Filé de porco temperado com um tempero DRY RUB caseiro, grelhado até dourar e depois assado em um incrível molho de alho e mel, até ficar grudento por fora e suculento por dentro! Uma receita rápida e fácil de filé mignon de porco, com alto retorno e pouco esforço!
O filé de porco é como o peito de frango, pois é um corte de carne magro e macio, que quando cozido da maneira certa fica muito suculento, mas também é fácil de cozinhá-lo demais, e se isso acontecer, o filé mignon de porco vai ficar seco e sem graça.
Daí a beleza desta receita de filé mignon de porco, pois fica inacreditavelmente macia e suculenta quando a carne de porco é cozida perfeitamente. Mas, se você chegar a passar um pouco do ponto, ninguém notará com este molho delicioso de alho com mel!
Você já provou minha outra receita de Lombinho de Porco ao Molho de Mostarda, que é bem parecida com essa? Se você ainda não experimentou, faça e experimente, pois esta outra receita também é uma delicia!
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE FILÉ MIGNON DE PORCO:
São poucos os ingredientes que você vai precisar! Esta é uma daquelas receitas que você obtém altos retornos com pouco esforço. É usado poucos ingredientes e menos de 10 minutos de esforço ativo para obter sabores incríveis!
- Filé mignon de porco
- Azeite de oliva
- Alho
- Tempero DRY RUB
- Mel
- Coco aminos (as vazes chamado molho de coco ou shoyu de coco) ou molho de soja/shoyu de preferência orgânico e sem glúten.
- Vinagre ou limão
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER O FILÉ MIGNON DE PORCO?
A melhor maneira de cozinhar o filé mignon de porco é iniciá-lo no cooktop e terminá-lo no forno.
- Pré-aqueça o forno a 180°C, em seguida misture todos ingredientes do molho.
- Misture todos os ingredientes de DRY RUB. Polvilhe a mistura por todo o filé e use os dedos para massagear um pouco a carne.
- Aqueça o óleo ou manteiga em uma frigideira grande à prova de forno (como uma frigideira de ferro fundido) em fogo alto. Adicione o filé de porco e deixe selar por 3-4 minutos, virando a carne para selar por todos os lados para obter uma crosta agradável (lembre-se, cor = sabor).
- Quando o filé mignon de porco estiver dourado, empurre para o lado, adicione o alho e cozinhe até dourar. Despeje o molho. Vire o filé uma vez e transfira imediatamente para o forno.
- Asse por 15 a 18 minutos. Se você estiver usando um termômetro de carne, ele deve ler 68°C na parte mais espessa, então você saberá que está assado.
- Corte o filé em fatias grossas, cerca de 2cm e regue todo o filé mignon suíno com o molho da panela, faça isso pouco antes de servir.
DICAS PARA A RECEITA DE FILÉ MIGNON SUÍNO:
- Se você não tiver uma frigideira que seja à prova de forno, pode dourar o filé em uma frigideira comum. Depois transfira o filé e o molho para uma assadeira ou panela caçarola untada com manteiga para assar.
- Gosto de deixar o filé mignon de porco descansar por cerca de 5 minutos antes de cortá-lo. Quando você está assando ou grelhando uma carne, a umidade interna precisa de um tempo para se redistribuir através da carne. Portanto, se você cortar a carne de imediato, o suco (líquido) dela vai escorrer e formar uma piscina em volta da carne e isso vai deixá-la mais seca do que deveria. Ao deixar sua carne descansar por alguns minutos, a umidade vai ser reabsorvida e assim a carne vai ficar mais suculenta e macia.
- Preparação do filé mignon de porco – se você vir uma pele fina e transparente, é melhor removê-la antes de cozinhar (mas não é um grande problema senão o fazer). Alguns açougueiros já removem esta pele fina, mas outros não.
- Temperatura interna do filé de porco assado (usando um termômetro de carne inserido no meio da parte mais grossa):
- Ao ponto para bem passada leva cerca de 16 a 18 minutos, retire-o do forno e a temperatura interna do filé mignon suíno deve estar em 68°C. Após 5 minutos de descanso, deverá atingir 70 °C que são assados além do tom rosado (ou seja, suculência ideal, mas sem o rosado).
- Ao ponto leva 13 minutos (um leve toque do tom rosado), retire-o do forno e a temperatura interna do filé mignon suíno deve estar em 65 °C. Após um descanso de 5 minutos, deverá atingir 68 °C (que é apenas rosa, tão suculento quanto o filé de porco pode ser).
ASSISTA O VÍDEO COMO FAZER FILÉ MIGNON SUÍNO
O FILÉ MIGNON DE PORCO PODE SER COZIDO TOTALMENTE NO FOGÃO?
Sim, com certeza pode, mas a parte externa do filé mignon de porco será cozida mais do que o ideal, enquanto o centro ainda não estará cozido. Você pode reduzir esse cozimento irregular levando o filé de porco à temperatura ambiente antes de cozinhar.
QUE TAL NO FORNO?
Mais uma vez, sim, com certeza você pode, mas não terá a mesma cor na superfície, então você notará uma perda de sabor. Mas com um molho tão bom, é perdoável você pular a selagem da carne!
O QUE SERVIR COM O FILÉ MIGNON DE PORCO?
Eu recomendaria algo para misturar com o molho, como Purê de Batatas ou Purê de Couve-Flor. O arroz também funciona muito bem com uma salada verde fresca misturada com um vinagrete fresco ou Molho de Iogurte com legumes refogados. Para variação Low Carb substitua arroz branco por Arroz de Couve-Flor ou Arroz de Brócolis.
Filé Mignon de Porco ao Molho de Alho e Mel
Equipamento
Ingredientes
- 1 ½ colheres de sopa de azeite, ou manteiga
- 2 filés de porco, (500g cada)
- 3 dentes de alho, bem picados
DRY RUB:
- ½ colher de chá de alho em pó
- ½ colher de chá de páprica doce, ou colorau em pó
- ½ colher de chá de sal, ou a gosto
- ½ colher de chá de pimenta do reino
MOLHO DE ALHO E MEL:
- 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, ou limão
- 1 ½ colheres de sopa de coco aminos, ou molho de soja/shoyu sem glúten
- 150 g (½ xícara) de mel
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Misture os ingredientes do molho.3 colheres de sopa de vinagre de maçã, 1 ½ colheres de sopa de coco aminos, 150 g (½ xícara) de mel
- Misture os ingredientes de DRY RUB e esfregue sobre a carne de porco.½ colher de chá de alho em pó, ½ colher de chá de páprica doce, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de pimenta do reino
- Aqueça o óleo em uma frigideira grande à prova de forno (Nota 3) em fogo alto. Adicione a carne de porco e cozinhe até dourar.1 ½ colheres de sopa de azeite, 2 filés de porco
- Quando a carne de porco estiver quase dourada, empurre para o lado, adicione o alho e cozinhe até o alho dourar.3 dentes de alho
- Despeje o molho. Vire a carne de porco uma vez e transfira imediatamente para o forno.
- Asse por 15 a 18 minutos ou até que a temperatura interna seja 68°C (Nota 4).
- Retire a carne e coloque no prato, cubra frouxamente com papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos.
- Coloque a frigideira com o molho no fogão, em fogo médio-alto, cozinhe rapidamente por 3 minutos até que o líquido se reduza a xarope fino.
- Retire o molho do fogo, coloque a carne de porco e vire para cobrir em molho.
- Corte o filé em fatias grossas de 2cm e regue todo o filé com o molho da panela, faça isso pouco antes de servir.
Vídeo
Notas
- Preparação do filé mignon de porco (também chamado de lombinho) – se você vir uma pele fina e transparente (a pele prateada), é melhor retirá-la antes de cozinhar (mas não é importante se você não a ver). Alguns açougueiros já retiram, mas outros não.
Nota: Filé mignon de porco/lombinho não é o mesmo que lombo de porco. O filé/lombinho é longo e fino, o lombo é mais gordo. - Você pode substituir o vinagre de maçã por limão ou vinagre de vinho branco ou vinagre de arroz ou 2 colheres de sopa de vinagre branco normal.
- Frigideira à prova de forno – uma boa para usar é a frigideira de ferro fundido, porque depois de fritar o filé você usa a mesma frigideira para ir ao forno. Mas se você não tiver uma, basta transferir a carne de porco para a uma assadeira. Depois de assado, despeje todos os sucos da bandeja na frigideira para fazer o molho.
- Temperatura interna da carne de porco cozida (usando um termômetro de carne inserido no meio da parte mais grossa):
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
14 comentários
Parabéns pela forma didática com a qual você explicou a receita! Vou fazer com certeza! Gratidão !!
Olá Simone, tudo bem?! Fiquei feliz por ter gostado da receita. Ela é deliciosa; você não iria se decepcionar.
Muito bem detalhado. Parabéns.
Olá Neto, tudo bem?! Fiquei feliz por ter gostado do meu blog! Obrigada pelo seu carinho!
Fiz ontem e ficou uma delícia, obrigada pela receita😘
Fiz neste domingo passado e toda a minha família amou a receita,obrigada.