Este Pão Naan sem Glúten é macio e simplesmente delicioso! Feito com iogurte, ovos e um pouco de manteiga ou ghee. Tradicionalmente, o pão naan é servido com pratos indianos como a minha receita de curry. Faça a massa com antecedência e frite em uma frigideira em apenas alguns minutos!
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O PÃO SÍRIO (ÁRABE) PITA E O PÃO NAAN INDIANO?
Ao contrário do pão sírio (árabe) pita, o pão naan geralmente tem iogurte, deixando-o com uma textura mais macia. Ambos geralmente são servidos da mesma maneira, mas diferem na textura.
COMO FAZER O PÃO NAAN SEM GLÚTEN?
A massa pode ser feita com antecedência de até 2 dias e depois moldada, enrolada e frita em alguns minutos antes da refeição. É uma ótima maneira de completar uma refeição simples e torná-la realmente especial.
Esse tipo de receita realmente pede para despejar todos os ingredientes secos (farinha, sal, fermento químico, açúcar, fermento biológico) na tigela e, em seguida, misturar. Os ingredientes úmidos (iogurte, manteiga, ovos e água) são os próximos, e então a batedeira faz todo o trabalho ou você pode sovar a massa com a mãos, se preferir.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
No início, a massa parecerá bem fofa, mas quando você raspar a tigela com uma espátula, ela deve sair limpa. No entanto, a massa ainda estará pegajosa ao toque, mas se manterá bem firme após deixada de lado para crescer.
Como a massa em si é bastante úmida, você pode usar farinha extra para modelar o pão indiano, mas trabalhe com um toque muito leve para não incorporar muita farinha. Pois senão a massa ficará muito seca e o pão naan não ficará fofo, não importa o que você faça, então tome cuidado!
Molde um pedaço de massa frouxamente em uma rodada e, em seguida, enrole em uma forma oval alongada. Enquanto molda a massa, aqueça uma frigideira de fundo grosso (de preferência de ferro fundido) com um pouco de ghee ou óleo de coco virgem.
Coloque cada pedaço de massa modelada na frigideira quente imediatamente. Se a frigideira não estiver quente o suficiente ou a massa estiver muito grossa, ela não irá formar bolhas de ar.
No entanto, não deixe a frigideira esquentar demais, pois senão irá queimar o pão. Assim que ele borbulhar, vire-o para o outro lado. Para garantir que toda a massa entre em contato com a frigideira quente, ocasionalmente pressiono a massa com uma espátula. O pão indiano deve estufar de volta.
Vire algumas vezes e cozinhe até que a massa pareça inchada, pelo menos em alguns pontos e cozida. Sirva imediatamente!
DICAS DA RECEITA DO PÃO INDIANO SEM GLÚTEN
- Pão naan sem glúten demora cerca de 45 minutos para crescer, então coloque a massa em um local quente, quanto mais quente o local, mais rápido a massa do pão naan crescerá. Nos dias frios eu costumo aquecer o forno por cerca de 3 a 5 minutos, depois desligo e coloco a massa dentro para crescer.
- Use fermento biológico instantâneo. Eu não tentei fazer esta receita de pão naan com outro fermento, então não posso garantir o mesmo resultado.
- O pão naan sem glúten deve ter uma forma redonda ou oval. Se optarem por pães ovais, eles devem medir aproximadamente 10 x 20cm, mas o pão naan sem glúten não precisa ser perfeito e, honestamente, pode ter qualquer forma, desde que sejam uniformes em espessura (ou com as bordas levemente mais grossas que o meio) e não tenham mais do que 0.5 cm de espessura.
- Eu recomendo usar o meu mix de farinhas sem glúten que você encontra neste artigo farinhas sem glúten e como fazer seu mix e para a receita do pão naan eu costumo usar o MIX 3 ou MIX 4.
ARMAZENAMENTO DO PÃO INDIANO SEM GLÚTEN
Recomendo armazenar o pão naan sem glúten em um saco ziplock ou em um pote de vidro hermético na geladeira por 2 dias, pois desta forma você mantém a umidade na medida certa. Você também pode congelar o pão naan sem glúten, bem embrulhado em filme plástico ou em um pote de vidro hermético, armazene por até 3 meses. Descongele e aqueça na frigideira em fogo baixo.
O QUE SERVIR COM PÃO NAAN SEM GLÚTEN?
O pão naan sem glúten combina muito bem com quase tudo, mas normalmente é melhor com pratos asiáticos e indianos. Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas para servi-lo:
Este pão naan sem glúten não precisa ser usado apenas como acompanhamento. Eu gosto de usá-lo para fazer wrap, pizzas, sanduíches e muito mais.
Pão Naan (Pão Indiano) – Sem Glúten
Ingredientes
- 350g (2½ xícaras) de farinha sem glúten multiuso ou meu mix 3 ou mix 4, e um pouco mais para polvilhar
- 5g (1¼ colher de chá) de goma xantana, omita se sua mistura já a contém
- 2g (½ colher de chá) de sal
- 2g (½ colher de chá) fermento químico
- 18g (1½ colheres de sopa) de açúcar demerara
- 8g (2¼ colheres de chá) de fermento biológico instantâneo
- 76g (⅓ xícara) de iogurte natural, em temperatura ambiente
- 42g (3 colheres de sopa) de manteiga ou ghee, derretida e resfriada
- 1 ovo , em temperatura ambiente, batido
- 1 clara de ovo, em temperatura ambiente, batido
- 177ml (¾ xícara) de água morna, cerca de (35°C)
- Ghee ou óleo de coco virgem, para fritar
Instruções
- Numa tigela, adicione a farinha, a goma xantana, o sal, o fermento químico e o açúcar e usando a mão ou batedeira com o batedor em formato de raquete, misture bem os ingredientes.350g (2½ xícaras) de farinha sem glúten multiuso ou meu mix 3 ou mix 4, 5g (1¼ colher de chá) de goma xantana, 2g (½ colher de chá) de sal, 2g (½ colher de chá) fermento químico, 18g (1½ colheres de sopa) de açúcar demerara
- Adicione o fermento biológico e misture novamente para incorporar.8g (2¼ colheres de chá) de fermento biológico instantâneo
- Adicione o iogurte, a manteiga, o ovo com a clara e a água e misture até incorporar. Assim que a água for absorvida, sove a massa por cerca de 3 minutos. (A massa provavelmente ficará bem fofa, mas se unirá e ficará espessa, e em alguns pontos começará a se soltar das laterais da tigela. Ela não se transformará sozinha em uma bola de massa totalmente integrada.)76g (⅓ xícara) de iogurte natural, 42g (3 colheres de sopa) de manteiga ou ghee, 1 ovo, 1 clara de ovo, 177ml (¾ xícara) de água morna
- Raspe a massa das laterais da tigela com uma espátula e pressione suavemente até formar uma bola. Coloque a massa em uma tigela untada e cubra com uma toalha de cozinha, deixe a massa em um local quente e sem correntes de ar para crescer até quase dobrar de volume, cerca de 45 minutos. (Alternativamente, se você planeja fazer pão naan no outro dia, coloque a massa em recipiente com tampa e tampe bem. Deixe na geladeira por até 2 a 3 dias e trabalhe com a massa direto da geladeira.)
- Quando a massa terminar de crescer, coloque-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e polvilhe levemente com mais farinha. Divida a massa em 8 pedaços, cada um com cerca de 95 gramas. Molde cada peça em uma pequena bola.
- Trabalhando com uma bola de cada vez, abra a massa formando um círculo de cerca de 15 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com um pouco de farinha.
- Enquanto molda a massa, coloque cerca de 1 colher de sopa de ghee ou óleo de coco virgem em uma frigideira de ferro fundido e derreta em fogo médio-baixo.
- Coloque o primeiro pedaço de massa modelada na frigideira aquecida e frite de um lado até começarem a formar bolhas grandes (cerca de 30 segundos). Vire e frite até que a outra parte comece a dourar. Vire o pão novamente e cozinhe até que esteja dourado, cerca de mais um minuto.
- Empilhe o pão naan cozido em um prato e cubra com pano de prato para manter aquecido. Enquanto cozinha os pedaços restantes, adicionando mais gordura à frigideira conforme necessário.
- Sirva pincelado com manteiga derretida e polvilhado com as ervas!
Vídeo
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
8 comentários
Ficou macio, mesmo sem glúten. Muito bom, obrigada.
Amei este pão, macio e saboroso. Obrigada pela receita😘
Posso substituir o cremor tártaro?
Olá, tudo bem. Sim, você pode substituir o cremor de tártaro por 1/2 colher de chá de fermento químico em pó.
Muito saboroso e melhor ainda que não contém glúten.
Obrigada pelo receita!