Esta receita de pizza vegetariana é sem glúten, saudável e super nutritiva. Além disso, é fácil de fazer e usa poucos ingredientes! Essa pizza vegetariana com massa de abóbora tem um sabor um pouco adoçado que combina com qualquer cobertura!
Se você está procurando uma refeição fácil durante a semana ou se você está procurando algo diferente para o final de semana ou se você apenas quer um jantar divertido e festivo, então esta pizza vegetariana é para você.
Esta pizza vegetariana é muito fácil de preparar e a sua massa é muito mais suave para o estômago, pois tem bastante fibra. Portanto, se você tem tendência a se sentir inchado após comer comidas com glúten, você não se sentirá desconfortável depois de comer esta deliciosa pizza vegetariana!
Existem tantas ideias diferentes de pizza vegetariana por aí agora. Eu amo que elas se tornaram uma “tendência”, porque acho que qualquer incentivo para aumentar a ingestão de vegetais é uma coisa boa. Você não precisa estar em uma dieta sem glúten para apreciar uma pizza com massa à base de vegetais.
Portanto, esta pizza vegetariana com massa de abóbora é apenas uma maneira de colocar alguns vegetais extras em seu prato e assim deixá-lo nutritivo, porém saboroso! Pois é ideal que sempre busquemos incluir legumes ou raízes nas preparações, pois assim diminuímos a quantidade de farinhas utilizadas.
INGREDIENTES DA RECEITA DE PIZZA VEGETARIANA
- Purê de abóbora: preferencialmente, utilizar cabotiá, pois tem menos água.
- Psyllium: uma fibra.
- Azeite de oliva: dá umidade à massa.
- Fermento biológico: para fermentação da massa.
- Açúcar mascavo: para alimentar o fermento.
- Farinha de grão-de-bico: é a farinha mais nutritiva, pois contém uma boa quantidade de proteína.
- Farinha de arroz integral: é a farinha de estrutura. Além disso, contém mais nutrientes e fibras do que a farinha refinada.
- Polvilho doce: ajuda na liga.
- Sal: dá sabor a massa.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER A PIZZA VEGETARIANA?
MASSA DA PIZZA SEM GLÚTEN
Vamos começar preparando a massa da pizza vegetariana. Para isso vamos precisar de duas tigelas, uma maior para as farinhas e uma outra menor para colocar a parte do fermento.
1. Misture os ingredientes úmidos: Na tigela menor, adicione o fermento biológico, o açúcar, o azeite de oliva e o purê de abóbora que vai ser a umidade da nossa massa. O ideal é você preparar esse purê com a abóbora cabotiá assada no forno, porque assim ela absorve menos água. Se o purê estiver muito mole ou muito aguado, você vai precisar ajustar a consistência da massa com mais farinha. Misture muito bem até ficar homogêneo.
2. Misture os ingredientes secos: Na tigela maior, você vai adicionar as farinhas. Adicione a farinha de grão-de-bico, a farinha de arroz integral, o polvilho doce e o sal. Misture até ficar homogêneo e em seguida adicione os ingredientes úmidos.
3. Misture os ingredientes úmidos com os secos: Coloque o purê nas farinhas. O ideal agora é colocar a mão na massa. Se for necessário, pode colocar um pouquinho de água, mas bem aos poucos para não perder o ponto. A massa tem que ficar gostosa de trabalhar, tem que ser uma massa que desgrude das mãos.
4. Fermente a massa: Deixe a massa fermentando por pelo menos 30 minutos. Se preferir, você pode colocar dentro do forno, com o forno desligado e de preferência com um pano por cima.
5. Abra a massa: Quando a massa estiver fermentada, é hora de abri-la. Eu estou utilizando um tapete de silicone como base, porque assim fica muito fácil de abrir a massa e ela não gruda na bancada, mas você pode usar plástico filme em casa. Abra a massa com a ajuda do rolo. Como estou abrindo em cima do tapete de silicone eu não coloco nada de farinha para polvilhar a bancada, mas senão tiver esse tapete, você pode usar a farinha de arroz ou polvilho doce para polvilhar a sua bancada.
6. Molde a massa em pizza: Corte a massa em mini pizzas ou se preferir, você pode fazer uma ou duas pizzas grandes. Para cortar a massa em mini pizzas, você pode utilizar um aro, mas senão tiver um em casa, você pode utilizar uma tigela ou tampa de algum pote.
7. Pré-asse a pizza vegetariana: Para ajudar a soltar a massa da bancada, você pode utilizar uma faca e em seguida, coloque ela em uma forma de assar. É bom pré-assar a massa antes colocar o recheio, pois se você colocar para assar com o molho, a massa irá absorver o molho e ficará muito molinha. Então eu gosto de pré-assar a massa para dar uma selada, para depois colocar as coberturas. Leve para pré-assar a massa da pizza vegetariana por 10 minutos a 180-200 graus C.
CREME DE PAINÇO PARA A COBERTURA DA PIZZA VEGETARIANA
Para substituir o queijo na nossa pizza vegetariana, nós vamos preparar um creme de painço. O painço é um cereal, sendo assim, é muito importante observar na hora de comprar, que ele seja sem casca.
- Cozinhe o painço: é importante cozinhar o painço com bastante água para que ele fique bem empapado.
- Bata o painço: Leve o painço no liquidificador e bata com um pouco de azeite, limão, sal, noz mocada e água até dar ponto. Adicione a água aos poucos, até achar o ponto que você quer. Ele tem que ficar como um creme liso.
- Adicione noz moscada: Rale a noz moscada na hora, porque ela perde propriedade bem rápido! Então é sempre melhor colocá-la por último. Misture tudo.
MONTAGEM DA PIZZA VEGETARIANA
Quando o creme estiver pronto e a massa da pizza vegetariana pré-assada, agora é só montar as mini pizzas.
- Recheie a pizza: Eu utilizei um molho de tomate marinara, tomate cereja fatiados e manjericão. Você pode rechear a pizza vegetariana com o que você quiser. Às vezes eu gosto de rechear com ovos, azeitonas e tomates secos.
- Adicione Creme de Painço: Coloque o creme de painço por cima. O creme de painço fica com uma textura e sabor incrível! Portanto, ele substitui muito bem o queijo ou requeijão, tanto em pizzas, como em outras preparações.
- Leve ao forno: Com a pizza vegetariana toda bonitinha e montada, agora é só levar para o forno e deixar assar por uns 15 minutos.
- Finalize: Quando a pizza vegetariana estiver assada, eu gosto de finalizar com um pouco de manjericão fresco e uma pitada de pimenta do reino para servir.
ARMAZENAMENTO DA PIZZA VEGETARIANA
Essa receita de pizza vegetariana com massa de abóbora pode ser congelada ou pode ser armazenada por 3 dias na geladeira.
Para congelar a massa das mini pizzas ou uma ou duas pizza grandes, se for isso que você está fazendo, é importante que você congele-as separadamente, colocando-as em uma forma, uma ao lado da outra, e então depois de congeladas você pode guardar todas juntas em um único recipiente.
Eu recomendo descongelar a pizza vegetariana na geladeira e quando estiver descongelada, leve ao forno por 5 minutos em média, ou leve diretamente ao forno ainda congeladas. Assim você evita o uso do micro-ondas.
MAIS RECEITAS DE PRATOS SEM GLÚTEN :
- A Melhor Pizza Sem Glúten com Massa de Quinoa
- Polenta Cremosa de Grão-de-Bico e Fubá
- Parmegiana de Berinjela Assada
- Almôndegas de Frango ao Molho Marinara
- Sopa de Tomates Assados e Manjericão
Pizza Vegetariana – Fit e Sem Glúten
Equipamento
- Panela
Ingredientes
Massa da Pizza
- 200g (1 xícara) de purê de abóbora* , ou outro tubérculo como mandioquinha, aipim, batata doce – *veja a nota (preferencialmente utilizar cabotiá que tem menos água)
- 10g (2 colheres de sopa) de psyllium
- 30ml (2 colheres de sopa) de azeite de oliva
- 30g (3 colheres de sopa) de açúcar mascavo
- 15g (1 ½ colher de sopa) de fermento biológico
- 150g (1 xícara) de farinha de grão-de-bico , ** veja a nota
- 75g (½ xícara) de farinha de arroz integral, **veja a nota
- 50g (⅓ de xícara) de polvilho doce, ** veja a nota
- 7g (1 colher de chá) de sal
- Água, se for necessário
Creme de Painço
- 50g (¼ xícara) de painço, sem casca, cru
- 500ml (2 xícaras) de água, para cozinhar o painço
- 60ml (¼ xícara) de azeite de oliva
- ½ limão (suco)
- Sal à gosto
- Noz moscada á gosto
- se desejar, use água para dar ponto
Instruções
Massa da pizza:
- Em uma tigela grande misture o purê, o psyllium, azeite, açúcar e fermento biológico até ficar homogêneo.200g (1 xícara) de purê de abóbora*, 10g (2 colheres de sopa) de psyllium, 30ml (2 colheres de sopa) de azeite de oliva, 15g (1 ½ colher de sopa) de fermento biológico, 30g (3 colheres de sopa) de açúcar mascavo
- Adicione as farinhas e sal, mexa bem, até a massa soltar das mãos. (Se for necessário adicione água aos poucos para achar a textura ideal da massa).150g (1 xícara) de farinha de grão-de-bico, 75g (½ xícara) de farinha de arroz integral, 50g (⅓ de xícara) de polvilho doce, 7g (1 colher de chá) de sal, Água
- Cubra a massa e deixe descansar em ambiente “morno” (forno desligado) para a massa fermentar por 30 minutos.
- Em uma superfície lisa polvilhe com uma das farinhas, preferencialmente o polvilho ou abra um plástico filme ou tapete de silicone e com o auxílio de um rolo, abra a massa até deixar na espessura desejada, corte em círculos e se desejar, dobre as bordas.
- Distribua as massas em uma assadeira e leve para pré-assar por cerca de 10-15 minutos em fogo médio (200°C).
Creme de Painço:
- Leve o painço para cozinhar em água, até ficar bem cozido, como um arroz “empapado”.50g (¼ xícara) de painço, 500ml (2 xícaras) de água
- Leve o painço já cozido e os ingredientes restantes ao liquidificador e dê o ponto do creme com a água. Ele fica com a consistência mais firme após a refrigeração.60ml (¼ xícara) de azeite de oliva, ½ limão (suco), Sal à gosto, Noz moscada á gosto, se desejar, use água para dar ponto
Montagem:
- Retire a pizza do forno (se quiser, congele a massa pré-assada) e recheie com a sua cobertura favorita.
- Adicione creme de painço por cima e retorne ao forno para aquecer o recheio por uns 15 minutos a 200°C.
- Quando a pizza estiver assada, eu gosto de finalizar com um pouco de manjericão fresco e uma pitada de pimenta do reino para servir.
Vídeo
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
4 comentários
Fiz ontem e ficou uma delícia, adorei a forma que você explica a receita com vídeo e fotos.
A pizza ficou deliciosa e eu amei a massa dela.
Amei a receita, simplesmente deliciosa!
A massa ficou uma delícia e o creme de painço também é muito bom. Fiz a pizza ontem, segui a receita, mas adicionei frango desfiado. Uma delícia, super recomendo.