Essas panquecas de farinha de coco são macias, simples de fazer e nos fazem sentir saciados por um longo período. Isso porque a farinha de coco é rica em proteínas, fibras e gordura. Além disso, as panquecas de farinha de coco também são Sem glúten + Paleo + Sem Lácteos.
O segredo para que as panquecas de farinha de coco fiquem leves, fofas e não se quebrem, é usar uma combinação de farinha de coco e polvilho doce!
Recentemente, tenho experimentado bastante a farinha de coco na minha panificação. No entanto, a farinha de amêndoas é muito usada em panificação Paleo, Sem Glúten e Livre de Grãos, e é uma farinha superior, porém o seu preço não é excelente. Por isso decidi criar receitas com farinha de coco, pois é uma opção mais barata do que a farinha de amêndoas.
As suas receitas de panificação ficarão ainda mais em conta, se você usar a minha receita de Farinha de Coco Caseira.
SOBRE A FARINHA DE COCO:
A farinha de coco é rica em proteínas, fibras e é uma ótima escolha para quem deseja uma farinha low carb, livre de grãos e sem glúten. Além disso, a farinha de coco pode ser usada por pessoas que tem alergia à nozes.
A farinha de coco é feita da polpa do coco que sobra depois de ter feito o Leite de Coco. A polpa é secada e moída para formar esta farinha fina e macia, que é ótima para fazer as panquecas de farinha de coco leves e fofas.
Devido ao seu alto teor de fibra, as receitas com farinha de coco tendem a exigir menos farinha e mais ovos e/ou leite do que outras farinhas comuns.
Se você quiser saber como fazer a Farinha de Coco veja a minha receita!
COMO USAR A FARINHA DE COCO NA PANIFICAÇÃO?
Como a farinha de coco tem alto teor de proteínas e fibras, não é como usar qualquer outra farinha. Portanto, sempre que ver uma receita que usa farinha de coco, saiba que a receita é projetada especificamente para farinha de coco e não pode ser feita com outro tipo de farinha.
A farinha de coco é muito seca e pesada, então receitas que pedem por ela, tendem a ter muitos ingredientes líquidos para compensar (como ovos ou leite).
A farinha de coco não pode ser substituída 1: 1 em receitas que pedem farinha de trigo. Além disso, você não pode usar farinha de trigo em uma receita que pede farinha de coco.
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE PANQUECAS DE FARINHA DE COCO:
As quantidades dos ingredientes se encontra no final da página no Cartão da Receita.
COMO FAZER AS PANQUECAS DE FARINHA DE COCO?
1. Bata os ovos até que fiquem espumosos. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes úmidos aos ovos, misture tudo e reserve.
2. Em uma outra tigela, peneire a farinha de coco, o polvilho doce, a canela, o fermento e o bicarbonato. Misture bem até que não haja grumos.
3. Adicione os ingredientes secos aos úmidos. Misture delicadamente até que tudo fique bem incorporado.
4. Aqueça uma frigideira antiaderente média em fogo médio e pincele com óleo de coco. Retire 1/4 de xícara da massa da panqueca e despeje na panela para formar uma panqueca de tamanho pequeno a médio (cerca 10cm).
5. Cozinhe por 2-3 minutos. Vire e cozinhe por mais 2 minutos ou até que as panquecas de farinha de coco estejam cozidas e douradas. Repita até ter trabalhado em toda a massa.
6. Sirva + divirta-se!
DICAS PARA A RECEITA DE PANQUECAS SEM GLÚTEN:
Mesmo que essas panquecas americanas de farinha de coco sejam super fáceis de preparar, ainda há algumas coisas a serem observadas sobre como fazer a massa:
- Use leite de coco integral, bem cremoso em vez de leite de coco com pouca gordura, pois a farinha de coco realmente precisa de toda a umidade extra que você puder fornecer, e a gordura extra aqui ajuda a fazer isso. Se você usar o Leite de Coco Caseiro, faça ele mais cremoso (isso significa que você precisa usar menos água para fazer o leite). No entanto, você também pode usar iogurte de coco ou iogurte grego integral em vez de leite de coco, se desejar.
- A quantidade de leite pode variar, pois isso depende da farinha que você está usando. Se for farinha caseira, como eu usei nesta receita, a quantidade de leite será a mesma que está escrita no cartão da receita. Mas se você for usar a farinha comprada, ela absorve mais líquido do que a farinha caseira. Sendo assim, haverá a necessidade de adicionar mais leite do que esta descrito nesta receita. Observe a massa na hora que você estiver fazendo, pois ela não pode ficar muito líquida e nem muito espessa. (Veja as fotos acima para referência).
- Use uma tigela separada para peneirar os ingredientes secos, em vez de adicionar os secos diretamente aos úmidos. Misture as farinhas primeiro, pois isso lhe dará uma mistura lisa, sem grumos de farinha.
- Não prepare a massa senão for usá-la imediatamente, pois o bicarbonato de sódio se torna menos ativo com o passar do tempo.
- Certifique-se de que sua frigideira esteja totalmente aquecida antes de adicionar qualquer massa para cozinhar.
- Não vire muito cedo. Espere a superfície da sua panqueca borbulhar – quando as bolhas estourarem e formarem pequenos orifícios ao redor das panquecas, é hora de virar. No entanto, se as bolhas estourarem e depois encherem com mais massa, espere um pouco mais. A superfície da sua panqueca de farinha de coco deve parecer um pouco furada.
- Se sua frigideira começar a ficar um pouco suja de óleo ou massa da panqueca, limpe-a rapidamente entre as porções.
ARMAZENAMENTO DAS PANQUECAS SEM GLÚTEN
Para armazenar as panquecas de farinha de coco:
Coloque as panquecas de farinha de coco em um recipiente de armazenamento hermético ou saco e mantenha na geladeira por 2-3 dias. Reaqueça no micro-ondas ou torradeira.
Para congelar as panquecas de farinha de coco:
Separe cada panqueca de farinha de coco com uma camada de papel manteiga e guarde em um saco plástico fechado para freezer e armazene por até dois meses. Você pode reaquecer as panquecas de farinha de coco congeladas no micro-ondas, sem a necessidade de descongelar primeiro: cozinhe em alta potência por 1 minuto (não cubra as panquecas).
Panquecas de Farinha de Coco – Sem Glúten
Equipamento
Ingredientes
- 2 ovos
- 140 ml (½xícara + 1 colher de sopa) de leite de coco
- 2.5 ml (½ colher de chá ) de extrato de baunilha
- 2.5 ml (½ colher de chá) de vinagre de maçã
- 15ml (1 colher de sopa) de mel, ou outro adoçante de sua escolha
- 60 g (½ xícara + 2 Colheres de sopa) de farinha de coco branca
- 30g (3 colheres de sopa) de povilho doce
- 2g (½ colher de chá) de bicarbonato de sódio
- 2g (½ colher de chá) de fermento em pó
- 2g (½ colher de chá ) de canela
- óleo de coco para fritar
Instruções
- Em uma tigela, bata os ovos até que fiquem ligeiramente espumosos. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes úmidos aos ovos, misture tudo e reserve.2 ovos, 140 ml (½xícara + 1 colher de sopa) de leite de coco, 2.5 ml (½ colher de chá ) de extrato de baunilha, 2.5 ml (½ colher de chá) de vinagre de maçã, 15ml (1 colher de sopa) de mel
- Em uma outra tigela, peneire os ingredientes secos, misture-os bem até que não haja grumos.60 g (½ xícara + 2 Colheres de sopa) de farinha de coco branca, 30g (3 colheres de sopa) de povilho doce, 2g (½ colher de chá) de bicarbonato de sódio, 2g (½ colher de chá) de fermento em pó, 2g (½ colher de chá ) de canela
- Despeje os ingredientes secos sobre os úmidos e mexa até que não haja mais grumos. Deixe a massa da panqueca descansar por alguns minutos enquanto aquece uma frigideira antiaderente (ou pelo menos bem untada) em fogo médio com o óleo.
- Quando a frigideira estiver quente, coloque a massa na frigideira para formar as panquecas, com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Usei um medidor de 1/4 xícara para obter uma quantidade uniforme de massa para cada panqueca. As panquecas naturalmente irão se espalhar um pouco no início.
- Frite por 2-3 minutos de um lado. Você saberá quando virar a panqueca quando o lado voltado para cima começar a borbulhar levemente e começar a parecer seco. Frite por mais 2-3 minutos do outro lado ou até que a panqueca esteja dourada.
- Transfira para um prato e repita com a massa restante. Eu recomendo limpar a panela rapidamente entre cada uso.
- Sirva com os seus recheios preferidos e divirta-se!
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
10 comentários
Amei seu canal e suas receitas, muito bem explicadas, com os ingredientes, as quantidades e o modo de fazer, tudo bem explicado e com vídeo ainda! Maravilhoso esse canal, amei demais! Muito obrigada 😍
Olá Margareth, tudo bem?! Fiquei feliz por ter gostado do meu blog, obrigada pela sua avaliação!😘🥰
Bom dia a minha não deu certo pois 3/4 de xícara não é a mesma coisa que 3x 1/4
Mas vc colocou que 1/4 é 30g e 3/4 60g então era só duas x 1/4 😭
Olá Patrícia, tudo bem?! A medida conforme a receita é de 3/4 de xícara de farinha de coco e o 1/4 que você se referiu é de polvilho doce, conforme está na receita. E coloquei as medidas em gramas, pois as medidas por xícara podem variar. Além disso, no blog eu sempre coloco algumas DICAS referente a receita, segue abaixo a dica para esta receita conforme no blog:
“ A quantidade de leite pode variar, pois isso depende da farinha que você está usando. Se for farinha caseira, como eu usei nesta receita, a quantidade de leite será a mesma que está escrita no cartão da receita. Mas se você for usar a farinha comprada, ela absorve mais líquido do que a farinha caseira. Sendo assim, haverá a necessidade de adicionar mais leite do que esta descrito nesta receita. Observe a massa na hora que você estiver fazendo, pois ela não pode ficar muito líquida e nem muito espessa.”
Espero ter lhe ajudado e tente fazer as panquecas novamente, pois elas são deliciosas!
Bom dia Anna. Me chamo lorena e gostaria de saber porque colocar o vinagre pois não suporto o cheiro dele 😞
Olá Lorena, tudo bem?! O vinagre é usado para ativar o bicarbonato de sódio, se você não gosta, pode substituir por suco de limão.