Minha receita favorita de guacamole mexicano é rápida e fácil de fazer, naturalmente sem glúten e vegana. O verdadeiro Guacamole Mexicano se simplifica em apenas avocados maduros, sal, um pouco de limão, cebola, pimenta, coentro e um pouco de tomate picado. Sirva-o como um molho ou coloque-o em cima de tacos ou burritos. Fácil e delicioso!
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE GUACAMOLE:
- Avocado: Para fazer um guacamole de verdade, escolha o avocado, pois é o mesmo que se usa lá no México. Ele é um pouco mais caro, porém vale a pena. Avocado possui 5 vezes menos água, o que torna a polpa mais consistente e o sabor melhor. Mas para quem não conseguir encontrar esse tipo de abacate, pode fazer com qualquer outro tipo.
- Cebola roxa em cubos: Eu amo o sabor da cebola roxa no guacamole, mas se você quiser torná-la um pouco mais suave, basta enxaguar e escorrer a cebola picada na água brevemente antes de adicioná-la ao abacate.
- Tomates em cubos: Eu sou muito fã de usar tomates no meu guacamole, mas fique à vontade para omiti-los, se quiser!
- Coentro: Acrescenta um toque cítrico e herbáceo que complementa os sabores do abacate, da cebola, do limão e do tomate, proporcionando uma camada adicional de frescor e complexidade ao guacamole. Se você faz parte da população que não gosta de coentro fresco, omita-o.
- Pimenta Jalapenho: Você também pode usar pimenta dedo de moça ou serrano.
- Suco de limão: O suco fresco de limão confere um sabor cítrico e ajuda a evitar que os abacates escureçam.
- Pimenta do reino e sal marinho fino: Os ingredientes essenciais para trazer à tona todos esses bons sabores!
COMO FAZER O GUACAMOLE MEXICANO?
Corte dois avocados maduros ao meio, remova o caroço e as peles e coloque-os em uma tigela. Em seguida, use um garfo para triturá-los suavemente no nível desejado de pedaços grossos. Adicione a cebola, o tomate, o coentro, a pimenta jalapenho ou dedo de moça, o suco de limão, pimenta do reino, sal e misture tudo.
É isso aí. O guacamole mais fácil e delicioso!
ASSISTA O VÍDEO COMO FAZER GUACAMOLE MEXICANO
DICAS
- A pimenta varia individualmente em sua gostosura. Portanto, comece com metade de uma pimenta e a adicione ao guacamole, assim se desejar que fique mais picante, adicione mais. Lembre-se de que muito disso é feito a gosto devido à variabilidade dos ingredientes frescos. Comece com esta receita e ajuste ao seu gosto.
- Tenha cuidado ao manusear pimentas, se estiver usando. Sendo assim, lave bem as mãos após o manuseio e não toque nos olhos ou na área próxima aos olhos com as mãos por várias horas.
- Definitivamente, use limão fresco em vez de suco de limão engarrafado. A diferença de sabor vale a pena.
- Tomates frios prejudicam o sabor; portanto, se você quiser adicionar tomate picado ao guacamole, adicione-o imediatamente antes de servir.
- Escolha avocados maduros. O melhor guacamole mexicano começa com os ingredientes mais frescos, por isso procure abacates maduros, porém firmes. Você definitivamente não quer abacates muito macios e nem muito duros. Não maduro o suficiente e o guacamole não terá gosto. Muito maduro e o guacamole também não terá gosto.
COMO ESCOLHER OS ABACATES MADUROS?
Primeiro passo – cheque a cor! Antes de mais nada, você precisa saber que o abacate possui diferentes tonalidades de verde de acordo com a sua fase de amadurecimento. Resumindo: a fruta escurece à medida que amadurece. Existem diversos tipos de abacates e cada um terá uma variação de cores diferente nesse processo, mas a maior parte deles está madura quando seu tom é um verde “médio” indo para o escuro. Do mesmo jeito, se a cor estiver clara e a fruta dura como pedra, significa que ainda está cedo e quando começar a adquirir tons amarronzados, se liga porque está começando a passar do ponto.
Segundo passo – dê uma apertadinha! Você pode dizer o quão maduro o abacate está, checando a sua resistência. Segure-o no meio da mão e aperte gentilmente usando toda a palma (evite usar só os dedos para não furar a fruta!). Se o abacate estiver maduro, estará levemente macio. Se já tiver passado do ponto, estará muito macio (mas, lembre-se, a grossura da pele do abacate pode variar de acordo com o seu tipo). Caso a pele comece a se soltar da carne da fruta, pode ter certeza, ela já passou muito do ponto.
COMO CORTAR O AVOCADO?
Para abrir um abacate, corte-o ao meio com uma faca afiada do chef e torça os lados. Um lado terá o caroço. Para removê-lo, você pode fazer uma das duas opções abaixo:
Método 1: Bata suavemente no caroço com a faca do chef, para que a faca fique entalada no caroço. Torça a faca levemente para desalojar o caroço e levante para removê-lo. Se você usar esse método, primeiro proteja sua mão com uma toalha de cozinha grossa antes de continuar.
Método 2: Corte a metade com o caroço ao meio novamente, expondo mais do caroço. Use os dedos ou uma colher para remover o caroço.
Depois que o caroço for removido, apenas corte o abacate em pedaços bem dentro da casca e use uma colher para remover a carne do abacate.
VARIAÇÕES DO GUACAMOLE MEXICANO:
Depois de aprender a fazer o guacamole básico, sinta-se à vontade para experimentar variações, incluindo morangos, pêssegos, abacaxi, manga e até melancia. Você pode ser criativo com guacamole!
Guacamole simples: Não deixe a falta de disponibilidade de outros ingredientes impedi-lo de fazer guacamole, porque você pode fazer essa versão mais simples do guacamole – que é purê de abacate com sal.
Guacamole rápido: Para um guacamole muito rápido, basta colocar ¼ de xícara de vinagrete e misturá-lo com o abacate amassado.
COMO USAR O GUACAMOLE MEXICANO?
Guacamole é excelente servido com nachos tradicional, nachos feitos de tortilha e também é uma excelente cobertura ou acompanhamento para vários pratos mexicanos como: quesadillas, tacos, burritos, chilli ou outros pratos como salmão grelhado ou frango assado no forno. Também tente misturar um pouco de guacamole em um sanduíche de atum ou em ovos cozidos.
COMO ARMAZENAR O GUACAMOLE MEXICANO?
O guacamole mexicano é melhor consumido logo após ser feito. Assim como as maçãs, os abacates/avocados começam a oxidar e a dourar depois de cortados. Dito isto, o ácido no suco de limão que você adiciona ao guacamole pode ajudar a retardar esse processo e, se você armazenar o guacamole corretamente, poderá fazê-lo com algumas horas de antecedência se o estiver preparando para uma festa.
O truque para manter o guacamole verde é garantir que o ar não toque nele! Transfira-o para um recipiente, cubra com filme plástico e pressione-o para espremer qualquer bolhas de ar, mas certifique-se de que qualquer superfície exposta do guacamole toque no filme plástico, não no ar. Isso manterá a quantidade de escurecimento no mínimo.
Você pode armazenar o guacamole na geladeira dessa maneira por até três dias, mas se você deixar o guacamole exposto ao ar, ele começará a escurecer e descolorir. Esse escurecimento não é muito apetitoso, mas o ele ainda é bom. Você pode raspar as partes marrom e descartar, ou simplesmente mexa com o resto.
Como Fazer Guacamole Mexicano
Ingredientes
- 2 avocados maduros médios, ou 1 abacate grande
- ¼ colher de chá de sal, ou a gosto
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco
- ¼ de xícara de cebola roxa, picada
- 1-2 pimentas de jalapenho, picadas (remover caules e sementes)
- 2 colheres de sopa de coentro fresco, picado
- 1 pitada de pimenta do reino
- ½ tomate maduro, picado (sementes e polpa removidas)
Instruções
- Corte o avocado/abacate ao meio. Remova o caroço e retire a carne do avocado/abacate com uma colher e coloque em uma tigela. (Veja as minhas dicas acima de como cortar um abacate.)
- Usando um garfo, amasse o abacate com um garfo suavemente no nível desejado de pedaços grossos. (Não exagere! O guacamole deve ser um pouco pesado.)
- Adicione sal e suco de limão. Adicione a cebola picada, coentro, pimenta do reino e pimenta jalapenho. Misture.
- Leve à geladeira até estar pronto para servir.
Vídeo
Notas
- A pimenta varia individualmente em sua gostosura. Portanto, comece com metade de uma pimenta e a adicione ao guacamole, assim se desejar que fique mais picante, adicione mais. Lembre-se de que muito disso é feito a gosto devido à variabilidade dos ingredientes frescos. Comece com esta receita e ajuste ao seu gosto.
- Tomates frios prejudicam o sabor; portanto, se você quiser adicionar tomate picado ao guacamole, adicione-o imediatamente antes de servir.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
6 comentários
Melhor guacamole que eu já comi, obrigada pela receita🥰
Muito bom, adorei 😊
Olá Samara! Fiquei feliz por ter gostado da minha receita. Obrigada por visitar o meu blog!🥰
Combinação perfeita!
Um molho muito saboroso, recomendo!