Aprenda a fazer esta receita fácil e simples de molho marinara caseiro com ingredientes básicos que você deve encontrar na sua despensa! Este molho marinara oferece um sabor rico e vivo de tomate. Além disso, é Sem glúten + Vegano + Whole30!
Nem me lembro da última vez que comprei molho de tomate no mercado. Não compro, pois não vale a pena, agora que sei como é fácil fazer este molho de tomate do zero. Claro que adiciona algum tempo a tudo que já estou fazendo. Mas o resultado final de um molho de tomate caseiro, sem aditivos e sem açúcares, sempre vale a pena!
Este molho marinara oferece um sabor italiano adorável e autêntico, após uma fervura de 45 minutos. Tentei pegar atalhos para torná-lo ainda mais rápido, mas nenhuma quantidade de pasta de tomate ou temperos, compensará o tempo perdido.
Resumindo: é impossível alcançar o sabor encantador do molho marinara caseiro em menos de 45 minutos.
COMO FAZER O MOLHO MARINARA CASEIRO
- Comece salteando a cebola e o alho em algumas colheres de sopa de azeite por alguns minutos. Certifique-se de cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo sempre para evitar que o alho queime.
- Em seguida, adicione o extrato de tomate e cozinhe por mais alguns minutos. Ao cozinhar o extrato de tomate antes de adicionar os tomates, isso resultará em um molho marinara com sabor mais intenso no final.
- Adicione os tomates e deixe ferver lentamente. Gosto de adicionar um pouco de vinagre balsâmico à minha marinara para dar um sabor extra, mas este é um ingrediente totalmente opcional. Adicione o sal junto com os tomates e deixe essa mistura ferver suavemente no fogão por 40 minutos.
- Finalmente, tempere com especiarias adicionais e bom apetite.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
Você pode usar este molho marinara caseiro da mesma maneira de que você usaria o molho de tomate tradicional. Este é o meu molho preferido para pizza. Ele rende cerca de 2 xícaras e pode durar muito! Mas claro que isso depende da receita que você o usará.
POR QUE ESTE É O MELHOR MOLHO MARINARA CASEIRO?
Seis razões para adorar esta receita de molho de tomate caseiro:
- Esta receita de molho marinara caseiro requer 7 ingredientes básicos e produz um sabor rico e autêntico do molho marinara.
- É super fácil de fazer!
- Ao contrário da maioria dos molhos comprados no mercado, este molho marinara caseiro não tem adição de açúcar.
- Você pode carregar o seu macarrão o quanto quiser com este molho de tomate caseiro, pois além de saudável, os tomates são bons para você!
- A receita rende duas xícaras de molho e congela bem, então você pode também dobrar a receita ou até triplicar, se quiser. Basta cozinhá-lo em uma panela maior.
- Este molho marinara caseiro também faz um molho de pizza incrível. Eu fiz a minha pizza com ele e os meus amigos comentaram: “que gosto de pizza italiana”.
O MOLHO MARINARA FICA MELHOR COM TOMATES FRESCOS OU ENLATADOS?
Foram necessárias muitas tentativas com tomates frescos e tomates enlatados para acertar esta receita. E assim eu descobri que os tomates enlatados oferecem um sabor mais rico. Mas não se preocupe, pois eu achei a solução.
Portanto, para não perder essa riqueza com os tomates frescos, a única coisa que você precisa fazer, é acrescentar duas colheres a mais de extrato de tomate.
ARMAZENAMENTO DO MOLHO DE TOMATE CASEIRO
Depois de totalmente resfriado, você pode armazenar o molho marinara caseiro na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 6 meses.
Para congelar:
Espere o molho de tomate caseiro esfriar completamente e, em seguida, transfira para um saco hermético ziploc ou um recipiente de vidro hermético e armazene no congelador.
Para reaquecer:
Coloque o molho de tomate caseiro congelado em uma panela grande com tampa, para reduzir a evaporação e aqueça em fogo baixo. No entanto, mexa de vez em quando, até ficar completamente aquecido.
FORMAS DE USAR O MOLHO DE TOMATE CASEIRO
Existem tantas maneiras deliciosas de colocar esta receita de molho marinara em prática! Por exemplo, sinta-se à vontade para servi-lo com:
- Macarrão: Espaguete marinara é um clássico, claro. Mas você pode misturar esse molho marinara em qualquer outro tipo de macarrão, lasanha e muito mais.
- Carne ou frutos do mar: Você pode fazer a minha receita de Almôndegas Italianas de Frango ao Molho Marinara ou em qualquer outro prato de sua preferência!
- Parmegiana: Eu também gosto de usar este molho de tomate caseiro na minha receita de Parmegiana de Berinjela Assada ou Parmegiana de Frango.
- Pizza: Este molho de tomate caseiro também fica ótimo nas minhas receitas de Pizza sem Gluten com Massa de Quinoa, Mini Pizza com Massa de Abóbora ou em qualquer uma de suas receitas favoritas de pizza ou você pode fazer uma pizza com pão achatado.
- Molho para mergulhar: este molho marinara também pode ser servido como acompanhamento, desde palitos de pão a palitos de mussarela empanado, nuggests de frango, lula a milanesa, ravióli torrado e muito mais.
Molho Marinara (Molho de Tomate Caseiro)
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- ½ cebola branca grande, cortada em cubos
- 2 dentes de alho grandes, picados
- 2 – 4 colheres de sopa de extrato de tomate, (use 2 colheres com tomates enlatados ou 4 colheres com tomates frescos)
- 800 g de tomates, frescos ou enlatados
- 2 colheres de chá de vinagre balsâmico, (opcional)
- 1 colher de chá de sal ou mais, a gosto
- 1 colher de chá de orégano seco
Instruções
- Aqueça o óleo em uma frigideira ou panela grande em fogo médio-baixo. Adicione a cebola e o alho, refogue até dourar, cerca de 5 minutos. Certifique-se de mexer com frequência para evitar que o alho queime.2 colheres de sopa de azeite extra virgem, ½ cebola branca grande, 2 dentes de alho grandes
- Junte a extrato de tomate e cozinhe por mais 2 minutos.2 – 4 colheres de sopa de extrato de tomate
- Adicione os tomates, o vinagre (se for usar) e o sal. Leve o molho para ferver e depois abaixe o fogo para mantê-lo fervendo lentamente por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando.800 g de tomates, 2 colheres de chá de vinagre balsâmico, 1 colher de chá de sal ou mais, a gosto
- Prove e tempere com mais sal, se necessário. Junte o orégano e retire do fogo.1 colher de chá de orégano seco
- Se preferir o molho marinara mais liso, bata o ele no liquidificador, trabalhando aos poucos.
Vídeo
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
14 comentários
Incrivel o seu blog! Já quero fazer tudo rs Sucesso pra vc! :) Parabéns
Olá Brisa, tudo bem?! Fico feliz por ter gostado do blog e obrigada pelo carinho.😘
excelente receita.
Olá Antonio! Fiquei feliz por ter gostado da minha receita. Obrigada por visitar o meu blog!🥰
Simplesmente delicioso! Já usei este molho em pizzas, macarrão 🍝…nunca mais irei comprar molho de tomate 😍
Olá Aline! Fiquei feliz por ter gostado da minha receita. Obrigada por visitar o meu blog!🥰
Este molho ficou delicioso com o meu ravioli.