O Falafel é ultra crocante por fora, úmido e macio por dentro, todo mundo adora, mas poucos sabem como este bolinho de grão-de-bico é fácil de fazer. Esta minha receita de falafel é fácil de seguir, com passos que vão tirar toda e qualquer dúvida! A melhor parte é abrir os bolinhos dourados para revelar o interior verde deslumbrante.
O QUE É O FALAFEL
O Falafel é um salgadinho originário do Oriente Médio feito de uma mistura de grão-de-bico, ervas frescas e especiarias que são formadas em pequenas bolinhas e fritas no óleo.
Muitas vezes, o falafel é consumido com pão pita, homus (pasta de grão-de-bico), tahine (pasta de gergelim) e salada (tomate, pepino, cebola e alface). Se tornou um alimento vegano popular não só no Egito e Oriente Médio, mas também em outras partes do mundo.
INGREDIENTES DO BOLINHO DE GRÃO-DE-BICO
O falafel é naturalmente sem glúten e vegano. Além disso, é feito com ingredientes simples usados no dia a dia e você não vai acreditar como é fácil de fazer. Os ótimos ingredientes são essenciais para obter um excelente falafel. Portanto, compre especiarias de alta qualidade, como cominho e coentro para a mistura do falafel.
- Grão de bico seco: EVITE usar grão-de-bico em conserva! O grão-de-bico seco (que foi embebido em água por 24 horas) é um ingrediente importante que dará ao seu falafel a consistência e o sabor que estamos procurando nesta receita. (Dica: costumo adicionar cerca de ½ colher de chá de bicarbonato de sódio à água, pois assim ajuda a amolecer o grão-de-bico seco.)
- Salsinha e coentro: essas duas ervas frescas deliciosas injetam muito sabor no seu falafel e transformam o seu interior em um verde lindo e vibrante.
- Cebola: eu normalmente uso cebolas amarelas, mas você também pode usar cebolas brancas ou rosa.
- Alho: para obter o melhor sabor, use dentes de alho frescos.
- Sal: a gosto.
- Especiarias: cominho, coentro e um pouco de pimenta caiena. Juntamente com as ervas frescas, este trio de especiarias dará o sabor autêntico e ousado do falafel.
- Farinha de grão–de–bico: ajuda a unir a mistura e reter a forma durante a fritura. Eu prefiro farinha de grão-d- bico, mas você também pode usar uma mistura de farinhas sem glúten ou outra farinha de sua escolha.
- Fermento em pó: é isso que dá ao falafel uma textura fofa (muitas receitas pulam isso, fazendo com que o falafel fique muito denso.)
- Óleo para fritar: eu recomendo usar azeite de oliva tipo único ou óleo de abacate ou óleo de semente de uva. Porque esses óleos são estáveis a altas temperaturas e também são os meu óleos de cozinha preferidos. Mas você também pode usar óleo vegetal, se preferir.
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
COMO FAZER FALAFEL – BOLINHO DE GRÃO-DE-BICO
Eu prometi a você que esta receita de Falafel – Bolinho de Grão-de-Bico é simples e não exagerei! Veja como fazer o falafel:
- Deixa de molho o grão-de-bico seco por algumas horas ou melhor de um dia para outro.
- Processe o grão-de-bico com ervas, especiarias, cebola e alho.
- Adicione a farinha e fermento em pó e misture.
- Refrigere a massa.
- Faça bolinhas e frite até dourar e ficar super crocante.
- Devore o mais rápido possível!
DICAS DA RECEITA DE BOLINHO DE GRÃO-DE-BICO
- O falafel é melhor quando dourado por fora, então tome cuidado para não queimar! Certifique-se de que o óleo não fique muito quente. Se isso acontecer, o exterior cozinhará muito rápido, antes que o interior possa aquecer.
- O falafel não deve quebrar ao fritar. Ele é um pouco frágil, mas certamente deve manter a sua forma. Caso contrário, veja a minha dica no cartão da receita sobre adicionar mais farinha ou água.
- 1 xícara de grão de bico seco = 3 xícaras de grão-de-bico embebido.
COMO COZINHAR O FALAFEL – 3 FORMAS DIFERENTES
Fritar o Falafel por Imersão: Aqueça cerca de 3 centímetros de óleo em uma panela em fogo médio a 180°C. Assim que o óleo atingir a temperatura, coloque suavemente de 4 a 6 bolinhos no óleo por vez, isso depende do tamanho da panela. Deixe cozinhar por 1-2 minutos ou até dourar por fora. Use uma escumadeira para remover o falafel para um prato forrado com papel toalha.
Fritar o Falafel na Frigideira: Aqueça algumas colheres de sopa de óleo em uma frigideira (eu prefiro ferro fundido) em fogo médio-alto. Delicadamente, coloque o falafel na frigideira e frite de cada lado por 2-3 minutos ou até dourar, depois transfira para um prato forrado com papel toalha.
Assar o Falafel: Pré-aqueça o forno a 220°C. Borrife levemente ou pincele uma assadeira com óleo. Em seguida, coloque o falafel na assadeira, borrife levemente ou pincele a parte de cima com óleo e leve ao forno por 25-30 minutos, virando na metade. Você também pode assá-lo em papel manteiga ou uma esteira de silicone sem óleo. No entanto, o falafel ficará apenas um pouco menos crocante e dourado.
Você notará na foto abaixo, que independentemente do método escolhido, eles se parecem muito depois de cozidos. Um exterior perfeitamente dourado e um interior verde brilhante!
Quer saber o método que uso com mais frequência? Se for só para mim, eu frito na frigideira, pois usa menos óleo, mas ainda fica super crocante por fora. Se for para uma festa ou jantar com vários convidados, adoro os bolinhos fritos por imersão. Eles são os petiscos perfeitos!
COMO ARMAZENAR O FALAFEL
O Falafel é um daqueles alimentos que são melhores servidos após fritos ou assados. Pois assim está super crocante por fora e o interior está quente e úmido.
Depois de refrigerado, a crosta amolece e o interior perde a umidade. Mas, a boa notícia é que eles podem ser ressuscitados a um estado quase fresco usando uma combinação de um micro-ondas (deixa o interior úmido novamente) e um forno quente para refazer a superfície. ENTÃO aqueça no micro-ondas por mais ou menos 1-2 minutos, depois pincele com bastante óleo e asse a 200°C por 5 minutos, apenas até a superfície ficar crocante novamente.
Para fazer com antecedência: A mistura preparada do falafel pode ficar na geladeira por 1-2 dias antes do uso, mas use um recipiente hermético. Forme bolinhas quando estiver pronto para fritar.
Para congelar: Coloque o falafel não cozido em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele por 1 hora. Logo depois de endurecido, transfira o falafel para um saco plástico de congelar alimentos e congele por até 1 mês. O falafel pode ser frito ou assado congelado.
Como alternativa, você pode congelar a mistura da massa. Descongele a mistura na geladeira, mexa, forme bolinhas ou hambúrgueres e frite-os. Não é aconselhável congelar o falafel depois de cozido, porque o exterior fica macio. Você pode congelar a massa por 2 a 3 meses.
COMO SERVIR O FALAFEL
Um molho é uma obrigação para servir o falafel – você precisa da umidade por fora também. MOLHO TAHINE é o padrão, mas também é ótimo com um simples MOLHO DE TAHINE E IOGURTE, baba ghanoush ou até um HOMUS diluído.
Eu os amo em sanduíches, como um pão pita quente com molho de tahine, verduras frescas (como rúcula), tomates frescos picados e pepinos ou junto com minha SALADA DE PEPINO E RABANETE. Mas você pode apreciá-lo ao lado de outros pratos, servido como petisco ou como prato principal, com uma variedade de legumes frescos, queijo e molhos.
Falafel – Bolinho de Grão-de-Bico
Ingredientes
- 225 g de grão-de-bico seco, (1¼ xícara) (NÃO use grão-de-bico enlatado ou cozido)
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de salsinha fresca, picada
- 1 xícara de coentro fresco, picado
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho, picados
- 1 colher de chá de cominho em pó
- ½ colher de chá de coentro em pó
- 1 colher de chá de pimenta caiena, (opcional)
- 1 ½ colher de chá de sal ou a gosto
- ½ colher de chá de fermento em pó
- 4 colheres de chá de farinha, farinha de grão-de-bico ou de sua escolha
- óleo para fritar, cerca de 500 ml = 2 xícaras
MOLHO PARA FALAFELS:
ADIÇÕES PARA O SANDUÍCHE DE FALAFEL (OPCIONAL)
- Pão Pita
- Pepinos, picados ou cortados em cubos
- Tomates, picados
- Rúcula
Instruções
- (Com um dia de antecedência) Coloque o grão-de-bico seco e o bicarbonato de sódio em uma tigela grande cheia de água para cobrir o grão-de-bico em pelo menos 5cm. Deixe de molho por no mínimo 12 a 18 horas (mais se o grão-de-bico ainda estiver muito duro deixe por até 24h). Quando estiver pronto, escorra o grão-de-bico completamente e seque-o.
- Coloque no processador de alimentos o grão-de-bico, ervas, cebola, alho, e especiarias.
- Execute o processador de alimentos por 2 a 3 minutos em alta velocidade, raspando os lados conforme necessário, até que tudo esteja bem incorporado, formando uma mistura de falafel. (A mistura deve parecer como o guacamole, suave do lado de fora).
- Transfira para uma tigela e adicione farinha e fermento em pó. Misture bem.
- Leve à geladeira por 30 minutos.
- Recolha +/- colher de sopa da mistura de falafel e forme bolinhos (ou discos) e coloque em uma bandeja. Deve render cerca de 15 falafels, com cerca de 2.5cm de espessura cada. (Se você achar que a mistura está muito úmida, pode adicionar outra colher de sopa de farinha de grão-de-bico. Se estiver muito seca e quebradiça, você pode adicionar uma colher de chá ou duas de água ou suco de limão.)
- Despeje o óleo em uma frigideira ou panela grande. Aqueça para temperatura média alta (entre 180 – 190°C) até que comece a borbulhar suavemente.
- Coloque os bolinhos com uma colher grande ou deslize os bolinhos suavemente, tomando cuidado para não se queimar. Cozinhe em lotes (evitando aglomerar os falafels) por cerca de 4 minutos, usando 2 garfos para virar, até dourar e ficar crocante por fora.
- Retire os falafels da panela e escorra em papel toalha. Repita com os falafels restantes.
- Sirva fresco com molho de sua escolha ou faça um sanduíche com bolinhos de falafel no pão pita com rúcula, tomate e pepino. Despeje um pouco de molho de tahine ou humus por cima. Aproveite!
Vídeo
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
7 comentários
Fiquei com água na boca!!
Não precisa tirar a casca do grão de bico?
Olá Helena, tudo bem?! Eu faço com casca, mas vai da sua preferência.
Amei a receita e adorei o seu blog, muito informativo.
Amei a receita, muita bem detalhada e o sabor dos falafels é incrível.
Deliciosos e são ótimos com uma salada!