Se você quer saber como fazer farinha de coco, você veio ao lugar certo! É uma receita simples, fácil de fazer, barata e tão acessível que você não vai acreditar! Para prepará-la, você só precisa de 1 ingrediente restante de outra receita, então você não terá que jogar nada fora.
O único ingrediente que esta receita requer é a polpa do coco que sobra do leite de coco feito em casa. Eu realmente tento evitar o desperdício de comida, então sempre procuro novas receitas para usar as sobras de polpas de todos os outros tipos de leite vegetal que faço.
A farinha de coco é rica em fibras, deliciosa, e além disso, é vegana. É pobre em carboidratos comparada com outros tipos de farinhas. O único problema é que a farinha de coco é um pouco cara e nem sempre é encontrada em cidades do interior do Brasil, mas por outro lado o coco seco é barato e facilmente encontrado em todos os supermercados e quitandas, independente do lugar que você more.
COMO FAZER FARINHA DE COCO – PASSO A PASSO
O que sobra do leite são as fibras do coco e são elas que vão virar a farinha de coco, após o leite de coco ter sido coado. Após secar as fibras, você acabou de fazer a sua própria farinha de coco caseira. Eu recomendo descascar a fina casca externa do seu coco, se você planeja fazer a farinha de coco.
Tem dois métodos para fazer a farinha: no forno ou na frigideira. Eu normalmente uso o método do forno.
Método do Forno:
- Pré-aqueça o forno a 120ºC. Coloque a polpa em uma assadeira (foto 1) e leve ao forno por 30-60 minutos (foto 2).
- Mexa a cada 15 minutos (foto 3) .
- Retire do forno e deixe esfriar alguns minutos (foto 4).
- Em seguida, bata no liquidificador ou processador de alimentos até obter um pó fino.
Método da Frigideira :
- Coloque a polpa em uma frigideira grande e mantenha em fogo médio-baixo. Você pode manter em fogo médio até que a farinha comece a pegar uma corzinha, aí é só manter em fogo baixo cuidando para não queimar.
- Para obter uma farinha bem sequinha e levemente dourada, cozinhe por mais ou menos 15 minutos, mexendo sempre com uma espátula. Não deixe ficar muito escura, pois pode amargar se você queimar, na dúvida experimente um pouquinho e sinta o sabor.
- Depois deste tempo você deve pegar um pouco da farinha com a ponta dos dedos e sentir se ela está bem sequinha, se estiver, já está pronta.
- Retire da frigideira e deixe esfriar alguns minutos. Em seguida, bata no liquidificador ou processador de alimentos até obter um pó fino.
ASSISTA O VÍDEO COMO FAZER FARINHA DE COCO CASEIRA
DICAS:
- Usar o papel manteiga ou um tapete de silicone é opcional, mas eu prefiro usar, porque é mais fácil de limpar do que a assadeira.
- Se você fizer uma grande quantidade de leite de coco e tiver muita polpa de coco, pode ser necessário usar duas assadeiras ao invés de uma. Você também pode congelar metade desta polpa e quando precisar fazer a farinha, é só descongelar e proceder com a receita.
- Dependendo da quantidade que você usar da polpa, pode ser necessário cozinhar por mais tempo (até 2 horas) até que ela fique propriamente seca.
- Embora o coco seja rico em gordura, a maior parte da gordura permanece na água, quando fazemos o leite de coco, então a polpa do coco é basicamente fibra, que nos fornece plena satisfação do apetite.
A FARINHA DE COCO É SEM GLÚTEN?
Sim! A farinha de coco é sem glúten, por isso é adequada para celíacos e intolerantes ao glúten. Além disso, também é Paleo, Whole30, Keto e Low Carb!
COMO ARMAZENAR A FARINHA?
Guarde em um pote de vidro bem fechado. Se ela ficou realmente bem sequinha, ela pode durar semanas ou até um mês em temperatura ambiente (evite expô-la à luz solar direta). Mantenha na geladeira para aumentar este prazo, mas o ideal é consumir o quanto antes. Se você sentir algum odor azedo quando for usar ela, provavelmente está estragada. Então, experimente antes de arruinar a receita que estiver fazendo com ela.
COMO USAR A FARINHA DE COCO NA PANIFICAÇÃO?
Embora você possa usá-la como qualquer outro tipo de farinha, há algumas coisas a se ter em mente ao cozinhar com a farinha de coco.
A farinha de coco é muito rica em fibras e proteínas, por isso é muito diferente da farinha de trigo. Ao assar com ela, você deve usar apenas 1/4 da quantidade de farinha que normalmente usaria em uma receita. Além disso, esta farinha também absorve o líquido, então você precisará adicionar mais leite, água ou ovos do que o normal, porque a farinha de coco é muito densa e seca.
No entanto, isso também depende muito da marca que você está utilizando, se for um resíduo do leite de coco, ele absorve menos líquido do que a farinha industrial (comprada no supermercado), então é por isso que é legal a gente realmente verificar o ponto da massa, pois assim saberemos se precisa colocar um pouquinho mais de líquido ou não.
Sempre que ver uma receita que usa a farinha de coco, saiba que a receita é projetada especificamente para a farinha de coco e não pode ser feita com outro tipo de farinha. A farinha de coco não pode ser substituída 1:1 em receitas que pedem farinha de trigo (nem você pode usar farinha de trigo em uma receita que pede farinha de coco).
Você pode usar esta farinha em algumas das minhas receitas abaixo:
- Bolos, como Bolo de Banana, Bolo de Especiarias ou Bolo de Abóbora
- Tortas
- Panquecas
- Biscoitos
- Pães e até a amada farofa!
Como Fazer Farinha de Coco Caseira
Equipamento
Ingredientes
- 150 g (2 xícaras) de polpa de coco, sobras de fazer o leite de coco
- Pote hermético para armazenar a farinha
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 120ºC.
- Coloque a polpa em uma assadeira (forrada ou não, você decide) e asse por 30-60 minutos ou até dourar e secar (minha polpa ficou pronta em 30 minutos). Mexa a cada 15 minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Em seguida, bata no liquidificador ou processador de alimentos de alta velocidade até que se torne um pó fino.
- Mantenha-a em um recipiente hermético em temperatura ambiente por semanas ou até meses, quando mantida na geladeira.
Vídeo
Notas
- Usar o papel manteiga ou uma esteira de silicone é opcional, mas eu prefiro usar porque é mais fácil de limpar do que a assadeira.
- Se você fizer uma grande quantidade de leite de coco e tiver muita polpa de coco, pode ser necessário usar duas assadeiras ao invés de uma. Você também pode congelar metade desta polpa e quando precisar fazer a farinha, é só descongelar e proceder com a receita.
- Dependendo da quantidade que você usar da polpa, pode ser necessário cozinhar por mais tempo (até 2 horas) até que ela fique propriamente seca.
- Embora o coco seja rico em gordura, a maior parte da gordura permanece na água quando fazemos o leite de coco, então a polpa do coco é basicamente fibra, que nos fornece plena satisfação do apetite.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
11 comentários
Maravilha de informação.
Gostei muito de aprender como fazer farinha de
Coco
Olá Dilene, tudo bem?! Fiquei feliz por ter lhe ajudado com essa receita!
Amei, fiz ontem para poder fazer a sua receita de panquecas com farinha de coco. Obrigada pelas receitas🥰
Obrigada pela receita, já vou economizar muito com esta farinha🙌