Aprenda a fazer Tortilhas Mexicanas Caseiras que são macias e flexíveis, receita com apenas 5 ingredientes (incluindo água!). Elas têm um sabor muito melhor do que as tortilhas de farinha compradas no mercado, e você pode fazer do tamanho que quiser. Depois de aprender a fazer a minha receita de tortilhas mexicanas em casa, você nunca mais usará as tortilhas vendidas no mercado!
EU AMO os resultados e acredito que você também irá amar. Estas tortilhas mexicanas caseiras são macias e saborosas. Além disso, podem ser preparadas com antecedência, pois para servi-las basta aquecê-las no microondas ou no fogão.
INGREDIENTES DAS TORTILHAS:
- Farinha: Recomendo usar a farinha de trigo branca ou integral orgânica, mas se você está eliminando o consumo de glúten da sua dieta, você pode fazer as minhas Tortilhas de Farinha de Mandioca.
- Sal: Essencial para saborear as nossas tortilhas mexicanas!
- Fermento em pó: Para dar as tortilhas um pouco de volume.
- Azeite: Usei azeite para esta receita de tortilhas mexicanas e obtive um excelente resultado. Você também pode usar banha (que é tradicional), manteiga ou um óleo de sabor suave, como óleo de abacate ou óleo vegetal. Óleo de coco também funciona, mas as tortilhas terão um pouco do sabor de coco.
- Água: Basta aquecer um pouco de água no fogão ou no micro-ondas até que esteja quente ao toque, mas não ferva.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER AS TORTILHAS MEXICANAS CASEIRA?
Tudo bem, aqui está uma breve visão geral de como fazer tortilhas mexicanas caseira:
- Misture a massa. Misture rapidamente os ingredientes secos, acrescente o azeite e a água e mexa o máximo que puder com uma espátula de borracha ou colher de pau ou com as suas mãos, que é o modo como costumo fazer.
- Sove a massa. Então, quando a massa começar a se formar, vire-a sobre uma superfície enfarinhada e use as mãos para dar uma amassada breve por 1 ou 2 minutos até que esteja bem lisa. (Não se preocupe em deixar perfeitamente lisa – ela só precisa se segurar bem, como uma bola.).
- Descanse a massa. Em seguida, vamos deixar a massa descansar um pouco por cerca de 10 minutos, coberta com uma toalha limpa para que não seque. Isso ajuda a relaxar o glúten, a fim de facilitar a rolagem das tortilhas.
- Forme as bolas de massa. Agora, essa parte é com você, pois depende do tamanho e da espessura que você gostaria que as suas tortilhas tenham! Eu recomendo dividir a massa em 12 fatias iguais, enrolar cada fatia em uma bola e, em seguida, enrolar cada bola em uma tortilha de 15 cm (que resultará em uma tortilha de espessura média e tamanho de taco). Mas você pode dividir e estender a massa como quiser, deixando o tamanho e a espessura das tortilhas como preferir. Por exemplo para fazer os burritos você precisaria de tortilhas finas com tamanho de 23 cm.*
- Cozinhe as tortilhas mexicanas. Aqueça uma frigideira de ferro fundido ou uma frigideira de fundo grosso em fogo médio-alto. Adicione a tortilha e cozinhe por 30-60 segundos, até que pequenas bolhas comecem a aparecer na superfície e/ou manchas douradas apareçam no fundo da tortilha. Vire e cozinhe no outro lado por cerca de 30 segundos ou até que o fundo também esteja ligeiramente dourado. Em seguida, transfira para um prato ou tigela limpa, cubra com um pano de prato limpo e reserve. Repita com as bolas de massa restantes. Além disso, se a frigideira parecer estar esquentando demais e cozinhar as tortilhas rápido demais, reduza o fogo.
- Servir. Sirva quente e bom apetite!
* Para economizar um pouco de tempo, gosto de multitarefas, sendo assim eu enrolo uma tortilha enquanto a outra está cozinhando no fogão. Mas se você quiser enrolar todas as tortilhas de uma vez, certifique-se de colocar um papel toalha entre cada tortilha para que não grudem acidentalmente enquanto espera. Em geral, também recomendo cobrir a massa que está esperando para ser cozida, para que não resseque.
DICAS PARA A RECEITA DE TORTILHAS:
- Se quiser, você pode fazer a massa com antecedência. É só fazer a massa e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida, cubra bem com filme plástico e leve à geladeira por até 48 horas.
- Enrole as tortilhas mexicanas bem finas. Você quer que elas pareçam quase translúcidas, quase capaz de se ver contra a luz, porque tortilhas grossas não ficarão macias.
- Se você tentar estender essas tortilhas e a massa continuar encolhendo, deixe descansar por mais 15 a 30 minutos. O glúten não teve tempo suficiente para relaxar.
- As tortilhas não incharão ou fizeram bolinhas, isso irá acontecer se as tortilhas forem muito grossas ou se forem cozidas em temperatura baixa, portanto tente fazer um círculo fino de 15cm e cozinhe em fogo médio.
- Se suas tortilhas parecerem rígidas após o cozimento, você as cozinhou por muito tempo ou o calor estava muito alto. Cozinhe-as apenas o tempo suficiente para obter algumas bolhas na superfície e algumas manchas marrons clara na parte inferior. Depois, vire-as e cozinhe por mais 15 a 20 segundos.
- Para manter as tortilhas aquecidas, basta usar uma panela (um pouco maior que as tortilhas) com uma tampa. Coloque cada tortilha na panela após removê-las da frigideira e cubra com a tampa. O vapor das tortilhas recém cozidas irá mantê-las macias, quentes e não irão ressecar – da mesma forma que um aquecedor de tortilhas funciona! Você também pode manter as tortilhas cobertas com um pano de prato até serem servidas, pois funciona da mesma forma.
- Se a farinha começar a se acumular na frigideira, limpe a frigideira entre as tortilhas com um papel toalha úmido.
O QUE SERVIR COM AS TORTILHAS MEXICANAS CASEIRAS?
- Essas tortilhas mexicanas caseiras podem ser usadas para qualquer refeição da cozinha mexicana: seja Burritos, Enchiladas, Tacos, Quesadillas, Fajitas ou Chilli… tudo fica melhor!
- Elas também podem ser usadas como base para pizzas super finas. É só pincelar levemente com azeite e cobrir com os seus ingredientes favoritos de pizza. Eu amo pesto, um pouco de muçarela fresca, pedaços de bacon defumado e uma pitada de ervas frescas. Coloque-os em um forno bem quente (230˚C) por 4-5 minutos ou até dourar. Imagine voltar para casa depois de um dia agitado e ter um estoque dessas tortilhas no freezer.
- Eu também usei essas tortilhas mexicanas caseiras para fazer maravilhosos sanduíches ou wraps.
- E para quem gosta de doces, pode espalhar um pouco de manteiga, uma pitada de açúcar e canela para uma rápida sobremesa.
- Você também pode fazer fabulosos chips tipo nachos. Basta pincelar cada tortilha com uma colher de chá de azeite de ambos os lados e polvilhar levemente com sal marinho. Asse por 5 minutos a 230˚C e você nem vai acreditar no quão deliciosas elas são por si só ou quebradas em pedaços irregulares e usadas para mergulhar Homus de Grão-de-Bico Clássico , Homus Verde, Guacamole, salsa ou qualquer outro molho.
Você pode dizer que estou empolgada com essas tortilhas mexicanas, mas eu realmente as amo! E te garanto que você também vai amá-la, e tenho a sensação de que, depois de experimentá-las, você não vai querer ficar sem um estoque dessas tortilhas mexicanas caseiras no seu freezer.
COMO ARMAZENAR AS TORTILHAS MEXICANAS?
Essas tortilhas mexicanas podem ser armazenadas na geladeira por 5-7 dias, mas elas ficarão rígidas quando estiverem frias. Quando você quiser usar uma ou duas, coloque-as em um papel toalha levemente úmido e leve ao micro-ondas por 10-20 segundos. Elas ficarão bonitas e macias novamente.
Para o congelamento das tortilhas mexicanas:
Coloque as tortilhas já cozidas em camadas entre papel manteiga e congele em um saco ziplock. Guarde-as no freezer por até 6 meses.
Para reaquecer as tortilhas mexicanas:
Você pode embrulhá-las em papel alumínio e aquecê-las no forno por 10 minutos ou colocá-las em um prato, cubra-as com um papel toalha úmido e leve ao micro-ondas por 20-30 segundos.
Tortilhas Mexicanas Caseiras
Ingredientes
- 360g (3 xícaras) de farinha de trigo, – veja nota
- 4g (1 colher de chá) de sal
- 4g (1 colher de chá) de fermento químico em pó
- 250ml (1 xícara) de água morna
- 80ml (⅓ xícara) de óleo, azeite ou outro óleo vegetal
Instruções
- Numa tigela grande adicione farinha, o sal e o fermento, misture rapidamente até incorporar.360g (3 xícaras) de farinha de trigo, 4g (1 colher de chá) de sal, 4g (1 colher de chá) de fermento químico em pó
- Em seguida, adicione a água morna e o óleo e misture até que uma massa comece a se formar.80ml (⅓ xícara) de óleo, 250ml (1 xícara) de água morna
- Sove a massa. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e use as mãos para amassar a massa por 1-2 minutos até que esteja bem lisa.
- Forme uma bola redonda com a massa. Cubra com um pano de prato limpo e deixe a massa descansar por 10 minutos.
- Use uma faca para cortar a massa em 12 fatias iguais. Use as mãos para enrolar cada pedaço em uma bola. Em seguida, use um rolo de massa ou uma prensa de tortilha para enrolar a bola de massa em uma tortilha de 15 cm.
- Aqueça uma frigideira de ferro fundido ou uma frigideira de fundo grosso em fogo médio-alto. Adicione a tortilha e cozinhe por 30-60 segundos, até que pequenas bolhas comecem a aparecer na superfície e/ou manchas douradas apareçam no fundo da tortilha. Vire e cozinhe no outro lado por cerca de 30 segundos ou até que o fundo também esteja ligeiramente dourado.Em seguida, transfira para um prato, cubra com um pano de prato limpo e reserve. Repita com as bolas de massa restantes. (Gosto de estender a próxima tortilha enquanto a atual está cozinhando, para economizar tempo.) Além disso, se a frigideira parecer estar esquentando demais e cozinhar as tortilhas rápido demais, reduza o fogo.
- Sirva quente e bom apetite! Eu recomendo manter as tortilhas cobertas com um pano de prato ou guardadas em um aquecedor de tortilhas ou forno quente até serem servidas, para que possam ficar quentes e não sequem.
Notas
- Instruções da batedeira planetária: Se você tiver uma batedeira, basta combinar os ingredientes na tigela da batedeira conforme indicado na etapa 1 e 2. Em seguida, use o gancho de massa para amassar a massa em velocidade média por 1-2 minutos conforme indicado na etapa 3.
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
7 comentários
Adorei o seu site, nunca tinha visto algo assim. Desta forma fica muito fácil de seguir as receitas, principalmente quando não se tem muita experiência na cozinha. Amei a receita, obrigada!
O meu pão ficou delicioso, muito macio. Durou 5 dias. Pena que rachou e não cresceu muito. Não sei isso é normal.
Adorei a receita!😉
Gratidão🙏🍞
Olá Marizete, tudo bem?! Fiquei feliz por ter gostado da receita! Essas tortilhas não crescem, o fermento químico que é usado nesta receita é para adicionar a maciez para a tortilha e não para fazer ela crescer. Quando eu mencionei no blog para deixar descansar a massa, me referia ao glúten, pois isso facilita na hora de abrir a massa. A massa não vai cresce neste momento. Quando você frita a massa, ela incha com algumas bolinhas (se for fina e cozida em fogo médio), mas depois ela murcha, isso é normal. As tortilhas devem ser achatadas! Agora se você se refere a receita de um pão no blog, por favor direcione este comentário para a outra receita, para que eu possa te ajudar! Obrigada!🥰
Muito melhor que o Rap 10! 😊
Obrigada pela receita!