Aprenda a fazer farinha de amêndoas caseira! Em seguida, use-a em receitas de panificação sem glúten ou adicione a produtos assados para obter uma textura extra úmida.
A farinha de amêndoas caseira é um ingrediente fantástico para se ter em mãos. Como a farinha de coco, é Paleo aprovada, Low Carb e costuma ser encontrada em receitas de panificação livre de grãos. No entanto, os usos da farinha de amêndoas não param por aí, pois pode ser usada em diversas receitas. Adoro combiná-la com outras farinhas para dar aos produtos assados uma textura extra úmida.
Ultimamente, eu tenho feito a minha própria farinha de amêndoas caseira. Do início ao fim, todo o processo leva menos de um minuto e é muito mais econômico do que comprá-la no mercado. Continue lendo para encontrar meu método de como fazer farinha de amêndoas caseira, junto com as minhas receitas favoritas de farinha de amêndoas!
INGREDIENTES DA RECEITA:
Antes de falarmos sobre como fazer farinha de amêndoas caseira, primeiro vamos falar sobre os ingredientes da farinha de amêndoas.
A farinha de amêndoas é feita com apenas um ingrediente, amêndoas.
Como você já sabe, as amêndoas vêm em vários tipos e formatos. Cruas, sem sal, torradas, salgadas, laminadas e esses são apenas alguns exemplos. Mas quando se trata de fazer farinha de amêndoas caseira, esses 2 tipos de amêndoas abaixo fornecem os melhores resultados:
- Amêndoas cruas sem sal com película: São as amêndoas cruas que não são processadas e embaladas após a remoção da casca dura. São ideais para fazer farinha de amêndoas caseira.
- Amêndoas descascadas (branqueadas): São as amêndoas cruas sem a película. No entanto, você pode descascar as amêndoas em casa ou comprar as amêndoas já descascadas. Mas, as amêndoas descascadas são um pouco mais caras por causa do trabalho necessário para remover a película de cada amêndoa.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
Você pode facilmente dizer a diferença entre farinha de amêndoas integral (amêndoas com película) e farinha de amêndoas branqueada (sem película), apenas olhando a sua cor. Se for branco, então é a farinha de amêndoas branqueada. Porém, se tiver pedaços castanhos (da película da amêndoa), então é a farinha de amêndoas integral.
Portanto, as amêndoas com película removidas, produzirão uma textura mais fina e delicada do que as amêndoas com película.
COMO FAZER A FARINHA DE AMÊNDOAS CASEIRA?
Fazer farinha de amêndoas caseira é rápido e fácil! Aqui está o que você precisa:
- Comece com 1 1/2 xícaras de amêndoas.
- Adicione as amêndoas ao liquidificador potente e bata até ficarem mais finas do que uma farofa, por cerca de 10 segundos. Em seguida, mexa para soltar qualquer aglomerado ou pedaços grandes perto da base do liquidificador e processe por mais alguns segundos. No entanto, tenha cuidado para não bater por muito tempo, ou elas se transformarão em pasta de amêndoas!
- Por último, peneire a farinha de amêndoas, e se ainda tiver alguns pedaços grandes sobrando, bata as sobras novamente.
ASSISTA O VÍDEO COMO FAZER FARINHA DE AMÊNDOAS CASEIRA
POSSO USAR A FARINHA DE AMÊNDOAS NO LUGAR DA FARINHA NORMAL?
A maioria das pessoas se perguntam como posso tornar uma receita mais saudável usando farinha de amêndoas no lugar da farinha multiuso. No entanto, a resposta a esta pergunta depende da própria receita e pode exigir que você teste a receita algumas vezes.
Em geral, você pode usar 1 xícara de farinha multiuso para 1 xícara de farinha de amêndoas (proporção 1:1) na maioria dos casos, especialmente se a receita usar ovos como liga. No entanto, a quantidade pode variar dependendo da receita.
Como a farinha de amêndoas normalmente requer mais ovos (precisa de mais liga), pode ser necessário aumentar o número de ovos (também conhecido como agente de liga) usados na receita.
O QUE É UM BOM SUBSTITUTO PARA A FARINHA DE AMÊNDOAS?
Devido ao seu alto teor de gordura, eu recomendaria substituir a farinha de amêndoas por outra farinha de oleaginosas, como a farinha de castanhas de caju, a farinha de sementes de girassol ou a farinha de noz macadâmia. Embora ainda dependa da receita, na maioria das vezes a proporção de 1:1 deve funcionar. No entanto, esteja ciente de que o sabor final da receita será diferente.
POR QUE A FARINHA DE AMÊNDOAS É CARA?
Como o único ingrediente da farinha de amêndoas são as amêndoas, o preço da farinha de amêndoas anda de mãos dadas com as amêndoas cruas. Sendo assim, ao comprar a farinha de amêndoas, pense em quanto custa para comprar as amêndoas (ou nozes em geral) e faça você mesmo a sua própria farinha.
ARMAZENAMENTO DA FARINHA:
Se você usa farinha de amêndoas em panificação regularmente, pode ser uma boa ideia fazer a sua própria farinha de amêndoas caseira e armazená-la para uso posterior.
Em geral, a farinha de amêndoas caseira permanece fresca por até 1 mês em temperatura ambiente, de preferência em um local escuro e fresco. Contudo, na geladeira poderá ser armazenada por até 2 meses ou mais. No entanto, certifique-se de mantê-la em um pote de vidro hermético bem fechado para evitar a exposição ao ar.
Na minha opinião, a melhor maneira de armazenar a farinha de amêndoas caseira vai depender da rapidez com que você planeja usá-la. Portanto:
- Se você planeja usá-la em uma ou duas semanas, coloque-a em um pote de vidro hermético, feche bem e guarde-a em um local escuro, tipo dispensa, mas eu recomendaria guardar na geladeira.
- Se você planeja usá-la depois de uma ou duas semanas, coloque-a em um pote hermético, feche bem e guarde-a no freezer por até 6 meses. Quando você precisar usá-la, tire-a do freezer e a deixe atingir a temperatura ambiente, e use conforme as instruções da receita.
COMO USAR A FARINHA DE AMÊNDOAS CASEIRA?
Depois de ter a farinha de amêndoas caseira em mãos, você encontrará muitas maneiras de usá-la! Misture-a com nozes, açúcar mascavo e aveia para fazer uma cobertura crocante sem glúten para um crumble de frutas vermelhas ou maça, ou como polvilho para trufas.
Como alternativa, você pode misturar a farinha de amêndoas caseira com outras farinhas sem glúten para fazer biscoitos, muffins ou panquecas sem glúten. Eu uso a farinha de amêndoas caseira nas minhas receitas sem glúten abaixo:
- Panquecas de Farinha de Amêndoa
- Bolo de Banana com Farinha De Amêndoas
- Pão de Farinha de Amêndoa Sem Glúten!
- Brownie Fit e Sem Glúten com Trufa de Laranja
- Cupcakes de Chocolate – Paleo
- Cuca Fit de Mirtilo com Farofa – Sem Glúten e Low Carb
- Muffins de Abobrinha e Limão Siciliano – Sem Glúten
- Bolo Red Velvet – Sem Glúten e Low Carb
Como Fazer Farinha de Amêndoas Caseira
Equipamento
- 1 Peneira
Ingredientes
- 1½ xícara de amêndoas
- Pote de vidro hermético, para armazenar a farinha
Instruções
- Bata as amêndoas no liquidificador de alta velocidade até que fiquem com uma textura fina, cerca de 10 segundos, dependendo do seu liquidificador.
- Mexa para soltar quaisquer pedaços grandes de amêndoas perto da base do liquidificador e processe por mais alguns segundos. Não bata demais as suas amêndoas, pois começarão a se transformar em pasta de amêndoas!
- Peneire a farinha e se tiver alguns pedaços grandes sobrando, bata as sobras novamente.
Vídeo
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
11 comentários
Receita rápida e fácil de fazer, de agora em diante nem compro mais farinha pronta.🙌
Obrigada pela receita, adorei o passo a passo com fotos, as dicas e o vídeo. E ficou muito mais em conta que a farinha pronta.
Gostaria de saber como armazenar está farinha e quantos dias é durabilidade.
Olá Rosana, tudo bem?! Como expliquei no blog eu normalmente uso a farinha em duas semanas, e depois eu congelo a sobra (se houver) por até 6 meses. Mas em geral a farinha de amêndoas caseira permanece fresca por até 1 mês em temperatura ambiente, de preferência em um local escuro e fresco. Na geladeira, pode ser armazenada por até 2 meses ou mais. Certifique-se de mantê-la em um pote de vidro hermético bem fechado para evitar a exposição ao ar.
Obrigada pela receita!