 a 30 segundos (comece com 15) ou até aquecer e mantenha as tortilhas cobertas para reter o calor enquanto estiver servindo.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
9 comentários
Superou as minhas expectativas, ficou saborosa e macia.
É possível assar a tortilha mexicana criando formato tipo mini bowl, para ser usadas com recheios variados?
Olá Dario, tudo bem?! Você tem que testar! Eu não tentei fazer isso dessa maneira!
Amei a receita, as tortilhas ficaram macias, mesmo sem glúten.