Esta é a melhor receita de pão low carb – sem glúten que você vai provar na sua vida! É um pão fácil de fazer, rico em proteínas e fibras, livre de grãos, perfeito para o dia a dia, com coberturas doces ou salgadas!
Esta receita de pão low carb usa uma mistura saudável de farinha de amêndoas, amaranto e sementes de girassol e abóbora. A textura deste pão é macia, com a crosta levemente crocante, muito parecida com o pão de trigo. Além disso, é fácil de moldar, sendo possível assa-lo em formato de pão ou bisnaguinhas.
Portanto, o objetivo desta nova receita é oferecer um pão gostoso, fácil e ainda muito saudável, assim como o minha receita de Pão de Farinha de Amêndoas!
Então é isso que temos, um pão sem glúten, sem lácteos e que usa as farinhas super ricas em proteínas e fibras, não precisa sovar e assa em apenas 30 minutos! Acredito que você ficará muito satisfeito com a receita deste pão low carb.
INGREDIENTES PARA A RECEITA DE PÃO LOW CARB
- Farinha de amêndoas – A farinha de amêndoas oferece umidade e muito sabor à massa. Deve sempre ser utilizada com outras farinhas de estrutura e/ou com ovos, pois assim promove mais estabilidade e leveza. É essencial que seja peneirada, porque libera os grumos e torna a farinha mais fina e leve. A farinha de amêndoas é produzida através da moagem das amêndoas inteiras ou laminadas. Veja a minha receita de Farinha de Amêndoas Caseira, pois ela fica muito mais em conta!
- Farinha de sementes (girassol e abóbora) – As sementes de girassol e abóbora são ricas em proteínas e gorduras saudáveis, além de antioxidantes, vitaminas e minerais. A farinha de sementes se torna uma ótima substituta da farinha oleaginosa, pois exerce as mesmas funções, reduzem o custo, e também tem um teor menor de alergenicidade.
- Farinha de amaranto – É uma farinha de estrutura, proporciona liga e umidade a massa. Considerada uma opção ‘’low carb’’ por ser rica em proteína e por ter baixo teor de carboidratos. Deixa a cor do pão mais dourada. Apresenta um sabor residual, porém menor, se comparado com a farinha ou flocos de quinoa.
- Psyllium pulverizado – Fornece uma dose extra de fibra, que todos nós precisamos para um bom funcionamento da digestão. Além disso, dá mais resistência ao pão e aquele sabor de trigo integral. No entanto, certifique-se de adicionar a quantidade correta, porque se você usar muito psyllium, o resultado final do pão low carb poderá ser gomoso!
- Ovos – Os ovos são fermentos naturais que ajudam a aumentar o crescimento e o volume do pão low carb. Os ovos também adicionam umidade, sabor e proteína às receitas de pão sem glúten. Se você selecionar uma receita de pão sem glúten que inclua ovos, terá uma chance maior de que o pão tenha uma boa cor, mais volume e textura mais macia.
- Fermento – Fermento biológico instantâneo, neste receita de pão low carb, não precisa ativar o fermento antes.
- Açúcar demerara – inicia a ação de fermentação.
- Goma xantana – Na panificação sem glúten, contamos com a goma xantana para fornecer elasticidade e viscosidade em nossas massas. Como não temos glúten presente, precisamos de algo que atue como agente de liga para a farinha. Portanto, a goma xantana ajuda você a conseguir isso com o pão sem glúten. Ela retém a umidade na massa, ao mesmo tempo em que fornece estrutura, para que o pão low carb mantenha a sua forma ao assar e corte perfeitamente quando resfriado.
- Sal marinho – Adiciona sabor ao pão.
- Água filtrada – OU suco de frutas.
ATENÇÃO: As quantidades dos ingredientes estão descritas em detalhes no final da página no Cartão da Receita. Aqui explico os ingredientes da receita e suas funções ou substituições. Continue lendo até o final para ver a receita completa!
COMO FAZER FARINHA DE SEMENTES DE GIRASSOL E PEPITAS
Para fazer a farinha de sementes de abóbora e sementes de girassol, basta tostar as sementes no forno por 35 minutos a 90°C. Deixe as sementes esfriarem completamente, em seguida, bata em processador ou moedor de café, até virar uma farinha.
As sementes de girassol e abóbora têm um alto teor de gordura, então temos que tomar cuidado na hora de processar. Portanto, não processe por um longo período, pois senão vai virar uma pasta. A intenção é que vire farinha mesmo!
COMO FAZER O PÃO LOW CARB – SEM GLÚTEN
- Em uma tigela, adicione as farinhas, a goma xantana, o psyllium pulverizado, fermento e o açúcar. Misture bem.
- Na mistura das farinhas, adicione os ovos e bata levemente com um fuê. Feito isso, troque por uma espatula e comece a incorporar os ovos com a farinha.
- Em seguida adicione a água aos poucos e continue misturando a massa até que fique leve e bem homogênea. Adicione o sal marinho e misture novamente.
- Polvilhe a farinha de arroz em uma forma para acomodar o pão.
- Com as mãos umedecidas, molde o pão low carb e coloque a massa na forma. Em seguida, coloque as sementes de girassol sobre a massa. (Para fazer as bisnaguinhas, pese e divida a massa em 7 partes iguais, pesando em média 55g cada. Com as mãos úmidas, molde as bisnaguinhas. Em seguida, coloque as sementes de girassol sobre a massa.)
- Leve para fermentar (cerca 1 hora).
- Pré-aqueça o forno a 190°C. Leve o pão low carb para assar por aproximadamente 30 minutos.
- Retire o pão low carb do forno e deixe esfriar por cerca de 1 hora, para depois cortá-lo.
PORQUE EU COLOCO UMA FORMA COM ÁGUA QUENTE NO FORNO AO ASSAR O PÃO LOW CARB
Em casa, eu não possui o forno a vapor como as padarias profissionais. Portanto, para criar o ambiente vaporoso no forno, eu coloquei uma assadeira no fundo do forno ao ligar para pré-aquecer. Em seguida, após o forno ter atingido a temperatura adequada (190C), eu coloquei o pão low carb e imediatamente depois, adicionei a água fervente na assadeira. Essa umidade dentro do forno ajuda o pão low carb a crescer melhor antes que a crosta endureça!
Veja os detalhes de como fazer isso:
Use uma assadeira de 20-30 cm (ou similar, mas NÃO vidro, pode quebrar). Coloque a assadeira no forno na prateleira do meio onde o pão low carb vai assar (ou prateleira abaixo se a assadeira não couber na mesma prateleira). Pré-aqueça o forno. Ferva água na chaleira. Quando você colocar o pão low carb, trabalhe rápido, da seguinte forma – coloque o pão no forno, encha a assadeira com água fervente, feche a porta do forno = efeito de forno a vapor improvisado! Asse por 30 minutos.
COMO SERVIR O PÃO LOW CARB DE SEMENTES
Adicione boas gorduras e ervas frescas: consumir seu pão de cada dia com azeite de oliva, molho pesto, molho de tomate ou uma pastinha de abacate, enche a sua refeição de compostos funcionais e antioxidantes!
A minha forma favorita de saborear este pão low carb, é fresco, logo após de sair do forno, com azeite e vinagre balsâmico ou com fiozinho de manteiga por cima. Ele combina com TUDO! E se houver alguma sobra para o dia seguinte, costumo fazer ele tostado com manteiga ou óleo de coco na frigideira, ele fica bem quentinho, macio e crocante ao mesmo tempo!
E como nunca consigo decidir entre doce e salgado, eu gosto dos dois ao mesmo tempo. Portanto, costumo fazer uma fatia com pasta de amendoim e banana e outra com abacate fatiado e uma pitadinha de sal, flocos de pimenta calabresa e gergelim.
Esse pão low carb é perfeito para um café da manhã delicioso e tem um impacto poderoso no departamento de nutrição. Todas essas gorduras e fibras saudáveis vão mantê-lo abastecido e energizado!
ARMAZENAMENTO DO PÃO SEM GLÚTEN
O pão low carb – sem glúten envelhece muito rapidamente, então eu gosto de mantê-lo no balcão por apenas 1 dia. Caso contrário, eu corto e congelo, e quando vou comê-lo, aqueço na torradeira ou frigideira.
Pão Low Carb – Sem Glúten
Equipamento
- Forma de pão 20x10cm ou Assadeira Rasa
- Assadeira para a água
Ingredientes
INGREDIENTES SECOS:
- 60g (½ xícara + 2 colheres de sopa) de farinha de amêndoas, peneirada
- 30g (¼ xícara) de farinha de amaranto
- 30g (3 colheres de sopa) de farinha de sementes de girassol
- 20g (2 colheres de sopa) de farinha de sementes de abóbora
- 4g (2 colheres de chá) de psyllium , pulverizado
- 6g (1½ colher de chá) de goma xantana
- 10g (2 colheres de chá) de açúcar demerara, pulverizado
- 6g (1 colheres de chá) fermento biológico instantâneo
- 3 ovos
- 60ml (¼ xícara) de água, *veja nota
- 4g (1⁄2 colher de chá) de sal marinho
- Semente de abóbora – quanto baste, para polvilhar por cima do pão
- Farinha de arroz – quanto baste, para polvilhar a assadeira
Instruções
- Em uma tigela, adicione as farinhas, o psyllium pulverizado, a goma xantana, o açúcar e fermento. Misture bem.60g (½ xícara + 2 colheres de sopa) de farinha de amêndoas, 30g (¼ xícara) de farinha de amaranto, 30g (3 colheres de sopa) de farinha de sementes de girassol, 20g (2 colheres de sopa) de farinha de sementes de abóbora, 6g (1 colheres de chá) fermento biológico instantâneo, 10g (2 colheres de chá) de açúcar demerara, 6g (1½ colher de chá) de goma xantana, 4g (2 colheres de chá) de psyllium
- Na mistura das farinhas, adicione os ovos e bata levemente com um fuê. Feito isso, troque por uma espatula e comece a incorporar os ovos com a farinha.3 ovos
- Em seguida adicione a água aos poucos e continue misturando a massa até que fique leve e bem homogênea. Adicione o sal marinho e misture novamente.60ml (¼ xícara) de água, 4g (1⁄2 colher de chá) de sal marinho
- Polvilhe a farinha de arroz em uma forma para acomodar o pão.
- Com as mãos umedecidas, molde o pão e coloque a massa na forma. Coloque as sementes de girassol sobre a massa.
- Para fazer as bisnaguinhas, pese e divida a massa em 7 partes iguais, pesando em média 55g cada. Com as mãos úmidas, molde as bisnaguinhas. Coloque as sementes de girassol sobre a massa.
- Leve para fermentar por cerca de 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 190°C. Coloque a assadeira no forno na prateleira do meio onde o pão low carb vai assar (ou prateleira abaixo se a assadeira não couber na mesma prateleira).
- Coloque o pão no forno e em seguida adicione água fervente na assadeira preparada.
- Asse por aproximadamente 30 minutos.
- Retire o pão do forno e deixe esfriar por cerca de 1 hora, para depois cortá-lo.
Notas
Nutrição
©ChefinhaNatural. O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. O compartilhamento desta receita é encorajado e apreciado. Copiar e/ou colar receitas completas e fotos em qualquer mídia social é estritamente proibido.
11 comentários
Ola, obrigada por compartilhar esse conhecimento super rico. Queria perguntar se seria possível substituir o açúcar demerara algum outro ingrediente, ou caso não seja, por açúcar de coco.
Você pode substituir o açúcar demerara pelo açúcar de coco sim, pois ele também ajuda a “alimentar” o fermento. No entanto, como o açúcar de coco tem um índice glicêmico um pouco mais baixo e um sabor um pouco mais caramelizado, isso pode impactar ligeiramente o sabor final da receita. Outra alternativa é usar pequenas quantidades de mel.
Olá, parabéns pelo seu trabalho. Eu já vi sobre esse forno a vapor e pensei o seguinte:
Será que não poderia colocar a forma com água na hora que for aquecer o forno?
Por exemplo:
Coloca a forma com água e liga o forno;
Coloca a forma como pão já como forno aquecido e a água quente.
Já experimentou assim?
Olá tudo bem?! Acho que você pode fazer da maneira que você descreveu. Já fiz isso antes e deu certo, embora não tenha experimentado fazer isso para esta receita!
Amei o pão
Olá Fabianne! Fico feliz por ter gostado da receita e obrigada pela avaliação! 😘